sexta-feira, 23 de julho de 2010

Avaliação – Renault Logan 1.0 16v Hi-Flex Expression 2010



Por Marcus Lauria (texto e fotos)

Para facilitar a leitura, a partir desta avaliação o CarPoint News não vai mais apresentar as matérias com impressões ao dirigir. O texto será "corrido" com as informações e impressões do modelo avaliado. Chega de explicação e vamos ao que interessa, o teste completo do Renault Logan 1.0 16v Hi-Flex Expression. Fui buscar o Logan na concessionária Azzurra Paris, em Santo Cristo, um bairro perto da rodoviária do Rio de Janeiro, na sexta-feira passada. Ao saber que o modelo avaliado seria o 1.0 16v me desanimei um pouco, afinal os carros de baixa cilindrada acabam cansando no trânsito pesado das grandes metrópoles. Mas como sou um profissional do ramo automotivo, vou encarar o carrinho.


O Logan foi renovado no início de abril e recebeu uma nova dianteira, agora mais agressiva, a grade central exibe uma reluzente régua cromada na parte superior da grade de cor preta, que ostenta o losango da marca francesa ao centro. Um novo pára-choque também foi acrescentado ao sedan, que ganhou novas entradas de ar e novo formato do farol de neblina. Na parte traseira destacam-se as novas lanternas, com as luzes de indicação reposicionadas e o novo contorno do porta-malas, que também recebeu uma régua cromada na base, deixando o modelo mais requintado e transmitindo um falso status ao dono do carro. A Renault não esqueceu dos ocupantes do sedan compacto da marca e deu uma caprichada em alguns detalhes importantes, como o novo forro das portas dianteira e traseira, que ficaram iguais as do "primo" Sandero, com comandos do vidro nos puxadores. A posição de dirigir é fácil de acertar, graças as regulagens de altura do banco e do volante, que no modelo avaliado era revestido em couro. A Renault também aproveitou para melhorar os isolamentos acústicos do Logan, que realmente ficou muito melhor que o anterior.



Após achar a posição de dirigir fica fácil conduzir o Logan, que tem direção hidráulica leve, item que facilita em manobras em locais mais apertados. Andando com o carro é que se percebe os prós e os contras do Logan. Ao mesmo tempo em que o motorzinho de 1.0 litro com 16 válvulas fica devendo nas acelerações e retomadas, o conforto interno é uma das melhores qualidades do modelo. A Renault adotou o câmbio curto para compensar o peso do carro em relação à potência do motor, que tem 76 cv com gasolina e 77 quando utilizando etanol. Seu torque máximo de 15,2 kgfm a 3.750rpm é utilizado o tempo todo no trânsito, principalmente em subidas mais íngremes ou serras, situações que deixa sempre o motor “gritando” o tempo todo. O porta-malas amplo (510 litros) é destaque no carrinho, que tem espaço de sobra para carregar as traquitanas em viagens de toda a família.





O Renault Logan 1.0 16v é oferecido em duas versões de acabamento, a de entrada Authentique e a top de linha Expression. O Authentique parte de R$ 28.690 e tem pára-choques na cor do veículo, protetor de cárter, acelerador eletrônico, frisos cromados, alarme sonoro de acendimento das luzes entre outros. A versão Expression tem o preço inicial de R$ 30.190 e oferece computador de bordo, regulagem do banco e da direção entre outros, se for adicionado ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas o preço pula para R$ 34.890, com freios ABS e airbag duplo o valor sobe para R$ 36.890. Segundo a Renault, o Logan teve em 2009 participação de 5% no segmento de sedans compactos e após esse face-lift que conquistar 7% do mercado. Os principais rivais do modelo Renault são Volkswagen Voyage, Fiat Siena e Ford Fiesta.




FICHA TÉCNICA:

Origem: Brasil

Motor: Quatro cilindros, 16v, flex, 999cm³, potência de 76cv/77cv (a 5.850rpm) e torque de 15,2kgfm/16kgfm (a 3.750rpm) (gasolina/álcool)

Pneus: 185/70 R14

Dimensões: Entre-eixos: 2,63m; comprimento: 4,29m; mala: 510l

Peso: 1.025 quilos

Desempenho: 0-100km/h em 14,2s, máxima de 161km/h

Consumo Urbano*: 11,1km/l (g.)

Preço: R$ 30.190 (sem opcionais)


Confira a ficha completa em PDF: http://download.uol.com.br/carros/ficha_logan_10_2011.pdf


5 comentários:

  1. Tudo bem que foi feito para ser barato. Mas algumas coisas não tem explicação, precisava ser tão feio? Claro que não. Se usa a mesma plataforma, pq não usar a frente do Sandero que é mais interessante que essa frente do Logan.
    Entre ele e o Corsa Sedan, ficaria com o Logan, mas entrar na garagem de olhos fechados seria primordial em ambos os casos. Talvez colocando umas rodas 17, melhore um pouco o visual.

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  2. Eu realmente adorei o ''novo'' Logan. A avaliação está show como sempre, mais uma coisa que eu não gosto da Renault é o baixo índice de concessionárias, se ela tivesse pelo menos umas 300... estaria em pelo menos em 4º lugar das mais vendidas do Brasil.

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  3. Eu gostei do carrinho... como opção que temos aqui no país, seria a minha segunda escolha, depois de um Siena.

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  4. Teessho um 2009/2010 e só achei que essas mudanças poderiam ter sido feitas antes, o 2010 do logan é exatamente a transição 2009 para 2011, pode parecer óbvio, mas mostra que a Renault meio que lançou o carro inacabado, faltando algumas coisas e que foi lançando um atrás do outro, acho que todo carro tem que ter mudanças, mas todo ano dá exatamente a imaginar que tem problemas a resolver e que estão fazendo aos poucos. Todas as mudanças a meu ver foram para melhor, principalmente a realocação dos botões do vidro elétrico.

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  5. epa epa! o carro foi feito para ser funcional e nao perfeito. por isso concorre com o sedan de base mais vendido ( na minha opniao) o classic. mas só me explica uma coisa, que na verdade acho que é uma correção... motor 1.0 com torque de 1.6?

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