No 18° Congresso SAE BRASIL, que acontece de 6 a 8 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo, na Mostra de Engenharia, a Iveco apresentou o Daily Elétrico, primeiro caminhão elétrico da América Latina. O veículo foi desenvolvido em parceria entre a Iveco e a Itaipu Binacional, na Usina de Itaipú, em Foz do Iguaçu (PR). O projeto teve como principal objetivo usar a energia elétrica no transporte de carga e de passageiros, para reduzir as emissões de carbono. Com tornando-se pioneira no transporte de cargas com emissão zero de poluentes do mercado latino-americano. A Iveco escolheu o Iveco Daily 55C, que tem 3,75 metros de entre-eixos, chassi cabine dupla, que na versão elétrica, ganha a denominação 55C/E. Mesmo em fase de desenvolvimento algumas empresas do setor de distribuição e alimentos do Brasil e da Argentina já demonstraram interesse pelo veículo. Seu motor elétrico desenvolve 40kW (54 cv) de potência nominal e torque de 129 Nm a 2.950 rpm e pico de potência a 80 kW (108 cv) e pico e torque de 300 Nm. Com tração traseira e uma capacidade de carga útil de até 2,5 toneladas, sua velocidade é eletronicamente limitada a 70km/h cheio, e 85 km/h vazio. O Daily Elétrico utiliza a tecnologia KERS, que recupera a energia cinética gerada nas freadas, de forma semelhante ao sistema usado nos veículos de Fórmula 1. O caminhão da Iveco possui uma transmissão automática e no painal existe um indicador da carga, a corrente e a voltagem das baterias, a temperatura do motor elétrico e a marcha engatada. O protótipo do Daily Elétrico é equipado com três baterias Zebra Z5 (Zeolite Battery Research Africa Project. Um segundo protótipo já está previsto para o início de 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.