sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Carros pequenos: só o smart fortwo protege contra ferimentos potencialmente fatais



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Por Imprensa Mercedes-Benz

Quando um carro pequeno colide com um maior, o menor é o que corre mais riscos. A constatação é confirmada pelo último teste de colisão feito pelo ADAC. Porém, há uma exceção: nesse confronto entre Davi e Golias, o smart fortwo foi o único carro pequeno capaz de evitar ferimentos de alta gravidade ao motorista causados por trauma toráxico severo.

O teste normal do EuroNCAP, mais conhecido do público, simula uma colisão frontal entre veículos do mesmo peso. Diferentemente, pela primeira vez, o ADAC testou quatro modelos pequenos numa colisão com uma barreira simulando um veículo de porte médio. Neste primeiro teste de colisão de compatibilidade, os dois participantes do acidente bateram com um desalinhamento de 50 por cento - a razão é que, segundo o ADAC, normalmente as colisões ocorrem entre veículos de pesos diferentes, em geral com uma diferença de trajetória lateral.

O perturbador resultado do teste de colisão é que ferimentos na região do peito capazes de matar são comuns nos carros menores. Apenas o smart fortwo protegeu seu condutor desses ferimentos, apesar de ser o veículo menor e mais leve do teste.

Segundo o ADAC, as razões para este resultado alarmante se devem, em parte, ao fato da curta zona de deformação dos veículos pequenos não absorver energia suficiente e as forças liberadas durante um acidente frequentemente não serem conduzidas para os componentes absorvedores de energia dos veículos.

O smart fortwo deve o bom resultado do seu teste de colisão a uma forma de construção inovadora, baseada em pesquisas realizadas em cenários reais de acidentes pela Mercedes-Benz Cars, diferentemente de apenas focar nas exigências das leis americanas e europeias. Por isso, colisões com outros veículos de diferentes categorias foram levadas em conta durante a fase de desenvolvimento do smart fortwo. As características de segurança em acidentes e os sistemas de retenção de todos os veículos da Mercedes-Benz Cars satisfazem critérios internos tão estritos que, em parte, vão além das exigências legais, demonstrando sua eficácia na realidade diária. O mesmo ocorre com o smart fortwo.

Conceito de segurança do smart fortwo:

• A célula tridion de segurança protege os ocupantes como a rígida casca que envolve uma noz. Sua estrutura é reforçada adicionalmente com aços de alta resistência e ultra-alta resistência em pontos estratégicos importantes (mais de 50 por cento).

• Os componentes longitudinais e transversais da célula de segurança tridion ativam a zona de deformação do outro veículo envolvido no acidente e distribuem a energia do impacto sobre a carroceria do veículo de forma uniforme.

• Além disso, em caso de uma colisão, as rodas também funcionam como zonas de absorção. Quando isso acontece, as rodas dianteiras são apoiadas pelos componentes laterais.

• O motor traseiro permite uma maior zona de deformação na dianteira e atua como uma unidade absorvedora de choque que amortece a energia do impacto em caso de recuo.

• Graças à construção tipo sanduíche da célula de segurança tridion, os passageiros ficam normalmente um pouco acima da zona de perigo normal em caso de um impacto lateral. Adicionalmente, em caso de batida na lateral, quase sempre o outro veículo atinge um dos eixos capaz de absorver a energia do impacto, graças à distância entre eixos relativamente curta do smart.

• Todos os itens internos foram otimizados para evitar ferimentos aos ocupantes. A parte inferior do painel de instrumentos forrada de espuma (almofada de joelhos) oferece proteção para a parte inferior das pernas e os joelhos dos passageiros.

• A estrutura das portas é reforçada com metal de alta resistência em pontos críticos.

• Outros itens de segurança de série do smart fortwo são o Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP) com ABS e brake assist (BAS), a bitola larga do veículo, cintos de segurança com tensores e limitadores de força, bancos de segurança com cintos integrados e airbags.

Com tudo isso, os beneficiados não são apenas os ocupantes do smart fortwo: devido ao seu baixo peso, ele causa pouco impacto ao outro veículo envolvido no acidente, provocando o mínimo de danos.

O resultado do último teste de colisão do ADAC foi sintetizado pelo jornal alemão "Bild" num trocadilho: 'Só o smart é verdadeiramente smart' (só o smart é verdadeiramente inteligente).

Cada vez mais compradores concordam com essa afirmação: mais de 1,4 milhão de smarts fortwo foram entregues aos clientes desde que o primeiro modelo foi lançado em 1998. 101.996 smarts fortwo foram entregues a compradores em 2011 - 4,6 por cento mais do que no ano anterior. O que mais atrai nesse modelo inovador da mobilidade individual urbana é, acima de tudo, o alto índice de prazer que proporciona aos usuários, seus altos padrões ecológicos e as dimensões compactas do biposto, inigualável em termos do espaço que ocupa nas ruas e estacionamentos. Além de sua sofisticada estratégia de segurança, como acentua o último teste de colisão do ADAC.

Nota: o ADAC - Allgemeiner Deutscher Automobil-Club - é o maior clube automotivo da Alemanha e da Europa, com mais de 15 milhões de associados. A entidade, associada à FIA (Federação Internacional de Automobilismo), provê assistência aos motoristas nas estradas alemãs com viaturas e helicópteros e realiza testes de colisão com carros vendidos na Alemanha.

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