sexta-feira, 16 de abril de 2010

Lançamento: Volkswagen Jetta Variant 2010


Por Marcus Lauria (texto e fotos)

O blog CarPoint News esteve presente no dia 9 deste mês no lançamento do novo Jetta Variant, em Guarulhos (SP) representado o jornalista João Mendes e teve a oportunidade de testar o novo modelo da montadora Alemã. O modelo que chaga importado do México e é derivado do sedan, que mantém a mesma “cara” atual, sem mudanças. O modelo chega ao preço de R$ 83.990, ou R$ 1.200 a menos que o modelo anterior e muito mais completo. A Station Wagon da marca alemã sofreu mudanças na parte dianteira, ficando com a "cara" do Golf VI europeu, os faróis e a grade acompanham a nova identidade visual da marca. Segundo a montadora, a homologação para trazer o novo Jetta, que foi apresentado ano passado no Salão Alemão, demorou cerca de seis meses, feitos antes mesmo do lançamento mundial. A Variant chega recheado de itens de série como faróis de xenônio, com máscara negra e luzes auxiliares para curvas, bancos de couro, seis airbags, freios com sistemas ABS (antitravamento), ASR (controle de tração) e ESP (controle de estabilidade). Os itens opcionais são: o teto-solar panorâmico Skyview (R$ 5.845), farol bi-xenon (R$ 4.190) e o módulo tecnologia (R$ 990), que completo chega ao valor de R$ 95.015. Sob o capô está o velho conhecido motor de 2.5 litros FSi, que rende 170 cv de potência, auxiliado por um câmbio automático de seis velocidades, Tiptronic (AG6). Ainda na parte externa, destacam-se as novas rodas de 17 polegadas, com raios angulosos. Seu porta-malas tem capacidade para carregar 505 litros com os banco na posição normal, rebatidos a capacidade chega a 1.550 litros. Segundo os dados do fabricante, a SW acelera de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos. O Jetta Variant foi apresentado mundialmente em setembro do ano passado no Salão de Frankfurt, na Alemanha.




PRIMEIRAS IMPRESSÕES

Guarulhos/SP - O Jetta Variant é um carro singular, com pouco tempo de uso já é possível dominar o veículo em todos os seus aspectos, seja no ergonômico ou na dirigibilidade. Durante o pequeno percurso de 45 km oferecido pela Volkswagen, com trocas de motoristas, nas excelentes estradas paulistanas, foi possível perceber a qualidade de construção do Jetta Variant. Por dentro não faltam luxos, como o excelente banco de couro, que segura bem o motorista nas curvas mais fechadas, dando segurança nas manobras mais arriscadas, assim como a suspensão independente nas quatro rodas. O volante que tem uma excelente empunhadura, que com o ajuste total dos bancos e volante, facilita para achar a posição ideal de dirigir. Ao volante, a sensação que se tem é de total domínio do carro, em qualquer situação. O motor de 2.5 litros a gasolina de 170 cavalos de potência, em conjunto com o câmbio automático de seis marchas com opções de trocas manuais, formam um conjunto perfeito deixando o motorista bem à vontade. A aceleração constante no pedal direito deixa clara as pretensões desse propulsor, não é difícil chegar aos 200 quilômetros por hora e sem a sensação de estar nesta velocidade. A nova identidade visual do modelo, que remete ao sexta geração do Golf europeu, chama a atenção nas ruas, visto de traseira os desavisados não vão perceber a diferença entre o modelo atual e o anterior. No interior, não faltam luxos oferecidos para o condutor e os passageiros, estão lá o novo sistema de som com tela sensível ao toque que reúne ainda os comandos do ar-condicionado "dual zone".



3 comentários:

  1. Belo carro. Só pecou em não ter luzes de led.

    ResponderExcluir
  2. como será o consumo dessa birosca?

    ResponderExcluir
  3. Marcus

    Parabens pela matéria. Gosto muito dessa perua. Acho um belo carro, fora o motorzão 2.5.....5 cilindros...lembra o ronco do Fiat Marea 2.4

    abraços

    Fernando Gennaro

    ResponderExcluir

Comente, opine.