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O OnStar estreia este ano no país e vai equipar modelos da
linha Chevrolet. Inédita em carros nacionais, a tecnologia vai oferecer
diversos serviços, entre eles o de Concierge, desenvolvido exclusivamente para
o mercado brasileiro.
Ao pressionar um botão na base do retrovisor, o motorista é
conectado à central de atendimento OnStar e pode pedir, enquanto dirige, que o
atendente busque informações na internet por ele. Dessa forma é possível fazer
consultas rápidas, como a previsão do tempo para a semana, a cotação do dólar
do dia, ou até conferir o placar de uma partida de futebol disputada na noite
anterior.
Toda conversa acontece por meio do sistema de áudio do
veículo, que é equipado com um canal específico de telecomunicação e que
independe de um telefone celular.
Outra comodidade do serviço de Concierge do OnStar é que ele
funciona como uma espécie de assistente pessoal, pois pode reservar uma mesa em
um restaurante indicado ou mesmo agendar horário no salão de beleza de
preferência do cliente - sempre mediante disponibilidade. Os atendentes também
são aptos a oferecer informações turísticas ou sobre pontos de interesse (POI).
“O OnStar de certa forma humaniza o automóvel,
principalmente porque cria uma forte interação com o usuário e a percepção de
que ele nunca está sozinho. Isso muda a experiência que a pessoa tem ao
dirigir”, diz Carlos Meinert, diretor de Customer Experience da GM América do
Sul.
O serviço de Concierge do OnStar se mostra igualmente útil
em situações emergenciais. Na iminência de falta de combustível, por exemplo, o
motorista pode solicitar que seja enviado ao GPS do carro o destino até o posto
mais próximo. Havendo necessidade de auxílio de terceiros, como para a troca de
um pneu furado ou em caso de pane mecânica, o atendente do OnStar direciona a
ligação para o Chevrolet Road Service, precisando o local do incidente.
Informações sobre ruas bloqueadas ou vias alagadas também
estarão à disposição do motorista por meio deste serviço.
Devido a sua tecnologia, o OnStar consegue identificar, pelo
final da placa, que o veículo está em um dia de restrição a sua circulação
(como ocorre no “rodízio” na cidade de São Paulo) e emite uma mensagem de
alerta automática ao condutor. Esse alerta está programado para ocorrer dentro
de uma área superior à da restrição, para que o motorista seja informado com a
devida antecedência.
A central de atendimento do OnStar funcionará 24 horas por
dia, sete dias por semana, e estará disponível para clientes Chevrolet de todo
o país que possuam a tecnologia habilitada em seus veículos.
Fonte: GM do
Brasil
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