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A unidade da Volkswagen do Brasil
em São Carlos (SP) implementou recursos tecnológicos de ponta para a produção
da sua nova geração de motores da família EA 211, que equipa os modelos up!,
Novo Fox BlueMotion, Novo Fox Highline, Gol Rallye e Saveiro Cross. Entre as
inovações, está o novo sistema rastreabilidade de componentes e do mecanismo de
torque de todos os motores produzidos. O sistema permite a identificação,
separadamente, das peças e de todo o processo ao qual cada componente foi
submetido, desde a fabricação até o produto final, a fim de garantir a
qualidade em cada detalhe.
A peça recebe informações como
identificação numeral, dia e horário de produção, linha na qual foi produzida e
qual foi o seu fornecedor.
A tecnologia utilizada para a
identificação é denominada Data Matrix Code (DMC), uma gravação em forma de
códigos efetuada no componente, a partir de gravação a laser. Os componentes
são enviados pelos fornecedores já com a gravação.
A gravação do bloco do motor e do
cabeçote de cilindros também são realizadas a laser, na própria fábrica, na
última etapa da linha de usinagem, antes que as peças sejam enviadas à linha de
montagem. Entre os componentes que também possuem a identificação, estão
virabrequim, bomba de água, bomba de óleo, biela e vareta de óleo.
No caso do bloco do motor e o
cabeçote de cilindros, o processo de usinagem também possui um sistema
particular de rastreabilidade através dos TAGs (identificadores que armazenam
os dados), que acompanha todo o processo de fabricação, registrando operação por operação, bem como o
resultados dos testes realizados no processo. Este conjunto de informações é
armazenado num banco de dados e é acessível a partir do número de DMC da peça.
“A rastreabilidade dos componentes
traz ainda mais qualidade ao processo produtivo e para os nossos motores, pois
nos permite acompanhar de forma ágil e bastante acessível o histórico de cada
peça e do produto final”, diz Andreas Hemmann, gerente executivo da unidade de
São Carlos.
Em cada etapa do processo de
montagem do motor, o montador realizada a leitura do DMC das peças em que há
essa identificação, por meio de um leitor óptico. As informações são
armazenadas em um banco de dados eletrônico, com a disponibilidade de gerar
relatórios de cada motor.
Fonte: Volkswagen do
Brasil - Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa
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