quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026

Ram Dakota chega ao mercado com amplo pacote de equipamentos e promove estreia da marca no segmento de picapes médias

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/revistatorque  

 Após ser apresentada para o público durante o Salão do Automóvel de 2025, a nova Ram Dakota é lançada oficialmente no mercado brasileiro. A primeira picape média da marca desde sua independência em 2009 é oferecida em duas versões: Warlock, com visual e características mais voltadas para o off-road; e Laramie, que traz os cromados que já são tradicionais em uma Ram. 

A nova Ram Dakota tem sob o capô o elogiado 2.2 turbodiesel, de 200 cv de potência e 450 Nm (45,9 kgfm) de torque, que atua em conjunto com um câmbio automático de oito marchas para oferecer conforto e excelente desempenho em todas as faixas de rotação. 

Com esse conjunto, a nova Ram Dakota possui força e capacidade de sobra para rebocar até 3.500 kg e carregar 1.020 kg, com a caçamba comportando 1.210 litros. O compartimento de carga é revestido, possui iluminação interna e na terceira luz de freio de LED, além de ganchos de carga e capota marítima. A tampa traseira é amortecida e possui trava elétrica. 

O sistema de tração é 4x4 Auto, que conecta automaticamente o eixo dianteiro de acordo com as condições de aderência, além dos modos 4x4 com reduzida e 4x2. A escolha das opções de tração é feita através de um botão giratório localizado no console central, próximo ao seletor do câmbio, que é do tipo joystick e possui o recurso de retorno automático para a posição P (Park) caso a Ram Dakota seja desligada no modo Drive. Para garantir capacidade máxima em situações fora de estrada, a nova Ram Dakota ainda possui bloqueio mecânico do diferencial traseiro, acionado por um botão no console central, e quatro modos de condução: Normal, Sport, Snow (neve) e Sand/Mud (areia/lama), também selecionados através de um comando acima do seletor de tração. A direção tem assistência elétrica e possui três níveis de peso (Leve, Normal e Firme), que podem ser alterados conforme preferência do condutor. 

Como é de se esperar em uma Ram, há um amplo pacote de equipamentos de série para as duas versões da nova Dakota, a começar pelo sistema de iluminação totalmente de LED, com faróis dianteiros com dois projetores e luzes de neblina com função cornering, além das lanternas. Ainda em relação ao conjunto ótico, a versão Laramie possui uma barra frontal de LED que une os faróis e exibe uma animação ao destrancar ou trancar a picape. Outro detalhe são as luzes indicadoras de direção dinâmicas, tanto as dianteiras como as traseiras, que complementam o visual moderno da nova picape. 

Outros itens comuns às duas versões são o quadro de instrumentos digital e colorido de 7” e a central multimídia de 12,3” com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, navegação embarcada, páginas off-road e assistente virtual, estando as duas telas dispostas lado a lado. O ar-condicionado é digital de duas zonas, com saídas de ar para os bancos traseiros, podendo ser comandado pela central multimídia ou por comandos físicos no painel de instrumentos. Há um carregador de smartphones por indução com refrigeração integrada e um sistema de câmeras 540°, no qual é possível a visualização superior e tridimensional da picape, com a opção de deixar a carroceria transparente para visualizar elementos que eventualmente estejam sob o assoalho da nova Ram Dakota. 

Quando o assunto é tecnologia a serviço da segurança dos ocupantes, a nova Ram Dakota traz como itens de série para as versões Warlock e Laramie uma lista completa de recursos de auxílio à condução, como sistema de monitoramento de ponto cego; sistema de manutenção de faixa de rodagem; e, piloto automático adaptativo com alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência e detecção de pedestres e ciclistas. A versão Laramie agrega ainda alerta de tráfego cruzado de veículos em manobras de ré. 

Ainda no quesito segurança, as duas versões da nova Ram Dakota são equipadas com seis airbags, freios a disco ventilados nas quatro rodas e controle de estabilidade com assistente de rampa e de descida. Para oferecer maior comodidade ao motorista, o freio de estacionamento é eletrônico e há sensores de chuva e crepuscular, além de retrovisor interno eletrocrômico. Já os retrovisores possuem rebatimento elétrico e desembaçador. 

Internamente, a nova Dakota apresenta o luxo característico de uma Ram, com painéis de porta e de instrumentos forrados com revestimento premium e materiais macios ao toque, bancos de couro na cor preta na Warlock com o logo da versão bordado nos encostos dianteiros e marrom na Laramie. As colunas internas e o revestimento do teto na versão Warlock também são pretos, enquanto na Laramie esses elementos são claros. Ambas as versões possuem comandos elétricos dos bancos dianteiros, incluindo ajuste para lombar para o motorista, e um generoso porta-objetos com o logo da marca gravado junto ao console central de dois andares. Além do compartimento na parte superior, há outro porta-objetos na parte inferior, onde encontram-se três saídas USB, sendo duas do tipo C, de carregamento rápido, e uma tomada de 12V. Já o porta-luvas é iluminado e possui uma saída de ar-condicionado para refrigeração. 

Externamente, a versão Warlock se difere pela grade, para-choque traseiro, anteparo inferior do para-choque dianteiro, capa dos retrovisores e siglas com acabamento escurecido; rodas de liga leve de 17” com bordas diamantadas e pneus de uso misto 265/65; e, pelo Rambar, o santantônio exclusivo da Ram. Já a Laramie traz acabamentos cromados na grade, siglas, capa dos retrovisores, molduras inferiores das janelas e maçaneta da tampa traseira, além das rodas diamantadas de liga leve de 18”, com pneus 265/60. As cores disponíveis para as duas versões são: Branco Glacier (perolizada), Prata Knox e Cinza Graphite (metálica), e Preto Absolut (sólida), enquanto o tom Terra Sunrise (metálica) é exclusivo da Laramie. 

A nova Ram Dakota possui garantia de cinco anos sem limite de quilometragem, desde que seguidas as condições previstas no manual do proprietário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.