FEIRÃO NACIONAL - Ampliar as vendas de seminovos e proporcionar aos consumidores segurança na aquisição e na procedência destes veículos, sãos os principais objetivos do programa SIGA - Seminovos Inspecionados e Garantidos -, implantado em 100% da Rede de Concessionárias Chevrolet no País desde o início do último mês de setembro de 2009. E, como parte desta estratégia, a Chevrolet realiza a partir da próxima segunda-feira (05/10/2009) e até o próximo domingo (11/10/2009), o 1º Feirão Nacional de Seminovos Siga, nos 560 pontos de vendas das concessionárias da marca no Brasil. "Somos a primeira marca no mercado brasileiro a trabalhar em conjunto com a totalidade da sua rede de concessionárias para o desenvolvimento de um programa específico para veículos seminovos. Já desde o ano de 2007 temos realizado eventos de varejo com enorme sucesso, potencializando a venda de seminovos e, agora, com a SIGA, estamos realizando o 1º Feirão Nacional de Seminovos SIGA, que permitirá a exposição em cada show room das concessionárias, das ofertas destes veículos seminovos, todos eles qualificados com a marca SIGA", destaca Francisco Stefanelli, diretor nacional de Vendas da Chevrolet.
CITROËN CRESCE - A Citroën emplacou em setembro 7.169 unidades, um crescimento de 34,10% em comparação a agosto de 2009 (em um mercado que cresceu 19,85%) e recorde histórico de vendas da marca no país. Se comparado a setembro de 2008, a Citroën apresentou um crescimento de 13,72%. No acumulado do ano, a Citroën já registra 50.641 emplacamentos, incluindo veículos de passeio e utilitários leves. Segundo Domingos Boragina Neto, diretor comercial da Citroën do Brasil, “as ações comerciais desenvolvidas pela montadora, em conjunto com sua rede de concessionárias, atingiram plenamente os objetivos de superação de 7 mil carros”. De fato, o sucesso da série comemorativa França-Brasil do compacto premium C3, permitiu o emplacamento de 3.553 unidades do modelo em setembro e uma participação recorde de 12,75% no segmento compacto (B Premium Hatch). Em outubro, a marca mantém a promoção, oferecendo gratuitamente a seus clientes bancos de couro, tapetes originais, ponteira cromada do escapamento, faixas laterais na cor da carroceria e logomarca exclusiva.
DESCONTOS - A MVK Motos vai apresentar várias novidades em sua linha 2010 de motocicletas durante o próximo Salão Duas Rodas, incluindo, por exemplo, o modelo Spyder com injeção eletrônica de combustível Delphi, cumprindo as normas do Promot 3 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares). A Spyder é produzida pela Regal-Raptor, marca de motocicletas focada nos segmentos chopper, custom, cruiser e esportivo que está presente, com sucesso, em todos os continentes. A MVK Motos é representante exclusiva da Regal-Raptor no Brasil. Design atraente, garfo dianteiro alongado, muitos detalhes cromados, chave de contato no tanque de combustível, comando avançado e tanque em forma de gota com “flames” prateados são algumas das características marcantes que fazem da Spyder uma motocicleta com personalidade diferenciada das motocicletas de sua categoria. Com vocação para as estradas, o modelo pertence ao tradicional segmento chopper, que faz grande sucesso no mercado norte-americano e inspira customizadores de todo o Brasil. A nova Spyder é equipada com motor quatro tempos de 320 cc, produzido pela própria Regal-Raptor, com dois cilindros em linha, duas válvulas por cilindro, comando de válvulas no cabeçote e refrigeração líquida auxiliada por ventoinha. Desenvolve 23 cv de potência (a 8.000 rpm).
PRODUTIVIDADE - Em dias de crise econômica mundial, quesitos como alta produtividade, flexibilidade, pontualidade de entrega e garantia de qualidade são desafios ainda mais difíceis de serem alcançados por qualquer tipo de empresa. Para o Grupo SKF, indiferente das adversidades, manter os altos níveis de qualificação em todos esses itens é fundamental. Por isso, todos os anos a matriz na Suécia entrega o prêmio AD Benchmarking, concedido para as fábricas automotivas que mais se destacaram entre as 45 filiais da empresa espalhadas em 24 países do mundo. Pelo terceiro ano consecutivo, a unidade brasileira da SKF foi uma das que mais obteve reconhecimento da matriz na Suécia por seu bom desempenho, ficando em segundo lugar no ranking, atrás apenas de Jacarta, na Indonésia. A empresa foi a melhor em cinco quesitos analisados: utilização da capacidade produtiva, custo de produção, baixo nível de defeito em produtos, baixo nível de quebra de promessas para clientes e baixo número de acidentes na fábrica. No que diz respeito à utilização da capacidade produtiva, a SKF do Brasil ficou em primeiro lugar. Mesmo com a grave crise econômica mundial que atingiu em cheio o mercado automotivo no final do ano passado, a empresa conseguiu manter 65% da previsão de utilização de sua capacidade de produção em 2008, deixando para trás países como Índia, com 58%, e China, com 55%.
MELHORIAS - A CCR NovaDutra inicia na noite desta segunda-feira (28), obras complementares de melhorias do pavimento do km 158 da pista sentido Rio-SP da via Dutra, em Jacareí (SP). Os serviços implicam na substituição do pavimento e exigem a interdição 24 horas das duas faixas da esquerda. Durante a realização das obras, o tráfego no local fluirá pelas duas faixas da direita. Em função da interdição, a Concessionária providenciou sinalização para organizar o tráfego e alertar aos motoristas sobre a interdição de duas das faixas de rolamento da rodovia. A previsão da CCR NovaDutra é que as obras sejam finalizadas em 10 dias. O SOS Usuário da CCR NovaDutra recomenda aos usuários que redobrem a atenção nas proximidades das obras e respeitem a sinalização. Em caso de chuva, as obras podem ser adiadas. Os serviços da recuperação do pavimento em Jacareí fazem parte do programa de melhorias de rotina da Concessionária. Desde o início da Concessão, a CCR NovaDutra já recuperou mais de 10,7 milhões de metros quadrados de pavimento ao longo de toda a rodovia.
ROTEIRIZADOR - O Expresso Mirassol, empresa de transporte de cargas e logística com mais de 60 anos de tradição no mercado, acaba de implementar em suas operações o software de roteirização RoadNet, desenvolvido pela norte-americana UPS Logistics Group. A ferramenta permite o gerenciamento de rotas de coletas e entregas com grande número de variáveis e ajuda nas operações calculando distâncias, montando rotas e permitindo o acompanhamento de dados em tempo real. “O Expresso Mirassol já contava com uma ferramenta de roteirização, mas a aquisição do RoadNet, que traz um grande número de vantagens e recursos, nos permitirá um ganho de 5% a 10% na otimização das rotas no Milk Run e nas operações de distribuição”, conta Danilo Salgueiro, gestor Corporativo de Compras do Expresso Mirassol. Em fase de implementação, a nova ferramenta é considerada imprescindível para a operação logística. Entre seus atributos, o RoadNet permite o cadastramento de motoristas, veículos e entrada de dados variáveis, utilizando um mapa rodoviário completo do Brasil. “O programa utiliza algoritmos heurísticos, o que permite pesquisas por meio da quantificação de proximidade a um determinado objetivo, tecnologia de ponta disponível no mercado”, explica o gestor.
MOBILIDADE - Hoje, cerca de 800 milhões de veículos circulam no mundo. Com o aumento da população, espera-se que até 2030 esta frota aumente para 2 bilhões, segundo o World Business Council for Sustainable Development (WBCSD). Como estes veículos irão se locomover de maneira sustentável é um desafio para os grandes centros. Esta questão, assim como os temas emissões de CO2, aquecimento global, congestionamento e acessibilidade, será discutida durante a Convenção Mobilidade Sustentável na Renovação Urbana, que acontece nos dias 25 e 26 de novembro, no Hotel Sofitel Copacabana - Rio de Janeiro. Pela primeira vez na América Latina um evento reunirá prefeitos das cidades latinoamericanas com mais de 500 mil habitantes, parceiros da indústria e organizações públicas e privadas para debaterem o assunto. O objetivo é repensar os modelos de infraestrutura e transporte para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Serão estudadas também formas de financiamentos e viabilidade de projetos. A Convenção, que terá como anfitrião o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, contará com o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e com o patrocínio das empresas Michelin, Bradesco, Mercedes-Benz, Shell, CAF, Magneti Marelli, Fiat, Citroën, Sofitel, VW Caminhões e Ônibus, Volvo, Amil e Scania. O evento terá ainda o apoio de várias organizações brasileiras, tais como Embratur, Riotur, Rio Convention & Visitors Bureau, SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva) e ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos).
SÉTIMO ANO - A Pirelli aparece pelo sétimo ano consecutivo entre as empresas listadas nos índices de sustentabilidade do Financial Times, FTSE4Good World e STOXX. Os índices medem o desempenho das companhias quanto ao respeito pelos padrões internacionais de sustentabilidade econômica, social e ambiental. A pesquisa foi realizada pelo instituto independente britânico Eiris. Entre os quesitos corporativos avaliados estão: sustentabilidade na gestão da cadeia de fornecedores, regras de comportamento ético, meios de prevenção e gestão de riscos, gestão do impacto ambiental e as relações da empresa com seus stakeholders. Na pesquisa atual, não foram incluídas novas empresas no segmento “Automóveis e Peças”, no qual a Pirelli continua a aparecer como única companhia italiana.
MECANIZAÇÃO - O acesso à mecanização, possível para o pequeno agricultor desde o ano passado com o Programa Mais Alimentos do Ministério do Desenvolvimento Agrário, está transformando a realidade do campo brasileiro e permitindo a modernização do cultivo, com ganhos sensíveis de produtividade e qualidade de vida. Há quase um ano atrás, quando decidiu adquirir o seu primeiro trator, o pequeno agricultor Jorge Carlos Menuncin, de Farroupilha (RS), não imaginava as mudanças que traria para a sua propriedade e vida, dedicados ao cultivo da uva. O agricultor adquiriu um trator Agrale 4118.4, junto com os implementos plaina e pulverizador de 200 litros da Lavrale, e conheceu a mecanização, com ganhos muito grandes em produtividade, que permitiu a melhoria na qualidade de vida, com mais tempo para convívio familiar, e possibilitou o melhor aproveitamento de sua propriedade de seis hectares.
TECNOLOGIA EM PLÁSTICOS - Em comemoração aos seus 20 anos de fundação, a MVC, empresa líder na fabricação de componentes plásticos e pertencente à Artecola e Marcopolo, realiza a 4ª edição do SITEP - Seminário Internacional de Tecnologia em Plásticos, no dia 22 de outubro, em Curitiba. Com foco em tecnologias sustentáveis, o evento tem como objetivo debater e divulgar as vantagens e benefícios dos plásticos de engenharia e divulgar as novas tendências, conceitos, produtos e materiais para os segmentos automotivo, aeroespacial, indústria leve, naval, construção civil, infra-estrutura e mobiliário urbano no Brasil e no exterior. “As palavras de ordem serão: Inovação, Evolução, Aplicação, Tendências, Mudança e Sustentabilidade. Mostraremos nas palestras que os plásticos de engenharia são o presente e serão o futuro, pois oferecem grande flexibilidade de design e processos, investimentos mais baixos, diferenciação e velocidade de desenvolvimento e custos mais competitivos, além de componentes com maior durabilidade e menor peso. Inclusive durante o evento haverá simultaneamente a fabricação de uma peça pelo processo de RTM-S”, explica Gilmar Lima, diretor-geral da MVC. Em sua quarta edição, o SITEP tem importante papel na promoção do intercâmbio entre profissionais de diversos países sobre o mundo dos plásticos, principalmente os compósitos reforçados com fibra de vidro, carbono, aramida e fibras naturais. Por meio de palestras técnicas, representantes de mais de 40 empresas de diversos países como Brasil, Alemanha, Argentina, Espanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, Itália e México, poderão conhecer as novidades deste segmento, inovações tecnológicas, processos, aplicações e tendências mundiais.
APOIO - Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – participa da 10ª Edição do Salão Duas Rodas, que acontece de 7 a 12 de outubro, no Pavilhão de Exposições Anhembi, em São Paulo, como maior apoiadora do evento que reúne fabricantes, comerciantes e consumidores. No estande da entidade, os visitantes podem assistir ao vídeo institucional da associação e ter acesso a informações do setor. Ainda no espaço reservado à ABRACICLO, os representantes das associadas podem usufruir de uma área dedicada ao fechamento de negócios e assuntos pertinentes ao ambiente corporativo. Ao todo, as fabricantes que fazem parte da entidade somam 98% da produção nacional e figuram em quarto lugar como as maiores produtoras mundiais de motocicletas, atrás de China, que lidera o grupo, Índia e Indonésia. No segmento de bicicletas, as empresas também não ficam atrás e ocupam a 3ª colocação no ranking das principais fabricantes. Para a legítima representante do setor de duas rodas, a participação e, principalmente, o apoio ao evento são muito importantes, já que todas as empresas associadas estão presentes no local, em um momento muito especial: a retomada do crescimento após os reflexos da crise econômica.
GRAN TURISMO - No novo vídeo game Gran Turismo 5®, exclusivo para a PlayStation® 3, os fãs de jogos e entusiastas de carros poderão desfrutar uma intensa experiência interativa de condução ao volante do novo Mercedes-Benz SLS AMG. Os motoristas do SLS podem realizar corridas de alta velocidade em diversas pistas, incluindo o lendário circuito de Nürburgring Nordschleife, além de competir contra outros automóveis superesportivos. Para uma reprodução realista do modelo, a partir de ângulos de câmeras diferentes, os designers e engenheiros da Polyphony Digital Inc. digitalizaram o Gullwing utilizando varreduras de vídeo elaboradas. Mas, não são apenas os aspectos visuais do jogo que impressionam. O desempenho do automóvel no video game coincide com a performance real da SLS AMG em uma pista de corrida, por exemplo. "Estamos desenvolvendo o que será uma experiência fantástica", explica Yamauchi, vice-presidente da Sony Computer Entertainment Inc. e presidente da Polyphony Digital Inc.
VELAS BOAS - O Ministério do Meio Ambiente divulgou, recentemente, um estudo que aponta o nível de gases nocivos emitidos pelos veículos. Fundamental para garantir o consumo regular de combustível do automóvel e atuar na redução da emissão de poluentes, as velas de ignição devem receber atenção redobrada. A NGK, maior fabricante e especialista em velas de ignição, orienta sobre a importância da manutenção preventiva das velas de ignição. “A vela de ignição com vida útil ultrapassada ou uma peça com qualidade inferior não permite que a ignição aconteça de maneira correta, ocasionando o excesso de consumo de combustível, o aumento na emissão de poluentes e até a perda do rendimento do motor. A melhor maneira do consumidor evitar problemas e gastos inesperados é realizar a revisão preventiva”, explica Ricardo Namie, chefe da Assistência Técnica da NGK. Antes do check-up, o motorista deve consultar o manual do fabricante, que especifica o tipo de vela de acordo com o modelo do veículo ou a Tabela de Aplicação da NGK. A empresa recomenda a verificação das peças a cada 10 mil quilômetros, ou um ano, para carros movidos a gasolina, álcool e GNV (Gás Natural Veicular), e 3 mil quilômetros, ou seis meses, para motocicletas.
GRAVE FORTE - Pensando em compor um sistema automotivo de grande desempenho, capaz de responder com excelência às baixas freqüências? De olho no desejo desses consumidores, a H-Buster disponibiliza ao mercado linhas específicas de subwoofers e amplicadores. Os subwoofers Terminator possuem vocação para graves intensos, atendendo à demanda por alta performance, além de agregar design e muita tecnologia. Para complementar a performance e amplificar a potência do som, a nova linha de amplificadores digitais DigitalPower H-Buster conta com dois módulos mono: HBM-1800D e HBM-3000D. Ambos apresentam boa dimensão, facilitando a instalação em diversos locais da carroceria. O modelo HBM-3000D em 2Ω tem potência de 3000W e em 4Ω, 1800W. Já o HBM-1800D em 2Ω tem potência de 1800W e em 4Ω, 1100W.
SEGUNDA VEZ - A segunda edição do Prêmio Época de Mudanças Climáticas, realizada na última segunda-feira (28) pela revista Época em parceria com a consultoria PriceWaterhouseCoopers e com o apoio da Embaixada Britânica de Brasília, indica que a Honda continua entre as empresas líderes no controle das mudanças climáticas. A Honda Automóveis do Brasil (HAB) e a Moto Honda da Amazônia (HDA) foram duas das 21 companhias de diversos setores da economia homenageadas com o título de “Empresa Líder em Políticas Climáticas”, por fazerem um inventário de suas emissões de CO2 e por implementarem estratégias para reduzi-las. A Honda Automóveis do Brasil foi premiada por sua meta de reduzir, até dezembro de 2010, 30% das emissões de CO2 na fábrica de Sumaré (SP), em relação ao volume de 2000. Já a Moto Honda da Amazônia foi a primeira a produzir em série uma motocicleta bicombustível, que funciona tanto com álcool quanto com gasolina, em qualquer proporção.
ESTÁGIO NA ALEMANHA - O engenheiro de automação Bruno Ferraz, com 25 anos de idade, e o engenheiro mecânico Gustavo Araújo Rodrigues, com 26, conquistaram as duas vagas do programa internacional de trainees instituído pelo Grupo ZF com o objetivo de identificar profissionais de grande potencial para futuro aproveitamento em atividades da empresa. Bruno, nascido em Brasília e formado na Unicamp, de Campinas, e Gustavo, paulista, com curso na UNESP, de Guaratinguetá, foram selecionados por uma equipe internacional de avaliação da ZF entre 12 jovens finalistas do programa aberto a estudantes de engenharia de alto potencial. Eles estão prontos para dar início a um estágio com duração de 15 meses, nas instalações da sede da empresa, na Alemanha, com acompanhamento da área de RH. Serão submetidos a um programa de treinamento por intermédio de workshops, seminários, gestão de projetos, comunicação e equipe de trabalho.
MARIA BUZINA - Pensando nas mulheres que buscam algo mais em seus acessórios, como arte e história, a Maria Buzina, desenvolve peças exclusivas e pouco convencionais, capaz de deixar looks simples e monocromático, mais alegre e colorido. As peças carregam histórias, são muito mais do que um simples acessório. Gabi Gonçalves, ou para os íntimos a própria Maria Buzina, iniciou esse fantástico trabalho em 2004 quando começou a notar a versatilidade da lona de caminhão que seus avós, caminhoneiros, já utilizavam e notou que este material poderia se transformar em arte. Gabi é artista plástica formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora e encontrou uma maneira de expressar a arte e sua visão sobre o mundo através das bolsas. “Escolhemos a lona de caminhão usada para compor a Maria Buzina porque cada lona traz consigo uma história. Suas marcas, remendos e manchas recriam momentos e é por isso que prezamos pela lavagem á mão, para que toda a sujeira saia e fiquem penas estas marcas. Isso acontece com a lona, da mesma maneira que nossas marcas contam a história da nossa vida. E a partir do momento que alguém compra uma Maria Buzina, esta passa a contar as histórias de quem a adquire." explica Gabi. Em cada peça produzida, é colocado um estilo moderno, onde o rústico das lonas se mistura com cores e estampas ganhando vida e criatividade a cada nova pincelada.
RECUPERAÇÃO - A expectativa favorável é baseada não apenas na conjuntura macroeconômica, que sinaliza recuperação no ritmo de desenvolvimento econômico, como também nas recentes conquistas representadas pelas medidas antidumping contra os pneus chineses importados da China, tanto comerciais como de passeio. “Nos últimos anos, perdemos mais de 20% do mercado doméstico devido aos preços baixos do custo dos pneus chineses importados”, explica Eugênio Deliberato, presidente da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP). Além disso, ele lembra a queda de quase 30% das vendas externas, motivadas pela retração da economia mundial. A verificação de dumping e o direito de aplicar medidas de proteção contra as vendas de importados chineses abaixo do custo foi requerida pela ANIP junto à Câmara de Comércio Exterior (Camex) no início de 2008. Em junho desse ano, depois de uma ampla pesquisa de mercado, o organismo resolveu pela aplicação do direito antidumping definitivo e por um prazo de até cinco anos, para pneus comerciais, de carga e de passageiros, aros 20”, 22” e 22,5”. O valor fixado pela Camex para a taxa antidumping varia de US$ 1,12 a US$ 2,59 por quilo do produto, conforme o fabricante. Em dezembro de 2008, a Camex já havia aplicado direito antidumping provisório por seis meses, fixando uma taxa de US$ 1,33 por quilo.
ENCONTRO - Empresários do setor do transporte por fretamento, de vários estados brasileiros, estiveram reunidos no 10º Encontro das Empresas de Fretamento e Turismo, discutindo assuntos como economia, mobilidade sustentável, políticas públicas para o setor, turismo rodoviário, transporte clandestino, empreendedorismo, entre outros. Durante os três dias do evento, os participantes puderam acompanhar, além de palestras, uma exposição de 20 fornecedores, que trouxeram produtos e serviços destinados às transportadoras: foram exibidos ônibus, chassis, peças e equipamentos, seguros para as frotas das empresas e outros serviços. Até mesmo o caricaturista Ivo Favero fez sucesso com ilustrações ao vivo das pessoas que prestigiaram o Encontro. Silvio Tamelini, presidente da FRESP - Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo, em seu discurso de abertura, ressaltou que a realização do evento constitue-se como um marco para o setor, que movimenta cerca de R$ 3,5 bilhões ao ano e que emprega mais de 20 mil pessoas somente no Estado de São Paulo. “Comemorar uma década de organização deste evento, representa o desenvolvimento do mercado de transporte por fretamento e para turismo de nosso País. E ainda assegura a existência de organizações e de empresários preocupados com a qualidade de nossos serviços”.
ACELERAÇÃO - O mercado de motos movimenta um universo diversificado de marcas, produtos e consumidores que se integram em um ponto comum: a paixão pelas motocicletas e os ideais de aventura e liberdade que elas representam. Estimulada com o aumento de 22% na produção e 14% nas vendas de motocicletas em agosto em relação ao mês de julho, a Riffel apresenta as novidades em suas linhas de peças, acessórios de segurança e moda durante o Salão Duas Rodas 2009, maior evento do setor na América Latina, que acontece entre os dias 07 e 12 de outubro em São Paulo.Apesar do cenário de crise econômica no primeiro semestre do ano, o mercado de motos mostrou-se menos suscetível à crise econômica: “O mercado brasileiro do setor de duas rodas começa a se recuperar. Ainda estamos muito abaixo dos números de 2008, mas esperamos fechar o ano com números semelhantes aos de 2007”, afirma Paulo Takeuchi, presidente da Abraciclo, no site oficial da entidade. Fornecedora de peças para as principais montadoras no mercado nacional, a Riffel acompanha o otimismo: “Para o segundo semestre, nossa expectativa é a recuperação da queda que ocorreu nos primeiros seis meses do ano devido à crise, vislumbrando inclusive as metas estabelecidas antes dela, o que inclui um crescimento real para 2010”, afirma o vice-presidente da empresa Sigbert Geisler - mais conhecido como Zico. Mais informações: http://www.riffel.com.br/
TRANSFERÊNCIA - Às vésperas do mais importante evento para o segmento de duas rodas do País, a DAFRA Motos apresenta oficialmente seu mais novo parceiro, a Haojue, empresa pertencente ao Dachangjiang Group (DCJ), maior fabricante de motocicletas da China e um dos líderes mundiais nesse setor. O modelo de negócios da DAFRA, que tem como uma das principais metas oferecer ao mercado produtos de qualidade a um preço acessível, foi constituído prevendo a associação da empresa brasileira a parceiros estratégicos internacionais. Segundo Creso Franco, presidente da DAFRA, o conceito é estabelecer relações com grandes empresas do setor de duas rodas que possuem atuação global, grande experiência e excelência na área de Pesquisa & Desenvolvimento e que tenham real empenho em satisfazer plenamente os consumidores, inclusive os brasileiros. “Entendemos que para uma empresa jovem como a DAFRA, nada mais natural do que procurar aprender com as melhores. Atuar no mercado brasileiro nos impõe inúmeros desafios, pois temos grandes marcas e um público exigente. Nossa associação à Haojue, e recentemente à TVS Motor Company, nos coloca numa posição ainda mais competitiva para enfrentar esses e outros desafios”.
SEMI-ATIVO - Conhecida nacionalmente pela produção de adesivos, a LORD mostrará na SAE Brasil – evento que acontece entre 06 e 08/10, em São Paulo –, que é capaz de fornecer outras soluções à indústria automotiva, com destaque ao fluido magneto-reológico. Trata-se de um produto usado na fabricação de sistemas de amortecimento semi-ativos, de altíssima tecnologia e que, agora, estão sendo introduzidos no Brasil. “Esse tipo de amortecedor caracteriza-se pela melhora da dirigibilidade, conforto e segurança. Lá fora, já é uma alternativa consolidada e faz parte de alguns carros de alta performance”, descreve Bruno Fragoso, gerente de contas da LORD. Muito embora seja usado no exterior em veículos de luxo, a LORD provará na SAE que o amortecimento semi-ativo tem espaço em modelos bastante populares, inclusive em scooters – há algo mais popular do que a famosa motoneta? A italiana LEM Motors acaba de montar uma scooter cujo amortecedor conta com o fluido magneto-reológico da LORD. “Sem dúvida, isso significa a quebra de um paradigma. Se é viável economicamente numa scooter, um veículo de preço muito acessível, o amortecedor semi-ativo pode sim ser adotado em carros convencionais”, comenta Fragoso. Mais informações, acesse http://www.lordla.com.br/
GPS - A Magneti Marelli Sistemas Eletrônicos apresenta ao público mais uma novidade no segmento de aparelhos de navegação via GPS: o modelo MM5000. Uma nova opção de navegador com design arrojado e moderno, com aplicativos diversos, como viva voz Bluetooth, e o mais importante: conteúdo completo de 311 cidades mapeadas e navegáveis no Brasil, 25 na Argentina, cerca de 1.200 para referência e consulta, além de 394 mil pontos de interesse. Além de oferecer ampla opção de navegação, o equipamento MM5000 dispõe de tela plana com cinco polegadas e sistema touch screen. O novo tamanho proporciona ao usuário uma visão mais ampla do percurso e das informações transmitidas no visor do aparelho. O MM5000, além de possuir todas as características dos sistemas de navegação via GPS, como rota, transmissões de manobras e retorno de áudio, também se conecta com o celular via Bluetooth, possibilitando maior interação entre o motorista e o automóvel por meio do conceito ‘handsfree’. Outro grande diferencial do produto é a ótima captação de sinal via satélite – são 32 canais paralelos para sintonização, enquanto os encontrados atualmente no mercado possuem apenas 24. O navegador via GPS da Magneti Marelli possui 1 GB de memória, 15 mm de espessura, mapa fornecido pela Teleatlas, pontos de interesse fornecidos pela Maplink e mudança automática para o modo noturno. Card de memória adicional e o carregador de bateria de tomada podem ser adquiridos como opcionais. Para atendimento ao cliente, a Magneti Marelli oferece canal de suporte ao consumidor para problemas com mapas ou navegação, compra de aparelho e mapas opcionais. O SAC é 0800 707 7074. O aparelho está disponível para vendas nos principais portais eletro-eletrônicos e lojas especializadas de todo Brasil como Submarino.com, Americanas.com e FNAC. O preço sugerido é R$ 1.399,00. Mais informações sobre o produto no site http://www.easyroad.com.br/.
PROJETADOS PARA O BRASIL - Os novos Iveco Tector 6x4 e Iveco EuroCargo 6x4 são caminhões especiais dentro da gama Iveco mundial: foram projetados no Centro de Desenvolvimento de Produto da Iveco em Sete Lagoas (MG), para a utilização no mercado nacional. De fato, eles são os únicos semipesados 6x4 da Iveco em todo o mundo. “Este é o típico exemplo de como vamos usar nossa engenharia para atender a necessidades específicas do mercado local e assim aumentar nossa participação nas vendas” explicou Renato Mastrobuono, diretor de desenvolvimento de produto da Iveco Latin America. Nesse trabalho de criação de um modelo para o Brasil, a Iveco não se contentou apenas com meras adaptações de produto, mas partiu de fato para a inovação. Um exemplo é a utilização, com total exclusividade no mercado, do moderno câmbio Eaton FTS 16108 LL, de 10 marchas, que é a única caixa sincronizada deste segmento. “Ela faz do Iveco Tector um caminhão muito mais fácil de guiar do que os 6x4 da concorrência, um grande fator de competitividade para o operador, pois hoje no mercado existe uma carência de condutores especializados”, diz Mastrobuono. “Além disso, criamos um novo sistema de troca de marchas que tornou ainda mais fácil essa operação”. O Iveco Tector e o Iveco EuroCargo 6x4 nascem dedicados às aplicações vocacionadas para a construção civil, como caçamba basculante e betoneira, além de várias aplicações off-road, como no transporte de minério, ou mesmo como veículos de apoio em operações canavieiras ou madeireiras, com implementos tipo tanque, pipa, guincho e outros.
CULTURAL - Entre os dias 1°/10 e 31/11, a Cosan Combustíveis e Lubrificantes, por meio da marca Mobil Super Moto, promoverá um concurso cultural dando continuidade a Blitz e entregando mais prêmios. Para participar, os interessados deverão completar a frase “Ser motoboy é ...” e enviar a resposta via SMS ou entrando no hotsite www.sermotoboye.com.br As 10 melhores frases ganharão uma jaqueta Mobil Super Moto exlusiva além de um capacete! A idéia é estar "ativando" nosso público e presente em duas ações que irão durar juntas quatro meses, divulgando nossa linha completa de produtos Mobil Super Moto.
SAE BRASIL - O Congresso SAE BRASIL 2009, programado para 6 a 8 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo, expõe em 130 estandes os últimos desenvolvimentos tecnológicos de empresas da área da mobilidade do País e do Exterior. Este ano, o principal objetivo dos expositores - montadoras, sistemistas e outros fornecedores da cadeia automotiva - foi desenvolver tecnologias sustentáveis, em conformidade com o tema do Congresso: ‘Sustentabilidade e Competitividade: Desafios da Engenharia da Mobilidade Brasileira’. Informações – http://www.saebrasil.org.br/
RECORDE DA KIA - Com a expectativa de fechar o ano com 25 mil unidades comercializadas no atacado – venda da importadora para a rede de concessionárias –, a Kia Motors do Brasil alcançou, somente em setembro, 3.505 veículos, 29,6% mais ante o mês de agosto, quando atingiu 2.704 unidades. Com isso, a Kia Motors estabeleceu seu novo recorde em 17 anos de atuação no País. Com essa totalização em vendas no atacado, a Kia Motors chegou ao acumulado de 16.573 unidades. “No último trimestre, esperamos repetir o desempenho mensal igual ou superior a setembro. Se isso acontecer, vamos superar a estimativa de 25 mil unidades em 2009”, analisa José Luiz Gandini, presidente da importadora. “No mês passado, por conta dos reflexos da greve de trabalhadores lá na Coreia do Sul, tivemos problemas de abastecimento de alguns modelos. Mas já em outubro voltaremos ao normal. Se não tivéssemos tido esse inconveniente de abastecimento, certamente teríamos ultrapassado a marca de 4 mil unidades”, argumenta.
SKF NA SAE - A SKF do Brasil participa do 18º Congresso e Exposição de Tecnologia da Mobilidade SAE Brasil 2009. O evento, que acontece de 6 a 8 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo, reunirá os principais player do mercado automotivo discutindo e apresentando as últimas tendências em tecnologia para o setor. Na oportunidade, a SKF do Brasil reforça junto ao mercado os benefícios do seu principal lançamento no ano, o rolamento E2. O produto é a última geração de rolamentos de alto desempenho, que tem como principal vantagem em relação às versões atuais, a redução de energia em até 30%. A nova família E2 foi projetada com uma geometria interna otimizada, melhor acabamento interno nas pistas, garantindo assim um menor coeficiente de atrito. Também possui uma nova gaiola, produzida em polímero especial, que permite uma lubrificação perfeita da peça. Há ainda a aplicação calculada de uma graxa sintética de lítio, que garante a perfeita rotação do rolamento durante toda a sua vida útil.
EVENTO OFF-ROAD - Entre os dias 23 e 25 de outubro, a cidade de São Paulo sediará o maior evento do segmento fora-de-estrada do país: o Festival & Expo Brasil Off-Road. Em sua 6ª edição, o evento acontecerá no Centro de Exposições Imigrantes (zona sul da capital paulista) e vai reunir uma feira de negócios, competições e o encontro de jipe clubes de todo o Brasil. A expectativa é de que cerca de 40 mil visitantes passem pelo local durante os três dias da exposição. "Devemos receber visitantes de todo o País e também do exterior”, estima Arilo de Alencar Júnior, idealizador do festival. "A prática do fora-de-estrada é somente a ponta do iceberg neste segmento. É o que provam as várias versões off-road de modelos populares e outros de gamas mais elevadas, além dos milhares de produtos que têm a aventura off-road como tema e inspiração. O segmento movimenta um universo enorme de profissionais e possui uma rede comercial com características e produtos próprios e exclusivos, que iremos reunir aqui em São Paulo. Teremos enfim um grande encontro de aficionados em um evento temático repleto de opções de diversão e de especialização no mundo do off-road”, continua Arilo Júnior. Seis anos após sua última edição, o Brasil Off-Road 2009 contará com a participação de mais de 60 marcas de produtos e serviços voltados ao universo 4x4, com lançamentos e apresentações dos fabricantes, equipamentos automotivos, carrocerias, conjuntos mecânicos, guinchos e também calçados, confecções e acessórios, entre outros itens que interessam aos admiradores do off-road. Mais informações sobre o VI Festival & Expo Brasil Off-Road podem ser conseguidas pelo site:
http://www.brasiloffroad.com.br/
ROTA DOS BANDEIRANTES - Um mundo repleto de adrenalina e emoção. A cada quilômetro uma surpresa diferente, e independente do que for, tem que ser superada com muita rapidez e astúcia. É assim no rali cross-country, que neste feriado atraí para a cidade de Taubaté, SP, equipes do Brasil inteiro. Bastante procurado pelos organizadores de eventos off-road, o município mais uma vez emprestará suas trilhas a Copa RallySP, que realizará nos dias 10 a 12 de outubro, o 7º Rally dos Bandeirantes, válido pelas 1ª, 2ª e 3ª etapas da competição. Juntamente com a prova, pela terceira vez consecutiva, acontece o Campeonato Brasileiro de Rally Cross-Contry, com as 10ª, 11ª e 12ª etapas. Serão três dias de disputa e a previsão é que as duplas enfrentem aproximadamente 400 quilômetros de especiais, nas quais a briga pelo menor tempo será alucinante. Os participantes são divididos nas categorias Protótipos, Super Production, ProductionT2, Força Livre e Caminhões, de acordo com a preparação do veículo utilizado.
DAFRA – A estreia da DAFRA Motos no Salão Duas Rodas promete ser inesquecível para os visitantes da 10ª edição do maior e mais importante evento do setor. Além do scooter Smart 125 e da CUB ZIG, que serão lançados oficialmente durante a feira, e da versão 2010 da Speed 150, com nova cor e grafismos, a DAFRA vai apresentar em primeira mão aos jornalistas e aos visitantes mais um lançamento.
CHECK-UP GRATUITO - Nos dias 08 e 09 de outubro a Autoglass e a Tokio Marine preparam uma importante ação aos segurados da cidade de Campinas, com a oferta de diversos serviços gratuitos. Os clientes terão acesso a check-up e lubrificação das canaletas dos vidros, além de cristalização dos vidros e reparo do para-brisa com trincas de até sete centímetros.Qualquer pessoa poderá resgatar os benefícios, basta se dirigir à unidade do Top Service Tokio Marine de Campinas, localizada na Rua General Osório, 1.992, Cambuí, das 8h30 às 17h30. A ação, já realizada com sucesso no mês de setembro em Ribeirão Preto, tem o objetivo de oferecer benefícios, sem custo, aos segurados, além de ser uma oportunidade para o condutor garantir maior segurança e evitar custos desnecessários. Segundo Eduardo Borges, superintendente comercial da Autoglass, o resultado da ação em Ribeirão foi um sucesso. “Muitos corretores e segurados compareceram e receberam os benefícios em seus veículos e agora vamos levar a ação para a cidade de Campinas”, destaca.
PALESTRA NA FEI - O curso de pós-graduação lato sensu em Gestão Automotiva do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) programou para 7 de outubro, às 19h30, palestra com o vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen, Flavio Padovan, no campus São Paulo (rua Tamandaré 688). O tema será A penetração de mercado: um fim em si ou um instrumento de competitividade? Flavio Padovan é formado em Administração de Empresas pela PUC (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Iniciou a carreira na Ford em 1976 e atuou em várias áreas nas divisões de Vendas, Marketing e Peças & Serviços. Acumulou grande experiência gerenciando áreas estratégicas, como Planejamento de Vendas e Produção; Desenvolvimento da Rede de Distribuidores, Treinamento de Marketing & Vendas, e Marketing do Produto. Em julho de 2007 foi convidado a assumir a Vice-Presidência de Vendas & Marketing da Volkswagen do Brasil, posição em que ocupa até hoje.
VEÍCULO COMPLETO - A Semcon Brasil, especializada em projetos de engenharia, design e desenvolvimento, principalmente no setor automotivo, é um dos expositores do Congresso SAE BRASIL 2009, que acontece de 6 a 8 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo. No estande, a subsidiária do Grupo Semcon AB apresenta toda expertise em projetos completos para a indústria automotiva e seus fornecedores. Um dos instrumentos de apresentação é um vídeo animado, produzido pela equipe de Design & Conceito da empresa, que propõe o carro de 2020. Premiado pelo governo sueco, o filme mostra como o automóvel, que faz parte da identidade do proprietário, se integrará ao sistema viário e de transporte em grandes centros urbanos, com harmonia no tráfego e respeito ao meio ambiente. “O nosso foco é atender o cliente de forma ampla, interagindo com todas as áreas, departamentos e fornecedores de sistemas envolvidos, como um parceiro de engenharia com soluções completas, que visam desonerar o cliente das inúmeras atividades da administração de todas essas interfaces”, descreve Renato Perrotta, diretor executivo da Semcon Brasil. O estande apresenta também vídeos que ilustram vários projetos de veículos desenvolvidos pela empresa e também o trabalho da engenharia local na criação de um veículo conceito. Visite o site http://www.automotive.semcon.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.