quarta-feira, 28 de novembro de 2012
Candide lança pista de corrida do Ben 10
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Por HD PRESS ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
O universo da velocidade encanta as crianças e as pistas de corrida estão entre os brinquedos que mais fascinam o imaginário infantil. Para estimular competições saudáveis de rapidez e precisão, a Candide apresenta dentro da linha Ben 10 Ultimate Alien, o Velocidade Suprema.
O brinquedo, parte da linha Ben 10 Supremacia Alienígena, é uma pista de corrida com 232 cm de área, ele vem acompanhado por 2 carros, o Furgão do Vô Max e o Carro do Kevin de corrida, Com design exclusivo, os possantes são inspirados nos veículos dos desenhos do Ben 10 e possuem acendimento de faróis.
A pista acompanha guard rail nas extremidades para evitar que o carrinho saia da pista. O kit é composto de 37 peças. Ele utiliza 3 pilhas tamanho C. Preço Sugerido: R$ 99,99.
terça-feira, 27 de novembro de 2012
Triumph Motorcycles e Castrol firmam parceria no Brasil
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Por MCA Imprensa & Relações Públicas – Assessoria de Imprensa Castrol
O acordo faz parte do contrato mundial entre as duas marcas
e contempla o primeiro enchimento das motos que sairão da fábrica a ser
instalada em Manaus, e a recomendação dos lubrificantes Castrol para toda a
rede de concessionárias.
A marca inglesa de motocicletas, maior montadora britânica
do setor, que começará a operar em outubro, terá fábrica em Manaus e a Castrol será
a fornecedora dos lubrificantes para o primeiro enchimento das unidades
fabricadas no país.
Os modelos disponibilizados para o mercado brasileiro: a
Speed Triple, Daytona 675R, Bonneville Custom, Rocket Roadster e a Tiger 800XC
terão a recomendação dos lubrificantes Castrol.
O primeiro deles é Castrol Power 1 Racing 10W-40, óleo 100%
sintético, 4T para motos esportivas e de alta perfomance. Sua tecnologia
baseada e testada em regime de competição assegura o rendimento máximo do
motor, com excepcional poder de aceleração, garantindo a potencia nas mais
severas condições de utilização. Como toda a linha de lubrificantes para
motocicletas da CASTROL, Castrol Power 1 Racing 10W-40 conta com a exclusiva
tecnologia Trizone® que proporciona lubrificação adequada ao motor, embreagem e
caixa de marchas.
O lubrificante estará disponível em todas as concessionárias
TRIUMPH e a primeira será inaugurada também em outubro, em São Paulo.
Copa Troller: Rali em Pernambuco define os vencedores do Campeonato Nordeste
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Por Imprensa Troller
A Copa Troller promoveu no fim de semana a última etapa da
temporada 2012 do Campeonato Nordeste, que definiu os vencedores de um dos
principais ralis de regularidade do Brasil.Disputada em Recife, Pernambuco, a
prova contou com diferentes graus de desafios, em meio a belas paisagens e
muito calor, passando pelo Cabo de Santo Agostinho e Porto de Galinhas.
Promovida pela Troller, marca do grupo Ford, a competição
nasceu com o objetivo de proporcionar aos proprietários do Troller T4 a
oportunidade de testar a força e a versatilidade do utilitário off-road, que
transita à vontade nos diferentes tipos de terreno. O Campeonato Nordeste teve
cinco etapas, passando por Maranhão, Ceará, Paraíba, Bahia e Pernambuco.
"Esta temporada foi muito especial, não só por marcar a
comemoração dos 10 anos da Copa Troller, mas também pela qualidade técnica das
provas. Para o ano que vem preparamos várias novidades e com certeza teremos
mais um campeonato de sucesso", diz Carla Freire, supervisora de Marketing
da Troller.
Superação e emoção
Os campeões festejaram a conquista, valorizando o clima de
confraternização e esportividade que é a essência da Copa Troller. Na categoria
Master a vitória foi da dupla Kwong Yiu Fai e Matheus Galvão, que garantiu a
taça com apenas um ponto de vantagem sobre o segundo colocado. "O que fez
a diferença foi a nossa regularidade, sem altos e baixos durante a temporada.
Cometemos alguns erros, mas no final deu tudo certo", comemorou o
navegador Matheus.
Na categoria Graduados, os vencedores foram Ricardo Lira e
George Pereira. "Chegamos à última etapa cinco pontos atrás do líder, mas
nos esforçamos e conseguimos reverter. Para o ano que vem, nossa expectativa é
subir para a categoria Master e continuar conseguindo bons resultados",
disse Ricardo.
Agripino Elias e André Elias, pai e filho, conseguiram
segurar sua vantagem e ficaram com o título da categoria Turismo. "Foi
muito especial para nós conquistar a Copa Troller nessa temporada tão
importante de comemoração de 10 anos. Meu pai foi um dos pioneiros desse
campeonato e poder iniciar e encerrar o ano com vitória não poderia ser
melhor", festejou o navegador André.
Confira os vencedores
do Campeonato Nordeste 2012 da Copa Troller.
Categoria Master
1º) Kwong Yiu Fai / Matheus Galvão Fialho Rocha
2º) Terêncio Félix/ Bruno Dantas Santos
3º) Tuninho Sales/ Wellington Rezende
Categoria Graduados
1º) Ricardo Lira Cirne/ George Pereira de Azevedo Maia
2º) Tennyson Brito Holder/ José Eriberto da Rocha Junior
3º) Ciro Juca de Oliveira/ Luan Dutra Duarte
Categoria Turismo
1º) Agripino Elias Gomes de Araujo/ André Elias Carvalho
2º) Bruno Campos de Oliveira/ Aristóteles Neto
3º) Sabino Albuquerque Junior/ Lauro Barini Junior
Volvo inaugura concessionária exclusiva para ônibus
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Por Volvo do Brasil - Assessoria de Imprensa – Comunicação Corporativa
A Nórdica, concessionária Volvo, está inaugurando a primeira
casa exclusiva para ônibus do país. A nova concessionária fica em Curitiba, no
Paraná, e foi aberta para atender ao aumento da demanda por serviços de ônibus
na cidade e região. “Garantir um atendimento de alta qualidade aos nossos
clientes é prioridade da Volvo. Estamos reforçando nosso compromisso de
oferecer soluções completas e diferenciadas aos empresários de transporte de
passageiros”, afirma Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin
America.
A frota de ônibus da
marca na região cresceu significativamente nos últimos anos. Além disso, houve
a incorporação dos ônibus híbridos ao sistema de transporte urbano de Curitiba
em outubro deste ano. “Acreditamos que era o momento de termos uma casa 100%
dedicada a ônibus. Com o aumento do volume de negócios, há a necessidade de
investir em serviços de pós-venda para continuarmos oferecendo conforto,
agilidade e qualidade no atendimento aos nossos clientes”, diz Paulo Roberto
Pizani, diretor do Grupo Nórdica.
A Nórdica Ônibus tem 3.400 m² de área construída e 28.000 m²
de área para manobra e estacionamento. O espaço conta com 11 estações de
trabalho com 40 metros de comprimento cada e capacidade para atender até 33
veículos simultaneamente. As oficinas
são modernas e equipadas com um conjunto de elevadores para suspender ônibus,
inclusive articulados e biarticulados, o que oferece melhor visualização da
parte mecânica do chassi e melhor ergonomia para o trabalho. Outro diferencial
é uma oficina exclusiva para os ônibus híbridos.
A nova casa possui uma equipe de 26 funcionários, sendo que
14 são técnicos (mecânicos, eletricistas e mecatrônicos), para atender tanto
aos clientes de Curitiba e região quanto os veículos de clientes de outros
estados que estejam de passagem pela cidade. Para os serviços e demandas de
média complexidade, a Nórdica mantém ainda três oficinas móveis, o Nórdica
Express, que vai até a garagem dos clientes. A nova concessionária fica na Rua
Mário Dymas, 801, no Contorno Sul, no KM 598 da BR 376.
segunda-feira, 26 de novembro de 2012
Informe Publicitário - Escolha o pneu certo para o seu veículo com a ajuda da Michelin
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Quer
saber qual o pneu ideal para o seu veículo? É simples, com a ajuda da Michelin,
a fabricante de pneus mais conhecida no mundo criou uma ferramenta que o
auxilia na escolha do pneu ideal e recomendado para o seu veículo. Para saber
mais, basta acessar o site oficial da empresa no endereço eletrônico www.michelin.com.br.
Fácil e rápido de consultar, o consumidor precisa selecionar as informações
referentes ao seu veículo (marca, modelo, ano e série) e recebe como resposta
as opções de pneus recomendadas para ele. Assim que surgir na tela as
informações necessárias o consumidor pode ainda, no próprio site, buscar uma
revenda autorizada mais próxima onde poderá comprar, instalar, alinhar e
balancear os pneus com serviço de qualidade. Simples assim. Está esperando o
que para começar a aumentar a segurança do seu carro?
sábado, 24 de novembro de 2012
Harley-Davidson abre sua primeira concessionária no Nordeste
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Por Assessoria de imprensa da Herley-Davidson
A Harley-Davidson inaugura oficialmente sua primeira concessionária na região Nordeste, a Newroad Harley-Davidson, em Fortaleza, Ceará. Localizada no bairro de Meireles, a concessionária foi desenvolvida dentro dos padrões mundiais da marca e busca oferecer uma experiência premium aos clientes da região.
“A cidade de Fortaleza, assim como todo o Nordeste, é um dos grandes pólos consumidores do mercado de duas rodas no Brasil. A região vem apresentando um crescimento econômico maior que a média brasileira, o que a torna um mercado potencial para as motocicletas premium. Queremos oferecer aos clientes e fãs locais um ponto de encontro para trocarem experiências e fazerem novas amizades”, afirma Longino Morawski, diretor-superintendente Comercial da Harley-Davidson do Brasil.
A concessionária oferece uma infraestrutura completa aos clientes e visitantes, que inclui oficina, showroom de novas motocicletas e loja de MotorClothes® e acessórios. A Newroad Harley-Davidson conta com cerca de 20 colaboradores diretos e seis indiretos, porém, a ideia é aumentar esse quadro em um curto espaço de tempo.
Segundo dados de emplacamento da Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores -, no acumulado de janeiro a outubro de 2012, o mercado de Fortaleza emplacou 525 motocicletas acima de 600cc, número 61% acima do mesmo período de 2011, o que mostra o potencial da região.
Para ganhar agilidade no atendimento aos clientes da cidade, a concessionária iniciou suas operações no fim de outubro deste ano e já atendeu cerca de 50 motocicletas em seu centro de serviços, que conta com quatro boxes de atendimento. Além disso, desde que abriu suas portas, no fim de outubro, a concessionária já comercializou várias motocicletas.
A Newroad Harley-Davidson pertence ao Grupo Newland, fundado em 1992 e que atua no setor automotivo desde então, representando diversas marcas em Fortaleza e Juazeiro do Norte, no Ceará; Teresina, no Piauí; e Brasília, no Distrito Federal. “Nosso grupo sempre teve um espírito pioneiro e empreendedor. Por isso, estamos muito felizes por ser a primeira concessionária Harley-Davidson na região Nordeste. Trabalhar com essa marca centenária, que reúne paixão, fidelidade e estilo de vida, tem sido uma experiência fantástica e o mercado de Fortaleza e região tem muito potencial”, afirma Ronaldo Munhoz, sócio do Grupo Newland.
Além dos serviços de vendas e pós-vendas, a concessionária, assim como todas as outras que operam no Brasil, é um local para encontro dos motociclistas e um espaço de eventos do H.O.G. (Harley Owners Group), o clube exclusivo de proprietários de motocicletas Harley-Davidson, que já conta com mais de 13.000 membros no País.
Newroad Harley-Davidson
Avenida Senador Virgílio Távora, 554, Meireles
Fortaleza – CE
Telefone: 85 3133-4750
GM eleita “Empresa do Ano de 2012” no setor automotivo brasileiro
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Por General Motors do Brasil
A General Motors do Brasil foi eleita a “Empresa do Ano” de 2012, principal atributo definido por um júri especial de executivos notáveis do setor automotivo brasileiro, como parte do “Prêmio Autodata 2012”. Em sua décima terceira edição, a GM foi o grande destaque do evento anual de reconhecimento das empresas e personalidades do setor, conquistando também os prêmios nas categorias “Montadora de Automóveis e Comerciais Leves”, “Veículo Automóvel” - com o modelo Chevrolet Cruze-, e “Exportador”, graças às exportações de serviços de engenharia.
“Temos grande satisfação em receber este prêmio, justamente no ano em que consolidamos um amplo programa de investimento da ordem de R$ 5,3 bilhões, para o período de 2008 a 2013, que permitiu ampliar e modernizar as nossas fábricas, além de lançarmos sete modelos Chevrolet totalmente novos neste ano de 2012”, destacou Marcos Munhoz, vice-presidente da GM do Brasil, no evento realizado na noite desta quinta-feira (22/11/2012), em São Paulo.
O executivo acrescentou que a GM do Brasil mudou totalmente seu perfil e, “se antes tropicalizávamos os modelos vindos do exterior, hoje temos ‘expertise’ para criarmos novos veículos, desde sua concepção até a sua manufatura final, a exemplo da nova S10, além do Spin, Cobalt e Onix. Alguns destes modelos já estão sendo vendidos em mais de 40 países no mundo, o que demonstra a capacidade da engenharia brasileira da GM”. A GM do Brasil completará, em 26 de janeiro de 2013, 88 anos de atividades no país.
Os prêmios da GM
Grande vencedora do Prêmio Autodata 2012, a GM conquistou o maior prêmio do evento deste ano, ou seja “Empresa do Ano”, em escolha feita por um júri de executivos notáveis do setor automotivo, que atuaram em empresas e também na Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, como André Beer, Luiz Adelar Scheuer, Luiz Carlos Mello, Francisco Bueno e Jacy de Souza Mendonça. Esta escolha foi feita como um “tributo especial”, dentre todos os vencedores das 21 categorias empresariais integrantes do prêmio.
A GM também venceu a categoria “Montadora de Automóveis e Comerciais Leves”, principalmente pelo fato de ter modernizado e expandido suas atividades industriais, especialmente nas unidades de São Caetano do Sul e José dos Campos, no estado de São Paulo, e Gravataí, no estado do Rio Grande do Sul. Além disso, a GM também construiu uma nova fábrica de motores e cabeçotes em Joinville, no estado de Santa Catarina, que será inaugurada oficialmente nos próximos meses.
O outro prêmio foi conquistado pelo modelo Chevrolet Cruze, na categoria “Veículo Automóvel”, que somou-se ao quarto prêmio, na categoria “Exportador”, área em que a GM se destaca há alguns anos com a exportação de serviços de engenharia para outras unidades da GM no mundo, trabalho feito a partir dos centros de design e de engenharia, localizados em São Caetano do Sul e que conta com cerca de 2.500 engenheiros, designers e técnicos.
Scania lança primeiro caminhão 6x2/4 do Brasil
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Por Scania - Assessoria de Comunicação
A Scania inova mais uma vez o mercado ao apresentar o pioneiro caminhão de especificação 6x2/4, que reduz os custos operacionais do cliente. O modelo é oferecido nas opções de cabines P, G, R e Highline, e potências de 360, 400, 440 e 480cv. Uma das versões do novo veículo, o P 360, destinado ao segmento de transporte de automóveis (cegonha) tem a exibição de estreia na 15ª Exposição de Transportes, que será realizada até sábado (24), no Pavilhão Vera Cruz, em São Bernardo do Campo (SP).
“A Scania tem por filosofia mundial a evolução constante dos produtos, serviços e tecnologias que disponibiliza. Estamos lançando mais uma gama de caminhões que elevam a rentabilidade da operação”, afirma Victor Carvalho, gerente de Vendas de Veículos da Scania do Brasil. “Seguimos nossa tradição de ouvir as necessidades do mercado e, com a pioneira configuração 6x2/4, a Scania oferece um novo patamar de eficiência aos clientes que atuam no transporte rodoviário.”
Para reduzir os custos operacionais, o Scania 6x2/4 inclui uma série de benefícios para o comprador. Ele aumenta a capacidade de carga para serviços que necessitam de maior volume (a exemplo baú, sider, carga seca e tanque), permite que o veículo tracione implementos mais longos dentro das limitações da legislação, além de trafegar em menor raio de giro e com menos pneus no solo (dois a menos que o 6x2 tradicional), evitando o desgaste desnecessário desse componente. O raio de giro com apenas dois pneus torna melhor a dirigibilidade na retirada/entrega em grandes cidades.
“Em muitos serviços, a tração 4x2 não atende à demanda do cliente, e a 6x2 fica acima do necessário. Por isso, pensamos na 6x2/4, que proporciona ao cavalo-mecânico seis pontos de apoio, dois de tração e quatro direcionais”, explica Celso Mendonça, gerente de Pré-Venda da Scania do Brasil. “Nela, o eixo de rodado simples direcional fica na frente do eixo de tração. No 6x2 convencional o eixo de apoio de rodado duplo fica atrás do eixo de tração, enquanto o 6x2/4 permanece sem o eixo de apoio.”
O lançamento da Scania sai de fábrica com entre-eixos de 4.050mm, distância entre eixo de apoio e tração de 1.250mm e entre eixos direcionais de 2.800mm. Além de capacidade de carga de 19,5 toneladas. Os freios são a disco com EBS, sistema de alta performance de frenagem. A suspensão dianteira possui molas parabólicas e a traseira é pneumática (dois bolsões), com balança digital no painel. Ele carrega dois tanques de alumínio com capacidade de 175 e 300 litros, o que permite autonomia de mil quilômetros.
No completo pacote de opcionais estão disponíveis rádio, ar-condicionado, Scania Driver Support (computador de bordo que auxilia o motorista de forma constante com dicas no painel para melhorar a condução, aumentar a segurança e diminuir o consumo de combustível), além da caixa automatizada Scania Opticruise. Em sua terceira geração, o novo câmbio recebeu um software ainda mais inteligente. O sistema escolhe a melhor marcha a ser utilizada em cada situação e faz a leitura da topografia e do comportamento do motorista. O resultado é mais eficiência, produtividade e ergonomia.
P 360, perfeitamente adequado ao transporte cegonheiro
O público e os clientes que prestigiarem a 15ª Exposição de Transportes poderão conferir todas as vantagens do P 360 6x2/4. A especificação dispensa adaptações no transporte de automóveis. O P 360 6x2/4 está equipado com motor DC13 de 360cv de potência, que desenvolve potência máxima de até 1.900 rpm e torque de 1.850Nm até 1.300 rpm. A caixa de transmissão comporta 12 velocidades, mais duas superlentas.
“Desenvolvemos um profundo estudo sobre o mercado cegonheiro e há uma tendência de crescimento do tamanho dos veículos vendidos no Brasil e do peso das unidades”, revela Mendonça. “Nosso desafio foi criar uma solução tecnicamente viável, respeitando os limites de tonelagem e comprimento dos implementos já existentes.” A nova configuração propicia um aumento de 3,5 toneladas em comparação à tração 4x2 e não deixa espaços vazios, o que garante maior estabilidade à composição.
Os membros do Sindicato Nacional dos Cegonheiros, organizador do evento, foram os primeiros a conhecer o veículo. “Com um eixo a mais, esse caminhão facilita nosso trabalho. Ele foi feito sob medida para o cegonheiro”, diz José Cavalcante da Silva, vice-presidente da entidade.
“A Scania inovou e desenvolveu um produto que atende ao nosso setor, eliminando o problema de excesso de peso da balança. Na pista de testes, o caminhão mostrou que é muito bom, principalmente o câmbio automatizado Opticruise. Outro item de que gostei é o painel, que traz uma série de informações para o motorista”, afirma Gilmar Donizete da Silva, diretor executivo efetivo do sindicato.
Serviço:
15ª Exposição de Transportes
Data: até 24 de novembro de 2012, das 15h às 22h
Local: Pavilhão Vera Cruz (Av. Lucas Nogueira Garcez, 856, S. Bernardo do Campo - SP).
sexta-feira, 23 de novembro de 2012
Pósitron dá dicas de como prolongar a vida útil do CD e DVD player
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Por Assessoria de Imprensa da PST Electronics/Pósitron
Pequenos cuidados com o carro podem fazer a diferença quando o assunto é a longevidade de aparelhos de CD e DVD player. Pensando nisso, a Pósitron, marca da PST Electronics, e líder em segurança automotiva, é referência no desenvolvimento de soluções tecnológicas em eletrônica para automóveis e motocicletas e serviços de rastreamento e monitoração veicular, apresenta algumas dicas de como prolongar a vida útil dos CDs e DVDs players.
Segundo o consultor técnico da PST Electronics, Ademir Cravo, "além da qualidade do produto, alguns cuidados simples podem ser essenciais para aproveitar ao máximo seu aparelho, entre eles, os inimigos mais comuns dos CDs e DVDs players estão a umidade e poeira, assim como mídias de má qualidade – como discos de CD e DVD falsos - que forçam o canhão, responsável pela leitura das mídias. Caso o contato com a poeira e umidade seja inevitável, é aconselhável usar os conhecidos CD´s de limpeza de lente para amenizar o problema."
Um fator que geralmente passa despercebido, mas que pode trazer estragos, é a calibragem dos pneus. Quando muito altas, com excesso de pressão, podem prejudicar o mecanismo de amortecimento do leitor, uma vez que ele passa a vibrar mais do que o normal, o que prejudica a longevidade do produto.
Manter a parte elétrica do veículo em dia também é um bom meio de aumentar a durabilidade dos aparelhos. Isso porque, quando a parte elétrica está prejudicada, a alimentação sofre alterações, o que pode acarretar em desligamento do aparelho sozinho, principalmente durante o processo de partida do veículo.
Mídias removíveis, como pen drives, pedem um cuidado especial. É aconselhável fazer uso de uma mídia que contenha apenas arquivos de áudio e vídeo, evitando os famosos vírus, que podem prejudicar o funcionamento do equipamento e até mesmo estragá-lo completamente.
O consumidor também deve evitar deixar os discos de CD e DVD dentro do veículo, isso porque a alta temperatura interna, principalmente com o carro parado sob ação do Sol, deteriora os discos.
Já na hora de instalar o aparelho, recomenda-se observar e utilizar o ângulo máximo de inclinação, aquele sugerido pelo fabricante, pois isso evita que a reprodução de músicas ou vídeos seja interrompida durante as vibrações que ocorrem geralmente quando o veículo passa por buracos ou vias de paralelepípedos.
Ao escolher um alto-falante, o melhor a fazer é verificar se o modelo a ser instalado tem a mesma impedância – oposição à passagem de corrente elétrica - que o aparelho suporta, pois se a mesma for diferente do que está especificado no manual, a saída de áudio do aparelho de som poderá ser danificada, por conta do excesso de corrente.
Fábrica de Motores da PSA Peugeot Citroën no Brasil completa 10 anos
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Por Peugeot Citroën do Brasil Automóveis - Comunicação e Imprensa
A PSA Peugeot Citroën está completando 10 anos de produção de motores no Brasil. Há uma década foi inaugurada a Fábrica de Motores de Porto Real, unidade industrial que integra o Centro de Produção de Porto Real, no estado do Rio de Janeiro, e produz propulsores para veículos das marcas Citroën e Peugeot feitos na América Latina. Trata-se de uma fábrica extremamente eficiente, considerada mundialmente um modelo dentro do Grupo PSA, e que iniciou neste ano de 2012 a produção de dois novos e modernos motores desenvolvidos no Brasil:
· Motor EC5 1.6 16V – primeiro motor flexfuel brasileiro de série a eliminar o tanquinho de gasolina e a ter bomba de óleo variável, entre outras inovações tecnológicas.
· Motor TU4 1.5 – repleto de equipamentos modernos, garante ao Novo Citroën C3 a nota A na etiqueta de eficiência energética do Inmetro.
Estratégica para a consolidação da PSA Peugeot Citroën no mercado nacional nos últimos anos, a Fábrica de Motores de Porto Real é uma peça fundamental para os planos de crescimento do Grupo para o futuro no Brasil e na América Latina. Desde sua inauguração em 2002 até hoje, a unidade industrial já produziu cerca de 1,4 milhão de motores, sendo que 35% deste total foram exportados.
“A eficiência e a flexibilidade de nossa Fábrica de Motores de Porto Real nos dá a base para sustentar o nosso plano de lançamento de novos veículos nos mercados brasileiro e latino-americano. Neste ano, apresentamos novos e modernos motores nacionais e isso só foi possível pela qualidade de produção desta unidade industrial”, afirma Carlos Gomes, Presidente Brasil e América Latina da PSA Peugeot Citroën. “Estes novos motores apresentam recursos tecnológicos, alguns inéditos no Brasil, que contribuem de forma significativa para reduzir o consumo e as emissões de CO2, demonstrando que estamos alinhados com os objetivos do país de tornar cada vez mais eficientes os automóveis produzidos localmente”, completa Carlos Gomes.
Projetada inicialmente para produzir 50 mil motores por ano, a Fábrica de Motores de Porto Real desenvolve um trabalho de formação de pessoal e uso das melhores práticas de processos e produção do Sistema de Excelência PSA (PSA Excellence System) que a tornaram uma referência operacional dentro do Grupo PSA em todo o mundo. O resultado é um aumento constante em seu volume de produção sem a necessidade de grande ampliação de sua superfície física. O maior ganho de área aconteceu com a abertura, em 2009, da Unidade de Usinagem, que é instalada em um prédio próprio e usina blocos de ferro fundido e cabeçotes de alumínio para motores de 1,6 litro.
No ano passado, como parte do plano de investimentos de R$ 3,7 bilhões que a PSA Peugeot Citroën está fazendo no Brasil entre 2010 e 2015, a Fábrica de Motores teve sua capacidade de produção ampliada de 220.000 para 280.000 unidades por ano dos motores 1.4, de 8 válvulas, 1.5, de 8 válvulas, e 1.6, de 16 válvulas, flexfuel e a gasolina. Para isso, recebeu novos equipamentos; ganhou novos postos de trabalho; e investiu em melhoria contínua dos processos de fabricação, qualidade e segurança.
“Nesta primeira década de atividades, crescemos unindo equipamentos modernos e processos eficientes com a competência de nossa equipe da Fábrica de Motores. Para o futuro, sabemos que temos muitos desafios, mas nossos colaboradores estão motivados para continuar nesta trajetória de evolução constante que se reflete na qualidade dos motores produzidos no Brasil e que equipam nossos automóveis”, diz Eduardo Chaves, Diretor da Fábrica de Motores de Porto Real.
Ficha Técnica – Fábrica de Motores de Porto Real
Inauguração: 2002
Localização: Centro de Produção de Porto Real (RJ)
Funcionários: 400
Produtos:
Motores 1.4 8V, 1.5 8V e 1.6 16V flexfuel e a gasolina (para exportação)
Bloco de ferro fundido para motor 1.6 16V
Cabeçote de alumínio para motor 1.6 16V
Carros equipados com motores de Porto Real (produtos nacionais e estrangeiros):
Peugeot: 207, 207 SW, 207 Passion, Hoggar, 308, 408 e Partner
Citroën: C3, Aircross, C3 Picasso, C4 e Berlingo
Capacidade de produção: 280.000 motores por ano
A PSA Peugeot Citroën no Brasil
Segunda maior montadora da Europa, a PSA Peugeot Citroën está presente industrialmente no país desde 2001, quando foi inaugurado o Centro de Produção de Porto Real, inicialmente apenas com a Fábrica de Veículos. Atualmente, a unidade industrial produz os veículos Peugeot 207, 207 SW, 207 Passion e Hoggar e os Citroën C3, Aircross e C3 Picasso e também os motores de 1,4 litro, 1,5 litro e 1,6 litro flexfuel e a gasolina (para exportação).
No Brasil, o Grupo PSA conta ainda com a sede de um dos seus centros mundiais de Pesquisa, Desenvolvimento e Estilo: o Latin America Tech Center. Ele é dividido em três unidades que trabalham interligadas entre si e em contato com os outros Centros do Grupo na França e na China. No total, somando as atividades industriais, comerciais e de Pesquisa & Desenvolvimento, a PSA Peugeot Citroën possui cerca de 5.500 colaboradores efetivos no país.
DEKRA lista mitos e verdades sobre conservação do veículo
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Por Assessoria de Imprensa do Grupo DEKRA
É muito comum ouvir por aí conselhos que ditam as melhores maneiras de o motorista conservar e dirigir seu carro. Embreagem, motor, chuva, buracos, combustível, limpeza, bateria: afinal, como saber o que é verdade e o que é mentira entre os vários mitos que rondam o universo automotivo?
Para auxiliar o motorista com estes dilemas, Luis Carlos Neca, diretor de varejo da DEKRA – multinacional alemã líder em serviços para o mercado automotivo –, levantou alguns dos conselhos mais recorrentes do dia a dia para, de uma vez por todas, esclarecer como proceder nestas distintas situações.
1. Carros movidos à gasolina funcionam se abastecidos com álcool ou diesel.
Com álcool, verdade; com diesel, mito. No entanto, é preciso fazer algumas alterações para não prejudicar o motor.
2. Não se deve encher o tanque de combustível até a boca.
Verdade. Não é aconselhável, pois o excesso de combustível vai para o “cânister”, uma peça que é projetada apenas para receber os gases do tanque.
3. Lavar o motor pode trazer problemas ao seu desempenho.
Verdade, pois há grandes chances de estragar equipamentos elétricos e eletrônicos.
4. Antes de comprar um veículo usado, basta procurar um mecânico de confiança para avaliar o bem.
Mito. Hoje em dia, muitos itens se escondem por trás de uma boa aparência. O mecânico poderá dizer sobre o aspecto funcional do veículo, mas não saberá informar sobre seu histórico como, por exemplo, se há queixa de roubo ou furto em aberto; se ele já foi batido; se possui multas; se sua quilometragem é original; entre outros. O ideal é que uma empresa especializada faça uma avaliação detalhada do veículo. A DEKRA oferece esse serviço de auxilio na compra ou venda de um veículo em âmbito nacional.
5. Deve-se pisar na embreagem antes de ligar o motor.
Verdade. Apesar de os manuais não citarem, esse procedimento livra o motor do câmbio e deixa de sobrecarregá-lo.
6. É melhor passar com uma roda de cada vez sobre lombadas ou valetas.
Mito. Isso faz com que haja torção da carroceria, prejudicando o monobloco. Esta prática é uma das principais responsáveis por aqueles “barulhinhos” indesejados no veículo.
7. Não se deve descansar o pé sobre o pedal da embreagem e a mão sobre a alavanca do câmbio enquanto está dirigindo.
Verdade. Proceder deste modo causa desgaste prematuro do sistema e das engrenagens.
8. Hoje é obrigatório fazer a vistoria de transferência de proprietário.
Verdade. Em alguns estados do Brasil o Detran exige esta vistoria. O ideal é verificar direto com o órgão de cada região se a regra é válida na cidade de interesse. Algumas empresas, como a DEKRA, possuem redes licenciadas para realizar este tipo de serviço, porém alguns estados exigem que ele seja feito pelo próprio Detran.
9. O ideal é acionar a embreagem ao passar por um buraco.
Verdade. Ao acionar a embreagem em situações como esta, o motorista livra o câmbio, o que diminui o risco de dano às peças. O correto é frear o máximo possível e soltar o carro ao chegar próximo ao buraco, evitando avarias no freio também.
10. Descer uma ladeira com o carro desengatado economiza combustível.
Mito. Isso ainda é perigoso, pois o carro perde aderência.
11. A remarcação do chassi deprecia o veículo.
Verdade, a desvalorização do bem pode ser de até 30%. Na maioria dos casos, o chassi oxidado pode ser recuperado com um processo de revitalização, evitando assim a sua desvalorização.
12. É confiável comprar veículos usados pela internet, pois há a foto do bem comprovando seu estado.
Mito. A foto de um veículo em bom estado pode ocultar armadilhas “invisíveis”, por isso é importante levantar informações sobre o carro de interesse antes de efetuar a compra.
A Checkauto disponibiliza uma consulta online que traz mais de 40 informações sobre o histórico do veículo, como adulteração de quilometragem; multas e débitos em aberto; histórico de acidentes; entre outras. Com elas em mãos, a negociação fica muito mais segura, o que evita grandes prejuízos.
“Ficar atento a estes detalhes pode fazer uma grande diferença na conservação e segurança do veículo, aumentando sua a vida útil. Porque são situações como estas, simples e corriqueiras, que mais trazem desgaste às peças e componentes do automóvel”, conclui o especialista.
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