VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Ao comemorar o primeiro ano
completo de vendas do Jaguar XE, o projeto pioneiro de alumínio reciclado
"REALCAR” contribui para o avanço do uso intensivo de alumínio na
carroceria do sedã alcançasse um marco significativo.
A Jaguar Land Rover recuperou mais
de 50 mil toneladas de sucata de alumínio, o peso de 200 mil carrocerias do
Jaguar XE, de volta para o processo de produção durante 2015/16, evitando que o
equivalente a mais de 500 mil toneladas de CO2 entrasse na atmosfera por não
utilizar material de alumínio primário.
Os números são resultados do
projeto “REALCAR", que envolve 11 oficinas de prensagem do Reino Unido
dentro de um circuito fechado. O processo segrega resíduos de sucata de
alumínio e ser enviado de volta à produção, para, desta forma, ser derretido em
folha de alumínio reciclado e usado nos veículos da Jaguar Land Rover.
O projeto de pesquisa liderado pela
Jaguar Land Rover, com parte financiada pelo Innovate Reino Unido, também viu o
desenvolvimento de uma liga à base de alumínio reciclado, que pode aceitar uma
percentagem mais elevada da sucata recuperada. Em 2014, o Jaguar XE tornou-se o
primeiro carro do mundo a utilizar esta liga de alumínio de alta resistência
inovadora, desenvolvida pelo parceiro do projeto Novelis.
Mais de £7 milhões foram investidos
nas máquinas de prensagem das próprias unidades de manufatura de Halewood da
Jaguar Land Rover, além de Castle Bromwich e Solihull, com a instalação de
sistemas de segregação para capturar e distribuir a sucata de alumínio para o
re-derretimento, reduzindo resíduos, mantendo maior qualidade e valor no
material.
A recuperação do alumínio oferece
enormes benefícios de sustentabilidade, pois a sua reciclagem requer até 95%
menos energia do que a produção de alumínio primário.
Nick Rogers, diretor do grupo de
engenharia, disse: "A inovação está no núcleo de tudo o que fazemos na
Jaguar Land Rover. Somos movidos pelo desejo de produzir cada vez mais, ser
cada vez mais leves e com excelência de nível mundial, mas também queremos ser
líderes na forma como construímos carros. Projetos inovadores como a REALCAR
demonstram o nosso empenho em enfrentar de frente os desafios da
sustentabilidade. O seu sucesso até hoje representa um passo importante no
sentido de atingir o nosso objetivo de usar até 75% de alumínio reciclado nas
carrocerias dos nossos veículos até 2020.”
O alumínio reciclado da classe
estrutural foi, desde então, testado e introduzido nas carrocerias de alumínio
de baixo peso dos novos modelos Jaguar XF e F-PACE.
O projeto REALCAR faz parte da
estratégia de economia circular da Jaguar Land Rover para melhorar a eficiência
dos recursos em toda a empresa.
Fonte: Imprensa Jaguar Land Rover
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.