sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Avaliação – Nissan Tiida Sedan 1.8 16v 2010


Por Marcus Lauria (texto e fotos)

Apresentado inicialmente como Dodge Trazo, no Salão do Automóvel de São Paulo de 2008, quando a montadora japonesa tinha uma parceria com a marca norte-americana. O Nissan Tiida sedan chega ao mercado nacional com um apelo de marketing focado em suas vendas nos Estados Unidos, aonde foi o veículo mais vendido de sua categoria em 2009 e continua na liderança este ano. O modelo é produzido na mesma fábrica do Sentra e do Tiida hatch, em Aguascalientes no México. O sedan oferece muito espaço interno, um porta-malas amplo, bom desempenho e preço competitivo, além de disponibilizar uma garantia de três anos. sem limite de quilometragem. O Tiida sedan chega para ocupar uma faixa de preços inferior a do Tiida Hatch e para atuar em uma nova faixa de preços, entre R$ 41 mil e R$ 49 mil.



O Tiida sedan é mais barato que a versão hatch, mas também vem menos equipada. O Sedan chega equipado com ar-condicionado; computador de bordo; sistema de áudio com rádio AM/FM e toca-Cd com MP3; entrada auxiliar para iPod; relógio digital integrado; display de LCD para exibir informações das estações de rádio e do disco de Cd (faixa, tempo, etc); quatro alto-falantes; alarme com acionamento por controle remoto (keyless); imobilizador do motor; vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico e dispositivo “um toque” para o motorista; travamento central das portas; travamento automático das portas com o carro em movimento e regulagem elétrica dos espelhos retrovisores. Porém ficam faltando as rodas de liga leve, que nessa versão vem equipado com rodas de ferro cobertas por calotas plásticas, um absurdo, se levar em conta o valor do carro. Como itens opcionais, que podem ser adquiridos nas concessionárias da marca, estão disponíveis: jogo de rodas liga leve “Spoke” (R$ 1499), navegador GPS (R$ 950) e diversos tipos de jogos de tapetes (que variam de R$ 46 a R$ 233).



Por fora a mudança fica por conta do porta-malas, que deixou o seu design com um gosto duvidoso, as linhas retas da dianteira não casam bem com as linhas sóbrias da traseira. Mas com o tempo se acostuma e esse detalhe fica como segundo plano para quem usa o carro no dia-a-dia. Na parte interna os bancos macios ajudam no conforto do dia-a-dia e em viagens mais longas, só ficou faltando o ajuste de altura do banco do motorista, que faz muita falta para conseguir uma posição mais aconchegante para conduzir o carro. A posição de dirigir é fácil de achar, mas se o volante tivesse a regulagem de profundidade, além da de altura melhoraria bastante neste aspecto. O entreeixos de 2.600 mm ajuda quem vai atrás, não falta conforto, com bancos feitos de espuma de dupla espessura em veludo macio, além do espaço para as pernas, que sobra. A Nissan ficou devendo na ergonomia em alguns detalhes internos, como o ajuste dos espelhos retrovisores elétricos, que fica sob o painel, próximo a porta do motorista, se perde um tempo tentando achar o local correto para o ajuste, assim como a luz interna do carro, que fica no centro, entre os bancos dianteiro e traseiro, sendo necessário desviar a atenção do volante, caso seja necessário utilizar a luz à noite e em movimento. O seu porta-malas possui 467 litros de capacidade, suficiente para carregar a bagagem de até quatro pessoas sem aperto.


O Tiida sedan vem equipado com um motor 1.8 16V flex de última geração, o mesmo utilizado na versão hatch e no monovolume Livina, o propulsor rende 126 cavalos de potência com etanol e 125 cv quando abastecido com gasolina, sempre a 5.200 rpm, quando entrega 17,5 kgfm de torque a 4.800 rpm com qualquer um dos dois combustíveis. Aliás, esse motor é mais que suficiente para o Tiida sedan, não falta força para carregar os 1.176 kg do carro. As acelerações são um pouco ásperas em alguns momentos, o motor é bem barulhento e invade o habitáculo o tempo todo, talvez uma proteção acústica mais caprichada cairia bem para o sedan. O consumo médio, em trajeto 100% urbano o Tiida sedan avaliado fez a média de 7,5 km/l, sempre com etanol no tanque, permitindo percorrer um pouco mais de 250 km, marcados no computador de bordo. Em conjunto com o motor está o excelente câmbio manual de seis marchas, que funciona da mesma forma que o modo overdrive encontrado em alguns câmbios automáticos, visando a economia de combustível, que pude comprovar em um trajeto em pista plana, sem trânsito, aonde o computador de bordo chegou a marcar uma média de 8,1 km/l. A suspensão rígida ajudou bastante nas curvas mais fechadas, em pequenos trecho de serra, percorridos no Alto da Boa Vista, no Rio de Janeiro, aonde o teste foi realizado. Na frente o Tiida sedan utiliza o sistema independente tipo McPherson, com barra estabilizadora, subchassi isolado e mola espiral de compensação. Enquanto que para o eixo traseiro foi instalado um eixo de torção, barra estabilizadora, coxim do eixo de suporte e amortecedores com ‘ripple control’, que na prática ficou devendo um pouco, já que o sedan teimou em sair de traseira em curvas mais fechadas. Porém, nas manobras o motorista tem a facilidade da direção com assistência elétrica variável (EPS), que segunda a marca, colabora para redução do consumo de 3% quando comparada aos sistemas hidráulicos. Com um diâmetro de giro de somente 10,4 metros, em locais mais apertados, as manobras ficam mais complicadas.


Vendido em versão única, o Tiida seda custa R$ 44.500 e vem com uma boa lista de itens de série, já citados acima na matéria. A Nissan destaca o baixo custo de manutenção do modelo, onde o futuro proprietário terá que seguir um plano de revisões a cada 10 mil km até a revisão de 80 mil km, gastando um total de R$ 1.918 (mão-de-obra não inclusa). Se isso realmente for cumprido pelas concessionárias, a desvalorização do carro pode ser reduzida, comparado a concorrência. Que em falar em concorrentes, a própria montadora diz que o Tiida sedan chega para disputar mercado com o com os sedans médios, Chevrolet Astra Sedan e o Peugeot 307 Sedan e com os sedans compactos topo de linha, como Peugeot 207 Passion, VW Polo Sedan e Fiat Siena. É esperar para ver a reação do consumidor e esperar a reação da concorrência. O Tiida sedan é um carro agradável de dirigir, espaçoso e bem equilibrado.



*FICHA TÉCNICA:

MOTOR: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, gasolina/álcool, 1.798cm³ de cilindrada, que desenvolve 125cv (g)/126cv (a) de potência a 5.200rpm e torque máximo de 17,5kgfm (g/a) a 4.800rpm

TRANSMISSÃO: Tração dianteira, câmbio manual de seis marchas

DIREÇÃO: Elétrica com assistência variável

FREIOS: Discos dianteiros e tambores traseiros

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS: Dianteira, independente, tipo McPherson, com barra estabilizadora; traseira, eixo de torção com barra estabilizadora/roda de aço/5,5 x 15 polegadas/185/65 R15

CAPACIDADES: Tanque, 52 litros; porta-malas, 467 litros; de carga (passageiros e bagagem), 520 quilos; peso, 1.176kg

DIMENSÕES: (A x B x C x D x E) (m) (*): 4,47 x 1,69 x 1,54 x 2,60 x 2,04

DESEMPENHO: Velocidade máxima (km/h) 194 (g)/195 (a) / Aceleração até 100km/h (s) 9,7 (g)/ 9,6 (a)

CONSUMO:
Cidade (km/l) 11,7 (g) / 7 (a)
Estrada (km/l) 16 (g) / 9,6 (a)


PREÇO: O Nissan Tiida Sedan 1.8 16V é vendido em versão única por R$ 44.500.

* Dados de fábrica

39 comentários:

  1. Gostei mto do carro, e com certeza tem força sufuciente para brigar com os nacionais.

    Esse valor de manutenção é perfeito.

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  2. gostei do carro, mas um carro desse porte e valor ser vendido com rodas de aço é de uma economia besta demais ...

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  3. Parabéns à reportagem e principalmente pelas belas imagens. Eu comprei um mas ainda não o recebi. Li muitas matérias e mais pelo custo beneficio do que pela beleza eu resolvi fazer esta aposta.

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  4. Eu acho o carro com DESIGN ultrapassado !!! Muito meio "quadrado", apesar de estas linhas estarem "parecendo" estar de volta, não gosto...O interior, os plasticos do painel, o próprio painel, console central são extremamente simples e "lembram carros mais idosos" Nissan cuidado, o carro não deve pegar não...Sabem mesmo o que o carro me lembra? Aqueles carros "russos populares" feios e sem interesse nenhum em beleza.

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  5. Pessoal, obrigado pelos comentários. Fiquem à vontade para discutir aqui sobre o modelo avaliado.

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  6. Comprei o carro semana passada e estou adorando...
    Ainda não fiz a média de consumo, mas se for verdade o que está na reportagem ja´estou feliz!!

    Boa compra aos indecisos!!

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  7. Mauricio Devojno Bruder19 de outubro de 2010 03:33

    Beleza realmente não é o forte desse carro. Também achei ele meio quadrado, haja visto que a lanterna traseira me lembra a de uma mercedes da década de 80 mais ou menos (c200?, puro chute).

    O forte deste carro é a eterna relação custo/benefício.

    A dúvida é: E O CONSUMO?

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  8. Em relação ao consumo, estou com o carro há 20 dias. Já rodei 2.000 km e nos três tanques que abasteci (o carro foi entregue com tanque cheio)até agora obtive médias de 12,5 a 13,5 km/l rodando com gasolina, metade estrada, metade cidade e com ar ligado 70% do tempo.

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  9. Gostei do automóvel, pretendo comprar. Porem nas duas vezes em que visitei a NISSAN AZURRA em Botafogo - RJ, não consegui fazer o test drive. Acho difícil decidir, visto que necessito fazer minha própria avaliação. Pior comprar e não gostar.

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  10. Já completei 6.000 km com o carro. Na cidade a média é de 11,5 km/l e na estrada a média é de 14,5 km/l sempre com ar ligado a maior parte do tempo.

    Coloquei bancos de couro e as rodas originais. O caro é excelente! Estou muito satisfeito. Em algumas concessionárias já tem fila de espera e a Nissan vai aumentar a importação.

    Seguem alguns links com reportagens sobre o carro.

    Comparativo Tiida Sedan x Peugeot 307 Sedan x Polo Sedan

    Comparativo Tiida Sedan x New Fiesta x 207 Passion x Honda City x Polo Sedan

    Comparativo Tiida Sedan x Astra

    Vídeo com avaliação do Tiida Sedan

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  11. O banco do motorista não tem ajuste de altura. Gostaria de saber se a posição desse banco é ruim para pessoas com até 1,70 mt ? Tem boa visibilidade ou configura dificuldade para o condutor ?

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  12. Eu e minha esposa compramos um há quase 2 meses. Eu tenho 1,80 e ela tem 1,60. O carro dela é um Celta, mas tanto eu como ela dirigimos o Tiida Sedan.

    Ela acha difícil ter noção do tamanho do carro. Penso que é questão de se acostumar. Ela acha a visibilidade e a posição de dirigir boas.

    Apesar de não ter ajuste de altura, o banco é alto favorecendo a visibilidade. E para achar uma boa posição de dirigir você pode ajustar a altura do volante.

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  13. Fiz um test drive hoje e gostei muito!

    O motor é bem esperto, tanto em baixa como em alta velocidade.

    O espaço interno é ótimo(tenho 1,86 m, minha esposa tem 1,80 m, temos tambem uma criança de pouco mais de 1 ano e acabei de descobrir que está vindo outro herdeiro), dá para bebe conforto, cadeirinha, etc.

    O acabamento é muito justo.

    Achei o carro bonito, apesar de a grande maioria das opniões que li serem negativas quanto a este quesito, mas como eu não preciso mais de carro para azarar as moças, além de dar mais importância para consumo x desempenho x conforto não me incomodei muito com estas críticas.

    O preço acho que não preciso comentar. Custo benefício ótimo!

    O que realmente me incomoda é a desvalorização que ele vai ter, mas estou realmente pensando em comprá-lo e ficar com ele por um tempo razoável.

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  14. Fui na concessionária de SP pra comprar um Livina 1.6. Quando vi o Tiida Sedan pelo mesmo preço completo, não pensei 2x.
    Por dentro ele dá show em qualquer carro da mesma categoria, sem contar a performance e o acabamento interno.
    òtimo carro, Nissan vai arrebentar com ele no Brasil

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  15. Desculpe a pergunta, mas como vc sempre faz uma avaliação excelente, queria saber a sua opinião sobre o Nissan Tiida 2004 (completo) é que eu estou testando um para compra e precisaria de uma opinião respeitada sobre este veiculo pois achei o mesmo muito confortável e seguro. (moro no Paraguai e ainda não tenho grana para um zero, mas ainda chego lá).

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  16. Tenho um Tiida Sedan há dois meses, já rodei 3800 km. O carro é otimo, confortável, seguro, espaçoso e econômico (tenho feito médias de 13 km/l na estrada e 9.2 na cidade com ar ligado e com gasolina). Um carro que eu tenho a oportunidade de comparar no dia a dia é com o Polo Sedan do meu irmão. Posso afirmar que ele é muito mais carro: mais potente, confortável, espaçõso e quem diria econômico. No mesmo percuso e com a mesma média de velocidade (ar ligado) ele é mais econômico que o Polo. Agora, quando abastecido com etanol, ar ligado e andando na cidade ele fica um pouco beberão (6.5 km/l,) consumo parecido com a Ecosport 1.6 do meu pai.

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  17. Já tive um tiida hatch e posso dizer com toda certeza que foi um dos meus melhores carros, e olha que já tive muitos. Como não gosto de carro sedã não me interessei quando este foi lançado, mas agora meu vizinho comprou um e achei o carro até bonito ao vivo. Este fim de semana vou na concessionária dar uma olhada e fazer um test drive, quem sabe este será meu proximo carro?

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  18. O Anônimo aí atrás acertou nas médias de consumo: 9,5 km/l na cidade com gasolina e 6,5 com etanol, mas acredito que vai melhorar ainda mais com o tempo, quando o motor estiver mais temperado. Na estrada já fiz 12 km/l com etanol (avreditem!), com o ar ligado (evita o arraste) porém veículo vazio.
    A altura do banco do motorista é excelente, tanto para visibilidade quanto para dirigibilidade, aliás, um dos pontos fortes do carro.

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  19. Algo devia estar errado com o veículo testado nesta matéria. O motor do Tiida é em geral muito silencioso e isento de vibrações, especialmente em marcha lenta. Algumas vezes cheguei a "dar a partida" com o motor ligado, justamente porque não percebí que já estava em funcionamento. Em raras ocasiões em que forço o motor em baixa rotação para elevar a velocidade sem reduzir a marcha, noto uma leve vibração e mudança no ronco (o que é esperado nessas circunstâncias), que parece originado da mudança de exigência no comando variável das válvulas. No mais, o nivel geral de ruído é bastante baixo para um carro dessa categoria.

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  20. Estou com um Tiida Sedan ha uma semana. Ainda não testei em trecho de estrada, mas já deu pra perceber que é um carro bastante confortável e imponente (aparência de "carrão").

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  21. Comprei um tem 1mês e 15dias o carro é excelente tanto no consumo como em conforto as retomadas de marcha são muito boas o carro pra mim é nota 10.Faça um teste drive e confira.Um forte abraço a todos.

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  22. Comprei o meu hoje. O que me levou à escolha foi a relação csto x benefício além do juro subisidiado. Creio ter feito uma boa escolha.
    Pode não ser uma obra de arte, porem é bastante confortável e espaçoso, e acho que isso me basta.

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  23. perdão, subsidiado.

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  24. Comprei o meu faz 30 dias. Estou muito satisfeito. Conforto, espaço, motor silencioso, economia, 6ª marcha, torque excelente. Recomendo

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  25. Realmente o Tiida é um carro bonito, com opcionais e preço atraente e estou interessado em comprá-lo. Porém, não havia reparado que o carro não tinha marcador de temperatura e isto me deixou um pouco desanimado. Na minha opinião este é um detalhe importante do carro por ser um item de segurança do motor. Já tive problemas sérios com carro que não possuía este item e neste caso há que se ter muito mais cuidado com a manutenção para evitar que o motor aqueça. O problema da lâmpada que avisa, é que a gente nunca sabe se ela realmente vai acender ou vai falhar. Não é o caso do marcador de temperatura que podemos monitorar durante 100% do tempo em que estamos dirigindo.

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  26. Nao tem Custo Beneficio melhor que o TIIDA SEDAN. Ele vem com tudo que eh importante, excelente mecanica, e um design que apesar de nao ser futurista, nao desagrada.
    Peguei o meu fazem 10 dias, e ate agora todas as qualidades estao confirmadas. Excelente espaco interno, acabamento muito bom, excelente porta malas e consumo excepcional para um carro 1.8l com 126cv. Minha ultima media foi 12.1 Km/l na cidade e 14.8 Km/l na estrada, com o Ar condicionado ligado a maior parte do tempo. Parabens a NISSAN pelo excelente projeto.

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  27. LuCa disse...
    Comprei o meu TIIDA SEDAN há duas semanas e já rodei entre estrada e cidade, 2.000km. Estou muito satisfeito, dá prazer ao dirigir. Motor responde quando solicitado, é seguro nas curvas, bons farois, muito espaço. E a economia? Ponto alto: Na Estrada 17,5km|litro Gas.(BH-Rio e Rio-BH)sem ar ligado e com vel.média de 90Km|h. Recomendo. Faça um teste drive e tire as dúvidas.

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  28. O meu está com 8.000 km, já deu uma amaciada boa, então posso adiantar os indicadores de consumo: 10 km/l na cidade a gasolina (13,8 na estrada), 7k/l a etanol na cidade (11 na estrada). Para um carro 1.8, são marcas excelentes, praticamente o mesmo consumo de um 1.6. O carro é show de bola, direção incrível, mas só quem faz o test drive tem noção das qualidades do carro. Não adianta opinar sem ver. Só um detalhe: começaram a aparecer uns ruídos chatos no painel, graças com certeza às trepidações de nossas maravilhosas ruas. Mas na revisão vou solicitar uns ajustes. Nada demais.

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  29. Acabo de comprar um e fiquei maravilhado, o carro é excelente, silencioso, veloz e passa muita segurança. Antes de ler comentários faça um teste drive e comprove.

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  30. Minha esposa estava querendo sair de um carro 1.0 para um motor maior, ela já estava decidida a comprar o passion da pegeout, quando conseguir convencê-la a ir na Nissan, onde terminou que ela mudou de opinião e resolveu comprar o Tiida Sedan, estamos ansiosos para receber o carro e verificar todos esses benefícios citados. E ainda tivemos sorte pois conseguimos a última unidade 2010/2011 pelo preço de nota da fábrica. Quando eu der uma boa rodada, darei meu testemunho por aqui. Aguardem.

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  31. Comprei um Tiida Sedan também ontem. Pego na segunda feira. Só tem bons comentários. Acho o carro muito bonito com um design moderno e elegante. Show de carro.

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  32. EU FECHEI NUM TIIDA SEDAN PRATA , ADOREI O CARRO. MOTOR FORTE. E OTIMO ACABAMENTO!!!! VALE A PENA FAZER UM TEST DRIVE !!!!

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  33. PRIMEIRO, FAÇAM UM TEST DRIVE... DEPOIS COM CERTEZA VERÃO O CUSTO BENEFÍCIO. VALE A PENA!!!

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  34. Devo pegar o meu Tiida amanhã...não vejo a hora!!Depois de ficar com o Celta por maid de 7 anos, eu estou vislumbrando um carro mais potente, econômico, completo e confortável. Assim, eu devo ter encontrado no Nissan Tiida com o preço e juro mais atrativos que os outros concorentes da mesma categoria.Graças à Deus, darei um conforto racional para o filho que acabou de nascer!!

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  35. Tenho um um...adoro, porém vai sair de linha.Vai ser substituído pela versa.Perdemos dinheiro.Vou ver se troco o meu ainda este mês pelo sentra...vou tentar

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  36. É como o pessoal diz, precisa ir ver o carro!

    Nas fotos o carro parece bacana, mas nada demais.

    Quando chegamos na concessionária (eu e minha esposa),
    fechamos negócio na hora. O carro é LINDÃO!

    Muito maior, mais confortável, mais completo, mais potente que o Siena.
    Além de ter 3 anos de garantia; e ser um NISSAN!

    bye-bye Fiat, Ford, GM e VW!

    Destas 4 marcas nunca mais compro carros, pois querem ter no Brasil lucro 4x maior que no exterior.

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  37. Galera,bom dia! Estou negociando um Tiida Sedan, mas estou com medo do consumo de combustivel ser alto, o que voçês pódem me ajudar?

    Evandro Vitoria ES
    e-mail paula-evandro@hotmail.com

    obrigado1

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  38. Um Jornalista após elogiar o carro como um todo, criticou o sistema de travamento das portas alegando que é complicado, "já pensou em uma emergência" disse ele. Possuo este gostoso veículo e entre outras qualidades, essa de travamento das portas é seu ponto alto. Evita que você seja surpreendido por alguém entrando pela outras portas sem sua autorização. Você e sua família logo se acostuma com sistema independente e acionado pelo motorista para as quatro portas.

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  39. zapereroma, deve estar falando do Emilio Camanzi do Vrum. O que ele critica não é o travamento das portas, mas sim o destravamento automático que no carro que ele testou, não destravava nem ao tirar as chaves do contato. Na verdade isso pode ser alterado, alguns Tiida saem da concessionária com o recurso desativado, forçando o motorista a apertar o botão de destravamento das portas. O meu já veio com o recurso ligado, quando tiro as chaves, as portas são automaticamente destravadas.

    Abs,

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