quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Personalização de automóveis ganha entidade de classe


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

Por Textofinal de Comunicação Integrada

Empresários e executivos do setor de personalização de automóveis, reunidos na 6ª edição do X-Treme Motorsports, encerrada semana passada em São Paulo, assinaram carta de intenção e fundaram a ABAA – Associação Brasileira de Acessórios Automotivos, entidade que pretende reunir em seus quadros as empresas fabricantes, importadoras, distribuidores, designers, lojistas e instaladoras de produtos automotivos do aftermarket.

A iniciativa de criação da entidade de classe partiu dos organizadores do X-Treme Motorsports e dos editores da revista Fullpower, principal publicação do setor de personalização de carros do País há mais de dez anos. Na avaliação de Eduardo Bernasconi, um dos idealizadores da associação, “no início, era apenas um movimento generalizado como tuning, por conta do filme norte-americano Velozes e Furiosos. Agregar acessórios e componentes automotivos significava apenas ser diferente e sem comprometimento com a qualidade ou segurança veicular”.

Dez anos depois, no Brasil cerca de 18 mil empresas, de pequeno a grande porte, compõem o setor de personalização de automóveis, que movimenta R$ 8 bilhões por ano. “A exemplo dos Estados Unidos, que movimentam US$ 30 bilhões por ano nesse segmento, pretendemos – no mercado brasileiro – buscar, por meio da qualidade em produtos e serviços, a consolidação desse setor, ao desenvolver parcerias com as principais entidades de classe da cadeia automotiva nacional, universidades e órgãos governamentais, reguladores da mobilidade”, argumenta Bernasconi.

A Associação Brasileira de Acessórios Automotivos, de acordo com o estatuto, terá como objetivo também fortalecer a atuação da indústria local, do comércio e da prestação de serviços, aceitar a importação legal e inibir a entrada de produtos estrangeiros predatórios, mas sempre lastreada na qualidade e segurança dos acessórios.

Também vai priorizar o intercâmbio internacional com as entidades similares, a começar com o Sema - Specialty Equipment Market Association, a mais importante associação de personalização de carros do mundo, representada, durante o X-Treme Motorsports por sua diretora internacional, Linda Spencer.

Um comentário:

  1. aqui se trocar qualquer coisa no carro o detran, o pm barra...dificil tunar um carro sem ter dor de cabeca!

    ResponderExcluir

Comente, opine.