sexta-feira, 17 de junho de 2011

Trânsito melhor, um desafio de todos nós


Por Marcos Rodrigues*

As grandes metrópoles brasileiras precisam urgentemente buscar soluções criativas para o problema da mobilidade urbana, com a consciência de que, se mantido o ritmo atual de expansão da frota de automóveis, de pouco adiantará construir viadutos e rasgar novas avenidas. Mesmo as novas linhas do Metrô tendem a receber uma demanda de passageiros muito superior à sua capacidade, na medida em que novos bairros passam a ser integrados ao sistema.

Na realidade, o problema da mobilidade não é uma exclusividade de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, entre outras capitais e grandes cidades. Metrópoles como Nova York, Tóquio, Cidade do México, entre outras, enfrentam problemas semelhantes, mas com uma diferença considerável – estão quilômetros à frente em termos de soluções alternativas, entre elas ciclovias, corredores de ônibus e malhas ferroviárias.

No entanto, por mais qualificados que sejam nossos engenheiros envolvidos no desenvolvimento de alternativas, uma solução importante é buscar o envolvimento da sociedade nesse debate, tanto de associações e entidades, como de lideranças de bairros e da indústria como um todo.

Por que não lançar uma grande campanha em TVs, rádios, jornais e escolas, incentivando mudanças de hábitos e apresentação de propostas? Por que não atrair a comunidade acadêmica para o debate? Infelizmente, os governantes parecem omissos, ou lentos, nesse processo. E mais do que aplicar multas e multiplicar a instalação de radares, deve-se priorizar a orientação e a educação de nossos motoristas.

Em geral, a iniciativa privada é mais rápida na busca de soluções. Tome-se como exemplo o que ocorreu quando, no município de São Paulo, foi proibido o tráfego de caminhões pesados pelas principais vias da cidade. Em curtíssimo prazo, as empresas que operam com logística conseguiram montar grandes centros de armazenamento em regiões periféricas ou municípios vizinhos para recepção e distribuição de milhares de produtos. De sua parte, as indústrias automobilística e de baús e carrocerias desenvolveram mais de uma dezena de veículos adaptados às novas exigências da legislação. Hoje, para cada tipo de serviço, para cada exigência de mobilidade e para o transporte dos vários tipos de mercadorias, há um pequeno caminhão com um baú ou carroceria especial.

Se conseguirmos unir toda a sociedade – população, governo, indústria e academia –, sem dúvida encontraremos soluções cada vez mais inteligentes e sustentáveis. O que não podemos é deixar que a economia e a saúde das pessoas das grandes metrópoles e cidades continuem reféns do caos no trânsito.

(*) Marcos Rodrigues é bacharel em Direito e diretor da Trucksider, empresa fabricante de baús e carrocerias de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Avaliação - VW Jetta 2.0 TSI Highline 2011


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

Por Marcus Lauria (texto e fotos)

Peguei o carro hoje na Original (Rodoviária), e fui direto para a Barra da Tijuca (RJ), no caminho já tive a prova do poder desse excelente motor de 200 cv turbinado. O carro é bom de curva, confortável e excelente de dirigir, tô tentando arrumar um defeito para ele.

Primeiras Impressões - Nissan March (ou Micra) e Leaf


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

Por Marcus Lauria (texto e fotos)


Hoje (16), tive a oportunidade de dirigir em um percurso curto o Nissan March, com motor 1.6 e o Nissan Leaf, o elétrico da marca japonesa, durante uma coletiva de imprensa para jornalistas na Barra da Tijuca (RJ). Mas quem quiser dirigir também terá essa oportunidade, pois a Nissan está fazendo o evento Inova Show em todo o Brasil, começou em SP, na semana passada e vai rolar essa semana aqui no Rio, no Via Parque Shopping. Amanha sai a matéria completa sobre os testes do dois carros em meu site e com fotos exclusivas feitas por mim.

Para quem quiser ir se adiantando, clique aqui e saiba mais: http://carpointnews.blogspot.com/2011/06/carpoint-news-no-nissan-inova-show.html


Atrações do Programa Full Motor neste domingo 19/06 na TV Band Rio


Neste domingo (19/06), na TV Bandeirantes RJ, às 8:30h, o programa FULL MOTOR vai mostrar as novidades da linha Volkswagen 2012, para os carros produzidos no Brasil, o novo Citroën C3 Picasso, as primeiras imagens da nova Ford Ranger apresentada no Salão de Buenos Aires, o Nissan Inova Show que chega ao Rio de Janeiro com o compacto March e o elétrico Leaf e as emoções da 2ª Etapa do Carioca de Automobilismo 2011, no Autódromo Nelson Piquet, em Jacarepaguá.

O programa FULL MOTOR tem direção e apresentação de João Mendes.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

CarPoint News no Nissan Inova Show, amanhã


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

Amanhã (16), o CarPoint News estará no evento Inova Show, da Nissan e poderá fazer um breve test-drive nos modelos Nissan LEAF e do Nissan March (foto acima). Na sexta-feira (17), coloco as impressoes ao dirigir e os detalhes dos carros no site.

Veja o convite recebido pela assessoria de imprensa da Nissan:

CONVITE - NISSAN INOVA SHOW

Prezado Marcus,

No próximo dia 16 de junho, às 10 horas, no Via Parque, a Nissan realizará um coquetel para Imprensa para apresentar o Nissan Inova Show, ação de abrangência nacional que levará a experiência da marca e o conceito de inovação japonesa da Nissan para mais de 100 mil pessoas, ao longo de um ano.

O Nissan Inova Show será aberto ao público durante os finais de semana e apresentará o conceito de inovação e DNA Japonês da Nissan, por meio de uma experiência de marca, dos modelos disponíveis no mercado brasileiro, além do Nissan March, o primeiro popular japonês do Brasil que será lançado em outubro, bem como o Nissan LEAF, primeiro veículo 100% elétrico a ser produzido em larga escala no mundo.

Gostaríamos de convidá-lo a participar deste evento, no qual teremos uma apresentação do Nissan LEAF e test drive especiais do Nissan LEAF e do Nissan March.

Contamos com a sua presença.

Serviço:

Data: 16/6 (quinta-feira)
Horário: 11h
Local: Estacionamento do Via Parque – Avenida Ayrton Senna, 3000 – Barra da Tijuca.

*Lembrando que o convite é exclusivo para jornalistas convidados, o público poderá testar os carros nos finais de semana.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Uma luz no fim do túnel?


Técnico da Nino Faróis fala sobre a proibição da instalação do xênon.

A instalação de faróis de xênon -gás xenônio- em veículos foi proibida pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) em todo o país. A resolução 384, que proíbe as potentes lâmpadas de xênon foi implantada para garantir a segurança do motorista, já que a luz forte pode ofuscar a visão e causar acidentes.

A substituição dos faróis de xênon em veículos que possuem os modelos em seu projeto original foi permitida pelo Contran. A instalação irregular do modelo resulta em multa de R$ 127,69 e cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Lázaro Moraes, gerente de desenvolvimento de produtos da Nino Faróis, empresa que está há mais de 20 anos no mercado de iluminação automotiva, explica por que o Contran proibiu a instalação. “A lâmpada de xênon é muito específica, de base própria, e não monta em nenhum outro tipo de base e, mesmo com os tipos de lâmpadas convencionais mais utilizadas (H4, H7, H1 e H3), é impossível se fazer adaptações”. Segundo Lázaro, as lâmpadas automotivas [halógenas, de gás inerte ou xênon] possuem bases totalmente diferentes. “Isso significa que o farol de xênon só pode ser usado em veículos projetados para ele, do contrário, há grandes chances de atrapalhar quem vem em sentido contrário ou à sua frente”, explica.

Mesmo assim, as aparentes vantagens da lâmpada de xênon, entre elas uma luz mais intensa, saltaram aos olhos de muitos motoristas que possuem carros cujos faróis não são preparados para receber tais lâmpadas. Surgiram, assim, lâmpadas importadas xênon que simplesmente conseguiram adaptar-se em faróis halógenos.

O feito dos fabricantes destas fontes de luz “adaptáveis” foi o de pegar o reator de xênon e criar bases de medidas idênticas às lâmpadas de filamento resistivo compatíveis com diversos faróis. O problema está no fato desta lâmpada entrar em um projeto de farol não foi feito para isso. “Desta forma, a adaptação foge de qualquer ação normativa, o que, seguramente, atrapalha a vida no trânsito”, explica Lázaro. “Assim como cada fechadura só pode ser aberta com sua correspondente chave, cada farol, para que funcione corretamente, possui sua lâmpada certa”, finaliza.

3ª etapa do circuito Chevrolet Golf Cup 2011 será realizada no Rio de Janeiro

VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

Por Ivan de Oliveira (Assessor de Imprensa da Chevrolet)


A Chevrolet, tradicional patrocinadora do golfe amador, anuncia a terceira etapa do circuito Chevrolet Golf Cup 2011, dia 15 de junho, no Itanhangá Golf Club, no Rio de Janeiro. A criação de um circuito nacional de golfe reforça e amplia o apoio da marca ao esporte. Durante as cinco etapas, que serão realizadas este ano em várias cidades brasileiras, a Chevrolet espera reunir cerca de 600 golfistas, que além de participar da competição poderão testar o Malibu e a Captiva e conhecer o lendário Chevrolet Camaro, que estará em exposição. O CarPoint News foi convidado para o evento e depois trará as suas impressões com fotos exclusivas.


O Chevrolet Golf Cup 2011 teve início em 23 de março, no Damha Golf Club em São Carlos (SP), passou por Cutiriba no circuito de Graciosa e agora chega ao Rio de Janeiro. Depois, segue para Brasília e retorna a São Paulo, para mais duas etapas finais. O time vencedor do campeonato receberá como prêmio, no final do ano, uma viagem para torcer pela equipe brasileira de golfe na Copa Los Andes, que existe desde 1944, quando começou apenas como um embate entre chilenos e argentinos. Em 1950, o Brasil também passou a participar do campeonato, que ainda não tem local definido para ser disputado este ano.

As etapas do Chevrolet Golf Cup terão a duração de um dia, com 18 buracos para cada cem golfistas convidados, na modalidade scramble, em grupos de quatro jogadores por equipe. Além disso, a Chevrolet promoverá clínicas de golfe para iniciantes, a fim de incentivar a prática do esporte.


Com esse incentivo ao esporte, a Chevrolet pretende contribuir para o crescimento e a divulgação do golfe no Brasil. Os convidados presentes no Graciosa terão uma oportunidade única de conhecer de perto dois de nossos veículos mais exclusivos: o Malibu e o Camaro”, afirma Gustavo Colossi, diretor de Marketing da Chevrolet.

Além do Chevrolet Golf Cup 2011, a Chevrolet patrocinará o Campeonato Aberto Feminino e Masculino de Golfe do São Paulo Golf Club, que será realizado em agosto e novembro.

Datas do circuito Chevrolet Golf Cup 2011:

• 15 de junho – Itanhangá, Rio de Janeiro, RJ
• 13 de agosto – Brasília, DF
• 14 de setembro – Clube de Campo, São Paulo, SP
• 18 a 20 de novembro – Aberto do SPGC, São Paulo, SP
• 25 e 26 de novembro – viagem da equipe vencedora para a Copa Los Andes.

Fonte: General Motors

sábado, 11 de junho de 2011

Rápidas da semana

Obs.: Os textos dessa coluna foram enviados e escritos pelas assessorias de imprensa das empresas, sendo de responsabilidade delas as informações aqui contidas.

VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br


ENTRAM EM ACORDO - A Volkswagen do Brasil e o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba fecharam hoje um acordo que abrange o pagamento de Participação nos Resultados, como também o entendimento com relação à data-base da categoria e dias adicionais de produção. Os trabalhadores da unidade de São José dos Pinhais voltarão ao trabalho na próxima segunda-feira, dia 13. Segundo Nilton Junior, diretor de Relações Trabalhistas da Volkswagen do Brasil, "o diálogo foi o fator mais importante nesse processo de negociação. Acertamos questões para este ano e para 2012 e nesse período esperamos desenvolver um novo formato de relações do trabalho em nossa fábrica de São José dos Pinhais."


NOVO RECORDE - O Banco Mercedes-Benz encerrou maio com o maior volume já negociado em um único mês em toda a história da instituição no Brasil. Foram financiados R$ 384,3 milhões, alta de 25% em relação ao mês de abril deste ano, quando foram liberados R$ 306 milhões. O recorde anterior do Banco foi conquistado em dezembro de 2010, com R$ 383,7 milhões. Outra conquista do Banco foi o número de caminhões financiados no mês de maio, 1.480 unidades, o maior em sua história. Esse resultado representa o financiamento de 2.202 veículos Mercedes-Benz zero-quilômetro no quinto mês de 2011, crescimento de 24% se comparado às 1.778 unidades negociadas no mês de abril. Do total financiado em maio de 2011, os caminhões tiveram destaque, com 67% de participação. Os ônibus representaram 20% dos negócios; as vans Sprinter, 7%; e os automóveis Mercedes-Benz e smart somaram 6%. Com esse desempenho, o Banco alcançou a penetração de 32,6% nas vendas totais da fábrica em maio.


SUCESSO DE VISITAS - A Iveco, quarta maior montadora de caminhões do País, está comemorando o sucesso da sua última ação de marketing, quando apresentou o simulador do Stralis NR Eurotronic. Adaptado dentro da cabine de um caminhão original, o equipamento, exposto no Aeroporto de Confins (MG) desde o dia 16 de maio, já foi visitado e testado por mais de 1500 pessoas. “Isso prova a relevância da Iveco para o mercado e, mais uma vez, o sucesso que a empresa faz por meio de suas ações inovadoras”, disse Marco Piquini, diretor de Comunicação da montadora. Desenvolvido por meio de uma parceria entre a Iveco, a agência Domínio Público e a Edag, o projeto traz as mais modernas tecnologias de desenvolvimento de jogos, possibilitando a perfeita sensação de dirigibilidade de um caminhão automatizado. O Simulador ficará exposto no aeroporto até o dia 15 de junho e, após essa data, a montadora utilizará o equipamento em feiras e exibições em todo o país.


EM SÃO FRANCISCO XAVIER – O passeio Moto Club, organizado pela Caltabiano BMW, visitará cidade de São Francisco Xavier neste final de semana. Os motoqueiros se reunirão na concessionária Caltabiano Motos de Santana para café da manhã e briefing do passeio. Durante a viagem os convidados poderão apreciar o visual estonteante da Serra da Mantiqueira. Chegando em São Francisco Xavier os participantes serão recepcionados com um delicioso almoço e terão a opção de hospedagem no Portal do Equilibrium e prática de esportes radicais. A distância total do passeio é de 334 km de asfalto e 1,7 km de estrada de terra de média dificuldade, com condução própria do Portal Equilibruim para quem estiver com moto esportiva.


LARGA NA FRENTE - Exatamente 183 dias após a sua estreia mundial em Ingolstadt, na Alemanha, o novo Audi R18 TDI enfrentará um grande desafio. Quando as luzes se acenderem e mudarem para o verde na legendária corrida 24 Horas de Le Mans, no sábado, 11, a Audi terá a chance de conquistar a 10ª vitória na corrida mais importante de endurance do mundo. Nos últimos 12 anos, a Audi ganhou nove vezes as 24 Horas de Le Mans, em corridas que envolviam fortes competidores, e mostrou ser uma líder em tecnologia. O sucesso da marca dos quatro anéis foi repetidamente acompanhado de inovações técnicas. Em 2001, a Audi combinou o turbo com a tecnologia de injeção direta. O TFSI, o que fez do Audi R8 quase invencível, hoje desempenha um papel importante na redução do tamanho dos motores produzidos. Em 2006, a Audi alcançou a primeira vitória de um veículo a diesel. E na ocasião das últimas corridas de um, dois e três anos atras, quando a marca bateu o recorde de distância que existia há 39 anos, foram utilizados compressores a turbo com turbinas variáveis, geometria VTG. A Audi desenvolveu um novo carro esportivo LMP1 para as 24 Horas de Le Mans 2011, e para primeira temporada completa do novo Intercontinental Le Mans Cup (ILMC). O Audi R18TDI é o primeiro esportivo Le Mans fechado da marca desde o R8C em 1999.


DIA DOS NAMORADOS - Para celebrar o Dia dos Namorados, a Sunset criou para a Fiat Automóveis uma ação de relacionamento interativa e divertida: o Fiat Lovers, que permite aos clientes e amantes da marca criar um vídeo customizado (a partir do upload de trilha sonora, frases e fotos) em um ambiente à meia-luz. Em um drive-in, dentro de um carro da montadora, o filme do telão pode ser sobre a história do casal - com a interação entre as fotos baixadas e a trilha sonora escolhida. Toda a interação será feita em real-time pelo hotsite www.fiatlovers.com.br. Os participantes podem compartilhar seus vídeos via mídias sociais (Facebook, Twitter) ou e-mail. Além de fazer parte da brincadeira, as 10 mil primeiras pessoas que se cadastrarem no site, após interagir com a campanha, ganharão um mascote da Fiat, o urso de pelúcia Gino Passione, que será enviado diretamente para o endereço cadastrado.


VOLTA AO MUNDO - Uma volta ao mundo na Ducati Multistrada 1200 S, durante 350 dias, em cinco continentes, usando oito jogos de pneus Pirelli e quase 100.000 km a bordo da moto mais moderna da atualidade. Estes são apenas alguns dos números da incrível viagem de Paulo Pirozzi, um apaixonado por aventuras, presidente do Ducati Nápoles Dreams Club. Aos 31 anos, a sua vida e profissão giram em torno das motos e da sua paixão pela Ducati, quer em viagens do dia-a-dia ou numa de suas aventuras. Que não são poucas, ele tem registrados mais de 450.000 km a bordo de suas muitas motos feitas em Bolonha, as suas amadas Ducati. Nesta aventura, visitou nada menos que 80 clubes de donos de Ducati ao redor do mundo. Agora, girando o mundo de novo, Paulo Pirozzi conferiu o desempenho da premiada Multistrada 1200, uma impressionante quatro motos-em-uma que é mais um marco italiano no motociclismo, para orgulho da Ducati, especialmente pela combinação de tecnologias de corrida, nos modos eletronicamente embarcados no modelo. A um toque no quidão, seleciona os desempenhos Sport, Touring, Urban e Enduro. E assim girou o mundo valendo-se e mostrando o tripé dos valores do fabricante da Bolonha: a moto é italiana, é original porque tudo nela é desenvolvido na Itália pela Ducati, e finalmente qualquer Ducati a qualquer tempo é de alto desempenho.


DIVULGA SUA TECNOLOGIA - A fim de divulgar sua exclusiva tecnologia BlueTec 5, solução da marca para caminhões e ônibus em atendimento à legislação PROCONVE P-7, que entrará em vigor no Brasil em 2012, a Mercedes-Benz inicia uma ampla campanha de mídia, com anúncios em revistas de grande circulação e publicações especializadas e com o uso intenso da Internet. "O objetivo é mostrar aos clientes e ao mercado o que vem a ser essa avançada tecnologia, utilizada com sucesso na Europa desde 2005 e que vem sendo desenvolvida e testada, há três anos, para utilização no nosso País", afirma Tânia Silvestri, diretora de Marketing e Desenvolvimento da Rede de Concessionários da Mercedes-Benz do Brasil. Assim como enfatiza o funcionamento do BlueTec 5, a campanha mostra os ganhos para o cliente. "Além de reduzir drasticamente as emissões de poluentes, atendendo ao PROCONVE P-7, essa nova tecnologia assegura também menor consumo de combustível, excelente desempenho, eficácia e confiabilidade", diz Tânia.


RELANÇA NA COLOMBIA - A Iveco inaugurou hoje (08/06), em Bogotá, na Colômbia, as novas instalações de sua representante oficial no país, a empresa colombiana Eurotrans. A iniciativa da Iveco dá continuidade ao reposicionamento da marca nos vários países da América Latina, além de Brasil, Argentina e Venezuela, onde a empresa atua há décadas. A estratégia começou em 2009, com o relançamento da Iveco no Chile, seguido de eventos idênticos no Uruguai e Peru. “O objetivo é termos uma marca forte na região e aumentar a importância dos mercados andinos para a Iveco”, diz Marco Mazzu, presidente da Iveco Latin America. Apenas 3% das vendas da Iveco na região latino-americana acontecem fora do Brasil, Argentina e Venezuela, mas podem logo representar de 5% a 6% do total, acredita a Iveco. A expectativa da empresa é vender, no médio prazo, 4.000 veículos nestes países, contra cerca de 800 hoje. “Nosso próximo passo é o mercado equatoriano, onde devemos iniciar atividades até o final de 2011”, indica Natale Rigano, diretor-geral da Iveco na Argentina e responsável pelo desenvolvimento da marca nos mercados andinos.

LOTE DE SPEED - A partir de 01 de junho, está disponível para venda a Speed Cargo, versão derivada da Speed 150 voltada para frotistas e comerciantes que realizam entregas rápidas. O novo modelo foi adaptado às necessidades desse público e apresenta o desempenho ideal para o transporte diário e para o trabalho. Os principais diferenciais da motocicleta são chassi e cavalete central ainda mais resistentes e amortecedores dianteiro e traseiro reforçados, conferindo mais segurança e capacidade de carga para a nova motocicleta, capaz de transportar até 20 Kg no baú, que pode vir com o acessório de fábrica. A Speed Cargo, assim como os demais modelos ‘cargo’, transporta somente um condutor. Disponível na cor branca, continua com design moderno, robusto e ganhou pequenas alterações em seu grafismo. O novo modelo possui rodas de liga leve aro 18, partida elétrica e no pedal, freio a disco e balanceiro para controle de vibrações. Conta com cinco marchas e suporta até 150 kg. De baixo custo de manutenção, a motocicleta vem equipada com motor OHV (Over Head Valves) de 149,4 cm³, quatro tempos, monocilíndrico, alcançando 11,5 cv aos 8.500 rpm de potência máxima. O tanque de combustível da moto, que se destaca por ser econômica, tem capacidade para armazenar 15,7 litros de gasolina, sendo 0,8 litros de reserva.


CELEBRA 35 ANOS - A Volkswagen Serviços Financeiros comemora 35 anos do Consórcio Nacional Volkswagen com a entrega de mais de 550 mil veículos. Até o primeiro trimestre de 2011, a instituição atingiu a marca de 20.232 cotas vendidas, o que representa 38,45% acima das 14.631 comercializadas no mesmo período de 2010. Estes números a consolidam como o maior consórcio de veículos do País, segundo o Banco Central. Nessas três décadas e meia da instituição muitos acontecimentos marcaram a história do país, porém o objetivo de oferecer ao mercado parcelas mais baixas para a aquisição de um veículo zero-quilômetro se manteve. Em 1998 foi lançado o Consórcio Leve Volkswagen, que oferecia parcelas 25% menores que as do plano normal até a contemplação. Em 1999 esse plano alcançou um crescimento de 93% de cotas vendidas a mais em relação ao ano anterior. Mediante isso, o Consórcio Leve Volkswagen venceu o Prêmio Top de Marketing – um dos cinco prêmios de marketing recebidos em sua trajetória.


CRESCIMENTO DE DOIS DÍGITOS - As vendas mundiais da A AUDI AG continuam crescendo: somente em maio, 113.400 veículos foram entregues aos consumidores, 19,5% a mais que em relação ao mesmo período do ano anterior. De janeiro a maio, 535.400 clientes escolheram um novo Audi ao redor do mundo, um aumento de 17,5%. Na Alemanha e na China, a fabricante registrou novamente um crescimento acelerado em maio. Na Alemanha o aumento foi de 18,4%, elevando o total para 23.401 carros vendidos, e na China, a comercialização de unidades aumentou em 44,6%. As vendas também cresceram nos outros países do BRIC, ao lado da China. A Audi também atingiu em maio altas taxas de crescimento de dois dígitos na Rússia, onde as vendas subiram 41%, para um total de 2.302 carros vendidos. Na Índia, houve um aumento de 104% com um total de 408 automóveis. Nos Estados Unidos, a Audi teve um avanço 13,6% em maio para 10.457 carros. Nos primeiros cinco meses do ano, a montadora dos quatro anéis aumentou em 15,1% as vendas unitárias no mercado americano em comparação ao mesmo período de 2010, atingindo um total de 45.858 carros. O bom desempenho em mercados importantes como o francês (+21,4%) e o italiano (+ 7,2%) foram responsáveis por um aumento de 12,1% nas vendas na Europa, o que representou 65.400 carros. No entanto, o fator que mais estimulou o progresso na região foi o salto de vendas na Alemanha, impulsionado principalmente pela venda do Audi A1, o novo A6 Sedan e o contínuo sucesso do Audi Q5.


NOVO DVD PLAYER - A DSW Automotive, empresa especializada em acessórios automotivos, está lançando no mercado brasileiro um novo DVD player, o modelo DS 7010 FR. O produto oferece a segurança da frente removível e uma série de recursos tecnológicos de última geração, como tela retrátil de sete polegadas, sistema touch screen, controle remoto, entrada USB, entrada AV traseira, entrada traseira para câmera de ré, slot para cartão de memória, controle no volante e rádio AM/FM. O aparelho é totalmente compatível com MP3, DVD, CD e VCD e pode transmitir TV digital se operar juntamente com um receptor de TV digital. O modelo também incorpora a tecnologia Bluetooth, que permite ao usuário utilizar o seu celular (também equipado com Bluetooth) por meio do sistema de som do veículo. É possível ouvir o que a pessoa diz por meio dos alto-falantes e falar utilizando um pequeno microfone embutido no próprio DVD player. Além disso, a agenda de telefones do celular oferece a praticidade de ficar disponível no DVD player e pode ser acessada facilmente pelo sistema touch screen na tela do aparelho.


PRÊMIO REI - A importância dessa premiação se dá ao critério minucioso de seleção, no qual os concorrentes são avaliados por um júri de especialistas e pelos leitores da newsletter. O utilitário esportivo ix35 conquistou o Prêmio REI (Reconhecimento à Excelência e Inovação) instituído pela Automotive Business, sendo eleito o melhor veículo na categoria comercial leve. O anúncio dos ganhadores da premiação foi feito durante evento realizado ontem, 6, no Espaço 3P4 na capital paulista. O encontro reuniu 230 convidados para a divulgação dos vencedores e entrega de troféus. Na disputa pela coroa, o Hyundai desbancou os modelos Fiat Strada, Ford Edge e Chevrolet Montana. Segundo os organizadores do evento, o Prêmio visa reconhecer e distinguir o desempenho e as realizações de profissionais, empresas e entidades da indústria automobilística nas áreas de negócios, gestão, projeto, produto, manufatura, serviços, distribuição e responsabilidade empresarial. O Prêmio REI é uma iniciativa da rede de notícias Automotive Business, grupo de comunicação especializado em negócios automotivos, que une revista, portal de notícias, newsletter, webTV e rede social.

MAIS VALIOSA DO MUNDO - A Toyota é a montadora mais valiosa do mundo de acordo com o relatório BrandZTM Top 100 Most Valuable Global Brands 2011 - maior base de dados do mundo sobre a relação entre consumidores e marcas, englobando 10 anos de pesquisas, cinquenta mil marcas, trinta países e mais de um bilhão de consumidores. Segundo a pesquisa, em 2011 o valor da marca Toyota subiu 11%, atingindo 24,2 bilhões de dólares. Desde 2006, quando foi publicado o primeiro relatório BrandZ, a Toyota mantém a hegemonia como a montadora mais valiosa do mundo. Apenas em 2010 a marca não alcançou a liderança, ficando em segundo lugar. Desenvolvida pela Millward Brown Optimor, consultoria especializada em análises de propaganda, comunicações de marketing, mídia e brand equity, o ranking BrandZTM Top 100 Most Valuable Global Brands está na sua sexta edição. É o único estudo do mundo que combina medidas de valor patrimonial da marca (brand equity) baseadas nas entrevistas com mais de um milhão de consumidores no mundo todo. Além disso, é avaliada a performance financeira e de negócios de cada empresa para separar o valor que a marca desempenha para gerar receita e capitalização de mercado.

LOCALIZAÇÃO DE VEÍCULOS - A unidade de Rastreamento e Monitoração da Pósitron, marca da PST Electronics, líder em segurança automotiva e referência em serviços de rastreamento, telemetria e produtos de som e imagem, lança no mercado automotivo brasileiro o sistema de localização LC110. Trata-se de um produto exclusivo para auxiliar na recuperação de veículos em caso de roubo ou furto. Um dos destaques do LC110 é a utilização de diferentes tecnologias em um mesmo equipamento: GPS - Global Position System -, RDS - Radio Data System - e GSM/GPRS - Global System for Mobile Communications/ General Packet Radio Service. Com a associação dessas soluções, é possível, além de localizar e bloquear o motor de partida do veículo, indicar sua posição exata. O novo localizador da Pósitron capta o posicionamento do automóvel por meio da tecnologia GPS, processo idêntico aos sistemas de rastreamento de última geração. Para entender o funcionamento, o LC110 transmite os dados da posição do veículo, obtidos via GPS, para uma rede de antenas, que captura a informação e a retransmite, por meio da tecnologia GSM/GPRS, para a central de monitoramento e para os servidores da Pósitron. O bloqueio do motor de partida é feito pelo RDS.


DE MONTES CLAROS - As inscrições para a quinta prova da temporada do Rally Universitário Fiat, dia 19 de junho, em Montes Claros (MG), já podem ser feitas através do site www.rallyuniversitariofiat.com.br O vencedor da categoria Universitário vai se classificar para disputar um carro zero quilômetro, em dezembro, com as que vencerem as outras nove provas da temporada, com todas as despesas pagas. Há também a possibilidade de inscrição na categoria Paixão Fiat. Para garantir vaga, basta doar quatro latas de leite em pó, por pessoa, que serão repassadas para uma instituição filantrópica da cidade. Nesta disputa para iniciantes não é exigida experiência anterior, há uma aula de navegação gratuita para todos. Será a primeira vez que a competição considerada a principal porta de entrada para o off-road desembarca na cidade do norte de Minas. O grid é limitado em 150 carros.


ALTO DESEMPENHO - A Draft desenvolveu o óleo lubrificante Synthetic Blend, composto de aditivos da mais alta tecnologia para garantir a refrigeração, evitar a corrosão e desgaste, além de limpar o motor do carro. Além de formar uma película entre as peças móveis, o óleo lubrificante deve ajudar a evitar uma série de problemas que podem ocorrer no motor. Por isso, a escolha do óleo de um automóvel é essencial para prolongar a vida útil e manter o motor permanentemente protegido. O novo óleo Draft Synthetic Blend proporciona máxima lubrificação sob altas temperaturas e ainda contribui para economia de combustível. É indicado para motores a gasolina, álcool, GNV e Flex. A troca de óleo deve se realizar no prazo recomendado pela montadora do veículo, para garantir a lubrificação correta do motor. O nível do óleo deve ser verificado pelo menos uma vez por semana com o carro frio e precisa estar sempre entre o mínimo e o máximo da vareta do medidor.


PARA HONDA CITY E CR-V - Apaixonados por carros, tecnologia, som e interatividade podem agora contar com mais dois lançamentos da H-Buster para o mercado de áudio automotivo. Trata-se das Centrais Multimídias para os modelos Honda City HBO-8812HO e Honda CR-V HBO-8814HO. Tendência de consumo atual, as centrais multimídias agradam por reunir diversas funções e apresentarem fácil manipulação. Entre os destaques dos modelos estão tela de widescreen, receptor de TV digital integrado navegador GPS, função Dual Zone, que permite ouvir música enquanto navega no GPS, magazine de armazenamento de CDs, tecnologia para controle de funções no volante, Bluetooth, sistema multicanal 5.1 de áudio, câmera traseira, monitoramento de pressão e calibragem dos pneus e visualização JPEG, além de entrada USB traseira.


BONS RESULTADOS - O crescimento acelerado das vendas do SUV Compacto Aircross e o significativo aumento nos volumes de vendas do compacto premium C3 foram fatores fundamentais para o resultado positivo da marca no mês de maio, que apresentou 8.192 unidades comercializadas e um resultado 37,24% superior ao de igual período de 2010. No acumulado do ano, a Citroën já registra 38.287 unidades, com uma participação de mercado de 2,84%. Um crescimento de 24,52% sobre o mesmo período de 2010 e três vezes superior, portanto, ao do mercado brasileiro - que no período apresentou uma evolução de 7,90% (VP + VU). Domingos Boragina Neto, diretor comercial da marca, explica que estes números são os resultados de uma conjunção de fatores. “Além da grande aceitação do AIRCROSS pelo consumidor brasileiro e da chegada da linha C3 2012 à rede de concessionárias, temos oferecido uma política comercial agressiva. É o caso, por exemplo, da taxa zero para os modelos C4, C4 Pallas e para o próprio Aircross. Estamos realmente dispostos a superar a expectativa de nossos clientes”, explica o executivo.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Programa Full Motor volta neste domingo 12/06


Neste domingo (12/06), João Mendes volta a produzir e apresentar o programa FULL MOTOR, na TV Bandeirantes RJ, às 8:30h. No programa será apresentado o renovado Renault Sandero, a 1ª Etapa do Rancing Festival em São Paulo, lançamento da segunda edição do Salão Bike Show no Rio de Janeiro, o projeto Biodiesel da PSA Peugeot Citroën e as emoções da 1ª Etapa do Carioca de Automobilismo 2011, no Autódromo Nelson Piquet, em Jacarepaguá.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Oktane TrackDay Oktane Driving School - Rio de Janeiro


Por Rodrigo Gomes

Durante o OTD 2011.2, será ministrado novo curso de pilotagem, com supervisão do piloto Claudio Capparelli, contendo aulas teóricas e práticas.

Não perca essa oportunidade única de melhorar suas técnicas de pilotagem!

Volkswagen abre inscrições para o Programa de Trainee 2012


Por Assessoria de imprensa VW do Brasil

A Volkswagen do Brasil abrirá as inscrições na próxima segunda-feira (13 de junho) para o Programa de Trainee 2012. Os candidatos devem se inscrever pela internet (www.focotalentos.com.br/volkswagentrainee2012) até o dia 14 de agosto. Serão oferecidas 23 vagas, sendo 17 para áreas técnicas (Desenvolvimento do Produto, Operações: Manufatura, Planejamento do Produto e Qualidade Assegurada) e seis para áreas de suporte (Compras, Finanças, Recursos Humanos e Vendas & Marketing). Em sua terceira edição, o programa oferece o maior número de vagas de sua história.

O Programa de Trainee 2012 da Volkswagen terá duração de 18 meses, com início em janeiro do próximo ano. O trainee atuará em uma área específica, informada durante o processo seletivo, sendo que a escolha é feita a partir da demanda interna, formação acadêmica e a área de atuação pretendida, especificada na ficha de inscrição. Após o programa, o trainee, que é um colaborador contratado desde o primeiro dia de atuação, assumirá posição de analista ou engenheiro, de acordo com sua área.

O programa não tem objetivo de preparar profissionais para assumirem cargos de gestão. A meta é desenvolver jovens que terão essa oportunidade dependendo do seu desempenho e oportunidades. "A missão dos trainees é se tornarem profissionais que fortaleçam a cultura de alta performance da empresa por meio de ideias inovadoras, quebra de paradigmas e paixão pela marca. O trainee também deve promover a interação das áreas com atitudes focadas na busca por resultados. A Volkswagen coloca esses novos talentos em contato com a realidade do mercado de trabalho, oferecendo condições para que eles se desenvolvam profissionalmente", disse o vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil, Dr. Josef-Fidelis Senn.

Inicialmente, os trainees atuarão na fábrica Volkswagen Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), mas há possibilidade de serem remanejados para as outras unidades da empresa, em São Carlos (SP), Taubaté (SP) ou São José dos Pinhais (PR), dependendo da demanda interna.

Critérios de seleção e etapas

Para concorrer, o candidato deve ter, no máximo, dois anos de formado. Inglês fluente, alemão desejável e disponibilidade para viagens. Experiência profissional e pós-graduação são diferenciais.

A primeira etapa do processo seletivo é de testes online de inglês, raciocínio lógico e atualidades, nos meses de agosto e setembro. As dinâmicas em grupo, redação e avaliações orais de inglês e alemão (o teste oral de alemão será realizado apenas com os candidatos que declararem conhecimento do idioma) também serão em setembro.

Em outubro e novembro, serão realizados o painel de negócios, testes de informática e entrevistas finais. Em novembro, também será feito o exame médico. Todas as etapas presenciais do processo seletivo serão realizadas no Estado de São Paulo. Em dezembro, os 23 candidatos aprovados farão uma visita à fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo e test-drive com veículos da marca. A contratação será em janeiro de 2012.

Oportunidades e benefícios

Os trainees das áreas técnicas (Desenvolvimento do Produto, Operações: Manufatura, Planejamento do Produto e Qualidade Assegurada) têm a possibilidade de job rotation de até três meses em unidades do grupo no Exterior. O sistema de job rotation, por meio do qual o trainee desempenha atividades em diversas áreas da Volkswagen do Brasil, permite adquirir conhecimento geral da empresa e network interno.

Os trainees são avaliados semestralmente e contam com acompanhamento do setor de Recursos Humanos. O aperfeiçoamento profissional é proporcionado por meio de um consistente programa de desenvolvimento, que inclui leitura e discussão de livros de negócios, além de projetos aplicativos.

Na Volkswagen, os trainees receberão diversos benefícios, com destaque para a remuneração acima da média de mercado e participação nos resultados. Os 23 selecionados ainda terão direito a comprar veículos da marca com desconto, previdência privada, assistências médica e hospitalar, refeição no local e subsidiada, além de transporte fretado e subsidiado.

"O Programa de Trainee Volkswagen tem como objetivo desenvolver jovens profissionais de alta performace por meio de diversas ações, treinamentos e projetos, renovando e ampliando o número de empregados bem qualificados na organização", diz a supervisora de Recursos Humanos da Volkswagen, Lourene Moreira.


quarta-feira, 8 de junho de 2011

Você sabe o que é um pneu “run flat”?



VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

Por Andreoli MS&L Brasil


Todo motorista tem que ter estepe, macaco e chave de roda no carro, correto? Não exatamente. Os veículos equipados com pneus “run flat” estão dispensados de ter estes três itens de segurança, desde que o fabricante ou importador obtenha a homologação junto ao órgão de trânsito. E para entender o porquê desta diferença relacionada ao pneu “run flat”, é necessário saber como funciona e o que é um pneu “run flat”.


A informação mais importante sobre o “run flat” é que ele é produzido para poder continuar rodando mesmo depois de furado. Quando um pneu normal fura, todo o ar escapa e, como o ar é que sustenta o pneu, este começa a murchar e a roda entra em contato com a pista, exigindo sua imediata substituição. No caso do “run flat”, o pneu é sustentado por paredes reforçadas e, portanto, a ausência de ar não impede que ele continue a rodar. Quando um pneu “run flat” fura, o motorista pode continuar a rodar normalmente com ele e o reparo ou troca pode ser providenciado na primeira oportunidade.

Os proprietários de veículos equipados e homologados para o uso de pneus “run flat” não precisam, portanto, de estepe (pneu e roda sobressalentes), macaco e chave de roda e há Resoluções do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) que explicam isso.

De acordo com a alínea “a”, do inciso V, do artigo 2º da Resolução 14/1998 do CONTRAN, o veículo equipado com pneus que podem trafegar sem ar são dispensados de ter os três itens exigidos: estepe, macaco e chave de roda. O CONTRAN complementou essa autorização com a Resolução 259/2007, que em seu artigo 1º afirma: “Art. 1º Acrescer a alínea “e” ao inciso V do art. 2º da Resolução nº 14/98 –CONTRAN, com a seguinte redação: e) para automóveis, camionetas, caminhonetes e utilitários, com peso bruto total – PBT, de até 3,5 toneladas, a dispensa poderá ser reconhecida pelo órgão máximo executivo de trânsito da União, por ocasião do requerimento do código específico de marca/modelo/versão, pelo fabricante ou importador, quando comprovada que tal característica é inerente ao projeto do veículo, e desde que este seja dotado de alternativas para o uso do pneu e aro sobressalentes, macaco e chave de roda.

Os pneus “run flat”, dependendo do fabricante, são comercializados com diversos nomes: Run Flat Tyre, RunOn Flat, Self Supporting Runflat, Pax System, Zero Pressure ou Zero Pressure System.

Avaliação – Chevrolet Agile Rico 1.4 Econo.Flex 2011


A matéria com as impressões do Agile Rico já está no site CarPoint News, basta clicar no link abaixo e conferir todos os detalhes do carro. Não deixem de visitar o restante do site.

Link da matéria: http://www.carpointnews.com.br/?p=2638

COMENTEM NO SITE TAMBÉM.

"CURTAM" A FANPAGE DO CARPOINT NEWS NO FACEBOOK.: https://www.facebook.com/pages/CarPoint-News/107920475954104



segunda-feira, 6 de junho de 2011

Avaliação do Auto Shopping Internacional chega a ser 15% maior para compra de veículos novos




VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

A alta nas taxas de juros e o fim da redução de IPI tem feito com que os consumidores procurem por vantagens na hora de comprar um carro novo. A melhor valorização do veículo usado é um dos principais atrativos do AutoShopping Internacional, um dos primeiros empreendimentos do gênero e maior do Brasil no ramo. As avaliações chegam a ser até 15% maiores dos que nas concessionárias.

A venda de carros zero quilômetro é feita há cerca de um ano pelo estabelecimento, que também comercializa usados. No total, há cerca de 1,5 mil opções de modelos e marcas disponíveis. “O shopping surgiu como espaço destinado à venda de usados, mas decidimos vender veículos novos para aumentar a competitividade das lojas e oferecer mais opções aos clientes”, explica Alexandre Dias, diretor de Marketing e Varejo da General Shopping Brasil, empresa proprietária do Auto Shopping Guarulhos e de mais 12 shoppings.

Segundo a Anfavea (Assoc. Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores), no mês passado, foram vendidas 289,1 mil unidades e em março 306,1 mil. Na comparação entre abril deste ano e o mesmo mês do ano passado, quando foram vendidas 277,8 mil unidades, houve crescimento de 4,1%.

Inaugurado em 2006, o local conta com 48 lojas. Por ser um shopping temático, especializado em automóveis, ele ainda oferece uma série de serviços para que os compradores tenham maior comodidade e segurança. Ao comprar um veículo, novo ou usado, o cliente tem à disposição financeira, despachante, seguradora. Visando maior conforto ainda há uma praça de alimentação e estacionamento com 200 vagas.

Usados

O carro usado dado com entrada para a compra de um novo, posteriormente é comercializado no próprio Auto Shopping. Além de contar com prazo de financiamento de até 60 meses, a exemplo dos novos, os interessados por veículos semi-novos têm como principal vantagem a procedência garantida, em que todos os veículos recebem um laudo de certificação veicular.

Entre os clientes do Auto Shopping destacam-se os homens com idade entre 25 e 34 anos. No entanto, as mulheres também estão entre os consumidores que compram no local.

Sobre a General Shopping

A General Shopping Brasil iniciou suas atividades em 1989 e hoje está entre as líderes do ranking nacional de shopping centers. É uma das seis empresas de capital aberto do segmento no País, com ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), e a maior no estado de São Paulo. Possui 13 shopping centers em operação, dos quais detém uma participação média de 83,7% em ABL. Juntos somam 225 mil m² de Área Bruta Locável (ABL), sendo 190 mil m² de ABL própria. No total, seus shoppings têm 1.303 lojas.



Serviço

Endereço: Rodovia Presidente Dutra, saída 225 – Guarulhos SP
Horário de funcionamento: De segunda a sexta das 10h às 22h
Sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h.
www.autoshoppinginternacional.com.br

sábado, 4 de junho de 2011

Rápidas da semana

Obs.: Os textos dessa coluna foram enviados e escritos pelas assessorias de imprensa das empresas, sendo de responsabilidade delas as informações aqui contidas.


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br


PARTICIPAÇÃO NA CHRYSLER - A Fiat e o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciaram hoje acordo que fixa em US$ 500 milhões o preço que a Fiat pagará pela aquisição de participação de 6% do governo norte-americano no capital da Chrysler Group LLC. Paralelamente, o Departamento do Tesouro também aceitou ceder à Fiat, por US$ 75 milhões, os direitos relacionados ao acordo de recompra de ações estabelecido com o VEBA, fundo de pensão dos trabalhadores do setor automotivo. Na prática, esta transferência de direitos permitirá à Fiat ampliar sua participação no capital da empresa norte-americana. As operações aguardam aprovação das autoridades competentes. Ao comentar o acordo com o Departamento do Tesouro norte-americano, o presidente da Fiat, John Elkann, reiterou sua confiança na equipe liderada pelo CEO Sergio Marchionne, cujo trabalho tornou possível “retribuir a confiança que o Governo norte-americano depositou em nós há 23 meses”. John Elkann manifestou seu apoio a Marchionne para reforçar a aliança entre as duas empresas, de modo a constituir um grupo automobilístico internacional, capaz de competir com os melhores do mercado. Sergio Marchionne, CEO da Fiat e da Chrysler, afirmou: “O acordo alcançado hoje, que assinala a retirada definitiva do Tesouro norte-americano do quadro de acionistas do Grupo Chrysler, não diminui o sentido de agradecimento que nutrimos pela administração do Presidente Obama, por haver confiado, há dois anos, na parceria com a Fiat. A aquisição dos direitos do Departamento do Tesouro junto ao VEBA é uma demonstração adicional do quanto acreditamos no futuro da Chrysler e em sua capacidade de avançar no caminho de conquistar o lugar que lhe cabe no âmbito da indústria automobilística global.


1ª CAMPANHA PUBLICITÁRIA - Pontos, a nova campanha da Kawasaki mexe com o conhecido princípio da geometria, que diz que a menor distância entre dois pontos é uma reta. A contraposição é apresentada através do conceito “Be Radical” instigando o consumidor a descobrir que a vida pode ser mais emocionante, quando o caminho justamente não se limita a uma reta, ou mesmo limita a vida a dois pontos. No filme, recursos gráficos desenham uma reta entre dois pontos sobre a imagem do céu. Imediatamente esta imagem é questionada e seguida por uma sequência eletrizante dos diferentes modelos Kawasaki, em cenas de performance e pura adrenalina entre trajetos urbanos e de estrada, valorizando a tecnologia e os avanços da marca. A campanha vai até dezembro deste ano, com filme de 30” para lançamento do novo conceito, e filmes de 15” para os modelos Ninja 250R, Ninja 650R, ER-6n entre outros. Acompanhe os vídeos através do link: http://www.youtube.com/user/KawasakiBrasil


CHEVROLET NA HORA - Um bate-papo de bastidores foi a forma descontraída que a Chevrolet encontrou para comunicar sua megapromoção "Chevrolet na Hora", que vai dar 45 Celtas em 45 dias, sem sorteio. Criada pela Salles Chemistri, a campanha traz muito humor em três atos. O primeiro é um teaser, estrelado pela atriz e modelo Fernanda Lima, que nos bastidores da gravação de um comercial para a Chevrolet, comenta com a maquiadora que a marca vai lançar a maior promoção do Brasil. A atriz pede segredo, mas a notícia vai parar em um telejornal. No dia seguinte, entra no ar o filme que revela a promoção, que distribuirá os Celtas. Dessa vez, Fernanda Lima está no camarim conversando com o ator Mateus Solano, que está ensaiando o comercial com ela. Eles comentam a repercussão da conversa dos bastidores do dia anterior, que foi parar na mídia, e falam sobre detalhes da promoção, sem perceber que a maquiadora está por perto. Mais uma vez, a informação vai parar na tevê.


PARA LAS VEGAS - O dono do melhor carro escolhido no XVI Encontro Paulista de Autos Antigos, em Águas de Lindóia (SP), vai representar o Brasil no SEMA Show, evento exclusivo que será realizado em Las Vegas, no mês de novembro. A competição brasileira será realizada de 23 a 26 de junho e as inscrições já estão abertas. Com essa ação, o objetivo da Meguiar’s, tradicional marca de produtos para embelezamento e cuidados com o veículo, é agitar o mercado dos apaixonados por carros e realizar o sonho de um entusiasta, levando ele e seu carro para aproveitar essa oportunidade única no maior encontro automotivo do mundo. O SEMA Show acontece anualmente no Las Vegas Convention Center, um espaço de 3,2 milhões de metros quadrados, e recebe um público selecionado dentro do segmento automotivo. O SEMA Show atrai milhares de líderes de mais de 100 países, nomes importantes do setor e celebridades. Inscrições: www.encontropaulistadeautos.com.br


INAUGURA CENTRO - Diante da necessidade de preparar mão de obra especializada para integrar seu quadro de funcionários, a Agrale, conhecida montadora nacional de veículos, tratores e motores, inaugura hoje, dia 3 de junho, o Centro de Formação Profissional Agrale para oferecer cursos de qualificação para jovens. Em parceria com o SENAI e localizado na unidade 2 da empresa, o centro tem capacidade para atender até 60 aprendizes por turno e conta com duas salas, laboratório de informática e estrutura para aulas práticas. De acordo com Paulo Ricardo dos Santos, gerente de recursos humanos da Agrale, o centro ajudará a suprir a necessidade de mão de obra qualificada, atualmente escassa no mercado. A primeira turma do Centro de Formação Profissional Agrale terá 20 alunos e será composta por filhos de funcionários e jovens da comunidade em geral que, além de todo o material didático, receberão mensalmente ajuda de custo no valor de 50% do salário mínimo. O curso inicial de qualificação de montador multifuncional de veículos tem carga horária de 1.600 horas e forma os alunos na soldagem e montagem de sistemas veiculares e na preparação de conjuntos e subconjuntos para pintura. O próximo processo de seleção do Centro de Formação Profissional Agrale será realizado em outubro deste ano, com início das aulas em fevereiro de 2012.


ASTRO DO VIDEOGAME - O New Fiesta RS, carro oficial da Ford no Campeonato Mundial de Rali e sucesso no YouTube nas acrobacias do piloto Ken Block, é o astro do recém-lançado videogame DiRT 3. Para a Ford, essa ação é uma forma criativa de estar em contato com milhões de entusiastas da marca e das corridas em todo o mundo. "Os videogames se tornaram tão realistas que você pode quase sentir o cheiro da borracha queimada", diz Mark Bentley, gerente de Licenciamento Global de Marca da Ford. O New Fiesta RS WRC 2011 dá continuidade a uma tradição no DiRT 3, oitavo capítulo da série de games de rali da Codemasters, que foi iniciada em 1998, com o Colin McRae Rally. A série já vendeu mais de 10 milhões de cópias em todo o mundo. O comportamento do carro no jogo é projetado para ter o máximo realismo possível, recriando o mesmo desafio e emoção de dirigir o New Fiesta RS, sem sair da segurança de casa. Um clip do Dirt3 está disponível no site da produtora (www.codemasters.com). Também é possível conferir o desempenho do New Fiesta RS na vida real, em manobras radicais, na série de vídeos Ken Block's Gymkhana no YouTube (www.youtube.com/watch?v=4TshFWSsrn8).


VAI DISPUTAR O MUNDIAL - A KTM anunciou sua particpação no campenaoto mundial de Moto3, com o desenvolvimento de uma moto no espírito "ready do race" da empresa, que é a segunda maior montadora europeia e líder mundial na produção de motos Off Road de alto desempenho esportivo. Informa que seguem intensos os preparativos da produção de uma moto de projeto 100% KTM, uma monocilíndrica de 250 cilindradas, como estabelece o regulamento da Moto3, que vai substituir a categoria 125 Especial de motores a dois tempos. Embora o desenvolvimento da nova moto seja um projeto genuíno da KTM, realizado em Mattinghofen, pequena cidade austríaca que é sede da empresa, ficou acertada uma parceria com a alemã Kalex Engenharia, para a produção dos motores KTM. A empresa detém avançada tecnologia na produção de veículos de competição no automobilismo e de peças especiais, desempenhando ainda papel de liderança na categoria Moto2 desde 2010. Atualmente o seu piloto Stefan Bradl é o líder do mundial de Moto2. As duas, KTM e Kalex, são empresas movidas pelo DNA das competições e suas instalações ficam a menos de duas horas de carro. A KTM já levantou 188 títulos mundiais e venceu o Dakar Rally dez vezes. Produz motos de competição e uma notável e bem sucedida linha de máquinas de rua. Em sua divisão GmbH KTM-Sportcar fabrica um carro esportivo super leve, o X-Bow, com o qual KTM tomou o primeiro passo para a área automobilística. Informações: www.ktmbrasil.com.br


AGORA É NACIONAL - A maxi trail Versys chega às concessionárias autorizadas nacionalizada e com algumas modificações. A motocicleta se junta aos outros oito modelos montados na planta da Kawasaki em Manaus (AM). A versão 2011 trará novas cores: Metallic Spark Black (preta) e Metallic Imperial Red (vermelha) e poderá ser adquirida ao preço sugerido de R$ 30.716, e com ABS R$ 33.749 (base grande SP e grande RJ, com frente incluso). O motor que equipa a Versys é um bicilíndrico paralelo de 649cc, que oferece potência máxima de 64 cv a 8.000 rpm e torque de 6,2 kgfm a 6.800 rpm. O design da Versys, principalmente da parte frontal, proporciona ao modelo elegância. A localização e o formato do farol reforça o aspecto robusto e dinâmico da Versys. Equipado com iluminação LED, melhora a visibilidade à noite. O item segue com velocímetro digital, indicadores de rotações e marcador do nível de combustível, além de hodômetro parcial e total.


RALLY CUESTA OFF-ROAD - Mais uma prova do rali cross country nacional se aproxima. Nos dias 01 a 03 de julho, acontecerá na cidade de Botucatu, SP, o 4º Rally Cuesta Off-Road. Com organização da Arena Promoções e Eventos, a disputa pertence ao calendário do Campeonato Brasileiro e Paulista de Rally Baja para motos e quadriciclos, e agora, faz sua estreia no Campeonato Brasileiro e Paulista de Rally Cross Country para carros e caminhões. Pilotos e navegadores de todo o Brasil já podem acessar a página do evento, www.rallycuestaoffroad.com.br, e efetuar a inscrição, que segue aberta até o dia 30 de junho. De acordo com o diretor de prova, Henrique Arena, o rali terá 244 quilômetros de especiais, sendo duas de 122 quilômetros (uma no sábado, e outra no domingo). O 4º Rally Cuesta Off-Road é uma realização de Arena Promoções e Eventos. Tem patrocínio de Irizar e co-patrocínio de Rodoserv, Bike Box e Kawasaki. Conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Botucatu.


DIPESUL PASSO FUNDO - A Dipesul Passo Fundo é a mais nova concessionária Volvo no Rio Grande do Sul. Ao mudar de Carazinho para Passo Fundo o principal ponto de atendimento da marca naquela região, a nova casa torna mais fácil o acesso aos transportadores que trafegam pela BR 153. Com investimentos de R$ 3,5 milhões, a inauguração faz parte do plano de expansão da rede Volvo para assegurar a qualidade no atendimento aos clientes da marca. Inaugurada esta semana, a nova concessionária celebra uma série de vantagens para os transportadores da região, como o aumento da capacidade de atendimento e sua localização, considerada estrategicamente mais adequada por estar situada na rodovia RST 135, junto à BR 153. A BR 153 é um dos principais corredores de transporte para quem trafega entre a região central do Rio Grande do Sul, o Centro-Oeste de Santa Catarina e o Sul do Paraná. Ela liga a cidades como Concórdia e União da Vitória. Até recentemente, os transportadores que trafegavam por esta rodovia tinham que fazer um desvio para chegar a Carazinho, onde ficava a concessionária da marca.


MAIOR ENCONTRO DE ANTIGOS - á estão abertas as inscrições para o maior encontro de carros antigos da América Latina, o Encontro Paulista de Autos Antigos, na cidade paulista de Águas de Lindóia. Em sua 16ª Edição o evento, que é promovido pela Sociedade Feminina de Autos Antigos e reúne cerca de 1000 carros antigos a cada evento, acontece nos dias 23 a 26 de junho na praça Adhemar de Barros. A cidade, que possui menos de 20.000 habitantes, recebe cerca de 280.000 turistas em 4 dias de evento devido à popularidade que o evento conquistou. Entre as atrações para o evento deste ano uma grande exposição do clássico Rolls Royce será apresentada no gramado central. Já o melhor carro do evento receberá mais que o prêmio de 1° Lugar, irá representar o Brasil no evento SEMA Show, no stand da Meguiars que, além de patrocinar as despesas de transporte do carro e do dono, é uma das grandes apoiadoras desta 16ª edição. O lado solidário também será explorado com força este ano. Uma grande arrecadação de leite em pó será feita onde não só os participantes mas também todo o público presente será convidado a colaborar a fim de ajudar com as entidades assistenciais.


BARULHO NO PRÉDIO - O piloto brasileiro da F-1, Rubens Barrichello, fará uma aparição na famosa Times Square, em Nova York, ao lado do carro da equipe AT&T Williams ao vivo num evento de um dos seus patrocinadores, a Thomson Reuters, no próximo dia 8 de junho. O carro já está exposto no lobby da sede da Thomson Reuters, no 3 Times Square, e pode ser visto/fotografado até a próxima quarta-feira, quando Rubinho estará presente no local. Veja o vídeo da chegada do carro da Williams ao edifício da Thomson Reuters (http://blog.thomsonreuters.com/index.php/att-williams-formula-one-car-in-3-times-square/). Esse é o aniversário de 12 anos da parceria entre a consagrada equipe da F-1, AT&T Williams, e a Thomson Reuters. Para obter mais informações, visite www.thomsonreuters.com


PATROCINADORA EXCLUSIVA - A 54ª Exposição Internacional de Arte da Bienal de Veneza abre ao público em 4 de junho. Ao se tornar a patrocinadora exclusiva do Pavilhão francês, a CITROËN encontra uma nova oportunidade de reforçar as relações privilegiadas que tem com o mundo da arte por várias décadas. Para esta nova edição, é Christian Boltanski, figura importante do cenário artístico internacional, que propõe uma instalação única intitulada «Chance». A CITROËN ocupa um lugar especial na criação do automóvel. Fundada em 1919 em Paris, aos pés da Torre Eiffel, a marca nunca se desviou de sua herança: a coragem, a criatividade e o senso de inovação. Entre 1932 e 1964, é a um artista e não a um industrial que ela confia a criação de seus novos modelos. O escultor italiano Flaminio Bertoni criou alguns objetos surpreendentes, tornando-os míticos: o Traction Avant, o 2 CV e o DS. Com o DS, que Roland Barthes dedicou uma parte de seu ensaio Mythologies, a CITROËN recebeu em 1957 o prêmio de honra na Trienal de Milão. Em 1999, um júri reunido em Londres elegeu o DS como o «Melhor objeto de design mundial do século XX».


1000 MILHAS HISTÓRICAS BRASILEIRAS - A prova que acontecerá pela primeira vez no Brasil seguirá os mesmos moldes das tradicionais corridas Mille Miglia e Gran Premio Nuvolari, que acontecem na Itália, La Festa Mille Miglia, do Japão, Rallye Internacional des Alpes Historique, que ocorre na Suiça, Austrália, Itália e França e 1000 Millas Sport da Argentina. O Grupo Caltabiano está presente no evento e apoia os pilotos Carlos Cacciatore e Guilherme Leite, que competem à bordo de dois clássicos modelos MINI Cooper anos 1978 e 1980. O circuito consiste em 1700 km percorridos entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Os pilotos passarão por estradas e cidades históricas como Velho Real, Estrada dos Tropeiros e Caminho Novo. Os carros que participam da competição são clássicos de marcas consagradas como, Mercedes-Benz, MINI, BMW, MG, Rolls-Royce, Alpine, Citroen, Porsche, Volvo, Saab, Alfa Romeo, Ferrari, Lambourghini, Maserati, Jaguar, entre outros.


APÓIA RALLY - A MG Motors participou hoje pela manhã da largada do Rally 1000 Milhas Históricas Brasileiras com os modelos MGA Roadster (1958) e MGA Coupê (1959), além do modelo MG550 cedido exclusivamente à organização do evento para dar assistência aos participantes. Além disso, a marca disponibilizou um guincho plataforma para suporte durante todo o trajeto, um caminhão cegonha e equipe mecânica que vai ficar em pontos estratégicos do Rally para oferecer apoio em caso de panes ou quebras inesperadas. A competição é uma realização do MG Clube do Brasil, organização da Speed Sports e apoio da MG Motors do Brasil.


CARROS FALANTES - A Ford mostrou seus avanços na comunicação entre veículos "inteligentes" durante encontro do Projeto CoCarX (Co-operative Cars Extended), em Dusseldorf, na Alemanha. O programa, iniciado em 2009, tem como objetivo desenvolver sistemas e infraestrutura para que os veículos possam trocar informações sobre condições das pistas e do tráfego. A Ford é a primeira a usar a nova rede LTE (Long Term Evolution) para esse fim, com uma transmissão de dados muito mais rápida que os sistemas já conhecidos. Combinando sistemas locais de radiofrequência e a última tecnologia em rede de celulares, o sistema permite que um carro avise os outros sobre perigos que vão encontrar pela frente. Dois Ford S-MAX foram usados para demonstrar o seu funcionamento. Se o veículo da frente dá uma freada brusca, por exemplo, um sinal de alerta é acionado no que vem atrás, em menos de 100 milissegundos. A Ford já oferece veículos com uma série de tecnologias projetadas para detectar as condições do ambiente e dar assistência automática ao motorista. Como, por exemplo: o Active City Stop, que monitora a pista à frente e freia automaticamente no caso de uma colisão iminente; o Lane Keeping Aid, com uma câmera que detecta se um veículo sai da sua faixa e aplica uma pequena força na direção para alertar o motorista; o controle de cruzeiro adaptativo e o reconhecimento de sinal de trânsito.


ADOÇÃO DO CARRO ELÉTRICO - O Município de São Paulo, a Aliança Renault-Nissan e a AES Eletropaulo assinaram hoje um Acordo de Intenção para estudar a implantação de carros elétricos na cidade. O MOU entre a Prefeitura e a Aliança foi assinado anteriormente em abril de 2010 com o objetivo de identificar as oportunidade e soluções para a introdução e viabilidade de carros elétricos (infraestrutura, pesquisas e produtos) na cidade. São Paulo foi a primeira cidade na América do Sul a assinar um acordo desse tipo e a inclusão da AES Eletropaulo na atualização desta parceria é resultado dos estudos iniciais e um passo à frente para estabelecer o conceito de emissão zero na cidade. Entre os pontos a serem analisados pelo Município de São Paulo, AES Eletropaulo e Aliança Renault-Nissan está a implantação e a manutenção de uma rede de recarga, incentivos que facilitem a adoção de carros elétricos e campanhas educativas sobre as vantagens dos mesmos para a cidade, população e meio ambiente. Além de não emitir poluentes, veículos elétricos ajudam a minimizar os níveis de ruído típicos dos centros urbanos, tendo o potencial de melhorar não só a mobilidade urbana e a independência energética, mas também a qualidade de vida.


CHEGA ÀS CONCESSIONÁRIAS – A Ninja 250R, lançada no país em 2009, conquistou grande parte dos consumidores brasileiros. Em 2010, foram cerca de 5 mil unidades comercializadas. A Kawasaki, pensando no sucesso que modelo faz junto aos exigentes consumidores brasileiros, colocou à disposição novas opções de cores para a versão 2011. Além da tradicional Lime Green (verde), característico das motocicletas da Kawasaki, a Ninja 250R conta ainda com as cores Ebony (preta) e Pearl White (branca). Já para quem busca um visual bem mais arrojado, a fabricante coloca à venda a versão Limited Edition que apresenta a união das cores verde e preto em grafismos mais agressivos, proporcionando ao modelo um toque mais esportivo. A nova Ninja 250R também sofreu alteração em seu painel de instrumentos. Para esta nova versão, o equipamento conta com os marcadores na cor branca, substituindo o antigo fundo preto. Isso dará melhor visualização ao condutor e um aspecto ainda mais moderno a motocicleta. A nova Ninja 250R pode ser encontrada nas principais concessionárias autorizadas da Kawasaki espalhadas por todo o território nacional ao preço sugerido de R$ 16.710, enquanto a versão Limited Edition chega custando R$ 17.040 (Base Grande SP e Grande RJ, com a taxa de frete inclusa). Para as demais cidades, consulte a concessionária mais próxima.


111ª CONCESSIONÁRIA - A Nissan do Brasil inaugura nesta quarta-feira (1/6) sua maior concessionária no país. A Sinal Japan, localizada no bairro Mooca, zona leste de São Paulo, é a 111ª concessionária que contará com quase oito mil m² de área construída, sendo 1.600 m² de Show Room. A concessionária disponibilizará uma estrutura completa para oferecer toda linha de veículos zero quilômetros Nissan, semi-novos, vendas de peças e acessórios, além da prestação de serviços. Com esta inauguração, a Nissan soma 16 lojas na grande São Paulo e dá continuidade a aplicação do seu Plano de Crescimento, que através de produtos inovadores, preços competitivos e novas concessionárias visa conquistar 5% de market share até 2014. A concessionária da zona leste está em uma das regiões que mais cresce na capital paulista. “A abertura da maior revenda atual da Nissan faz parte da estratégia de preparação para a chegada do March, o primeiro popular japonês do Brasil.”, afirma Christian Meunier, presidente da Nissan do Brasil. A concessionária Sinal Japan está localizada na Av. Almirante Brasil 200 – Mooca - SP.


START! - A Iveco, quarta maior fabricante de caminhões do País, assinou ontem, quarta-feira (31/05), um convênio de cooperação com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) para a execução de projetos na área de educação, em particular o lançamento do programa Start! de pós-graduação em Engenharia Automotiva, Engenharia de Manufatura e Estratégia Empresarial Automotiva. O objetivo da parceria é desenvolver projetos de formação acadêmica e treinamento visando formar e capacitar mão de obra especializada para a Iveco. “Queremos profissionais que façam carreira na fabricante, que é a que mais cresce no setor de caminhões no Brasil”, explicou Marco Mazzu, presidente da Iveco Latin America. “Estamos próximos de anunciar um novo ciclo de investimentos e o momento é este para jovens profissionais que queiram abraçar uma carreira dinâmica numa empresa que certamente vai lhes oferecer grandes oportunidades de crescimento profissional”, disse o presidente da Iveco. “Estamos selecionando e formando hoje os futuros gestores da Iveco”, concluiu ele. A bolsa mensal é de R$ 2.387,00 e a mensalidade da pós serão pagas pela Iveco. O valor da bolsa cresce progressivamente ao longo do curso. O processo seletivo do Start! começa em junho. O site/blog www.ivecostart.com.br entrará no ar dia 6 de junho, com todas as informações à disposição dos candidatos. Serão usadas também as ferramentas de divulgação das redes sociais e o programa será apresentado às principais universidades de Minas Gerais.


VISITA O AUTOMOTIVE DESIGN NETWORK - Carlos Gomes, Presidente Brasil e América Latina da PSA Peugeot Citroën, recebeu hoje o Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho, no Automotive Design Network (ADN), o Centro Mundial de Design do Grupo PSA, localizado em Vélizy, nos arredores de Paris, na França. Durante a visita, o Governador Sérgio Cabral Filho pôde conhecer as instalações do ADN, como os estúdios de design, e ver em primeira mão alguns dos futuros lançamentos das marcas Peugeot e Citroën, inclusive novos automóveis que serão produzidos na América Latina. Eles foram apresentados por Gilles Vidal, Diretor Mundial de Design da marca Peugeot, e Thierry Métroz, Diretor Mundial de Design da marca Citroën. “Há 10 anos iniciamos a produção de veículos em nosso Centro de Produção de Porto Real e, desde então, construímos fortes laços de parceria com o Estado do Rio de Janeiro, onde também fica nossa sede para o Brasil e a América Latina. Por isso é uma honra receber o Governador Sérgio Cabral Filho em nosso Centro Mundial de Design, o ADN, que trabalha cada vez mais em sintonia com o Latin America Tech Center, o nosso Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Estilo da América Latina”, afirma Carlos Gomes.


COMPLETA 10.000 KM - Exatos 11 km após cruzar a fronteira da Nicarágua com a Costa Rica, o Palio Weekend elétrico do projeto Zero Emissão completou 10 mil km percorridos. E se comporta da mesma forma de quando era zero km. Antes da largada, nos EUA, o Palio foi submetido a 2.977 km de exaustivos testes , no Brasil e nos Estados Unidos, no intuito de observar se surgiriam problemas ou falhas, o que não ocorreu. Após sete meses nos Estados Unidos abordamos o México pela fronteira ao norte de Tijuana. A rota escolhida, rumo ao sul, foi a da Baixa Califórnia. Este trecho intercalou bom e mal pavimentos nos 1.544 km até La Paz, aonde os veículos embarcaram em um navio com destino a Mazatlán, no México continental. Ao todo foram percorridos 4.220 km em território mexicano. O motorhome e o trailer de apoio, projetados para rodar nas perfeitas rodovias dos EUA, já começaram a demonstrar um prematuro desgaste, sobretudo o trailer. Já o Fiat Palio Weekend segue intacto. Com sua plataforma e suspensões projetadas para as sofríveis estradas brasileiras, ele se sentiu em casa no México e, posteriormente, na América Central. Da Costa Rica seguiremos para o Panamá. Como não existe, até hoje, rodovia ligando a América Central à do Sul, enviaremos os veículos de navio do porto de Cristobal Colón, no Panamá, para o de Cartagena de Indias, na Colômbia. Acompanhe a expedição Zero Emissão no www.zero-emission.com.br


RODA ESPORTIVA - O Grupo Ferraro, referência nacional na fabricação de rodas de liga leve, está lançando um novo modelo de roda inovadora no mercado brasileiro. Com design moderno e esportivo, o modelo NV24 Aplik, da marca Noova, já está disponível nas lojas e traz como diferencial o conceito da personalização rápida e fácil. “A grande inovação da roda NV24 é a liberdade de estilo que o produto permite, pois o consumidor não fica limitado aos acabamentos disponíveis no mercado”, diz Fábio Magalhães, gerente de Marketing do Grupo Ferraro. A proposta é original, mas simples: a NV24 está disponível com cinco apliks na forma triangular que compõem o belo desenho da roda, e podem ser retirados e colocados de volta facilmente. Estes apliks estão disponíveis com dois acabamentos: o cromado, já pronto para ser utilizado, e o cru, que pode ser pintado na cor desejada pelo cliente. A nova roda chega às lojas com preço médio de R$ 2.100,00 (conjunto com quatro unidades) e, por enquanto, está disponível somente com cinco furos e aro 17. O modelo pode ser utilizado em carros como VW Polo, VW Golf, VW Fox, GM Vectra e GM Zafira. A versão com quatro furos, que chegará em breve ao mercado, atenderá outros veículos, sobretudo das marcas Fiat, GM e Renault.