VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
A Toyota lança no Brasil a quarta
geração do Prius, o veículo híbrido pioneiro e de maior sucesso global, com vendas
acumuladas de 5,7 milhões de unidades em mais de 90 países. O Novo Prius chega
com a missão de expandir o conhecimento sobre a tecnologia híbrida entre os
consumidores brasileiros.
O Novo Prius também representa a
visão da Toyota sobre como será a mobilidade no futuro, com o desenvolvimento
de carros cada vez melhores e mais amigáveis ao meio ambiente. Em setembro do
ano passado, a empresa lançou seu desafio ambiental global, onde pretende
mitigar em até 90% a emissão de CO2 originadas por veículos novos até 2050.
Isso significa que todos os modelos comercializados pela Toyota, até lá, serão
híbridos, elétricos ou alimentados por célula de combustível.
O modelo marca ainda uma nova Era
no desenvolvimento da Toyota por ser o primeiro veículo da marca a ser montado
sobre a plataforma TNGA (Toyota New Global Architecture, ou Nova Arquitetura
Global da Toyota, em tradução para o português). Como resultado final, o Prius
apresenta desenho marcante e melhor conforto e dirigibilidade. Seu centro de
gravidade está mais baixo e seu coeficiente aerodinâmico (Cx) foi reduzido de
0.25 para 0.24, resultando em melhor performance e diversão ao volante.
A quarta geração do Prius chega ao
mercado no dia 8 de junho, por R$ 119.950,00, o que o mantém como o veículo
híbrido mais acessível à venda no Brasil.
A quarta geração do Prius foi
totalmente redesenhada e ganhou uma presença marcante, com linhas mais
agressivas e modernas. Com base na filosofia de design icônico, que integra
aspectos tecnológicos com fatores emocionais e racionais, seu exterior aponta
para as funções avançadas do carro, resultando em um formato que causa impacto
imediato e duradouro.
O veículo está 60 mm mais comprido
(4.540 mm), 15 mm mais largo (1.760 mm) e 20 mm mais baixo (1.490 mm). O espaço
na cabine também aumentou, são 15 mm a mais de comprimento (2.210 mm) e 20 mm
na largura (1.490mm). O porta-malas comporta 412 litros e sua abertura ganhou
84 mm em sua largura.
A assinatura do Novo Prius está em
sua silhueta triangular, partindo desde o emblema frontal da Toyota e das
linhas ao longo do capô, passando sobre a parte superior da cabine e se
estendendo até a traseira.
Completando o triângulo, a linha de
cintura, mais inclinada para baixo à frente, transmite a sensação de movimento
contínuo e cria uma estrutura avançada, na qual os vidros, em conjunto com a
carroceria, entregam uma aparência unificada e agressiva. As curvas do Novo
Prius fluem e se misturam aos cortes sinuosos das laterais, refletindo de forma
viva seu estilo esculpido, sob qualquer ângulo de visão.
O acabamento em preto da coluna C
cria a ilusão de teto flutuante e acentua o aspecto esportivo do modelo, que
também teve o teto reduzido em 20 mm e deslocado um pouco mais à frente.
Os novos faróis minimizam a área
frontal do Prius e garantem, ao mesmo tempo, uma potente iluminação em LED,
assegurando-lhe contornos e caráter distinto. Na traseira, as lanternas
combinam formas ousadas e originais, desde o spoiler até as linhas laterais,
enaltecendo a personalidade do veículo.
O desenho funcional do Prius foi
pensado para minimizar o consumo de combustível. As rodas de liga leve de 15
polegadas, por exemplo, receberam calotas com partes curvadas em forma de onda,
que mitigam a resistência ao ar. Há ainda aletas aerodinâmicas frontais e
traseiras que otimizam a passagem do vento.
As inovações alcançaram o interior
do Novo Prius, projetado para criar uma forte presença, ser símbolo de avanço
tecnológico e enaltecer o aspecto emocional, unindo funcionalidade, prazer ao
dirigir e sofisticação.
A qualidade dos materiais
utilizados no interior do veículo garante conforto e suavidade ao toque. O
habitáculo está maior, devido a alguns detalhes, como as linhas finas da base
do painel alinhadas às portas, até a eliminação do excesso de revestimentos na
parte transversal do painel de instrumentos, portas e colunas.
O painel está ainda mais funcional
e agora é disposto em camadas, que reforçam o design exterior icônico do Prius
e definem de maneira clara a zona de exibição dos instrumentos. Tudo isso sem
perder a herança intuitiva das gerações anteriores, com todos os comandos ao
alcance da mão do condutor, como a manopla de transmissão do tipo joystick,
localizada diretamente no painel.
Os assentos foram redesenhados. Nos
bancos dianteiros, reforços no estofado ampliaram o conforto, proporcionando
ergonomia precisa. Os encostos de cabeça e lombar foram posicionados para
garantir postura ideal aos ocupantes, resultando em redução da pressão sobre os
músculos das costas e pescoço.
O Novo Prius possui itens que
elevam o bem-estar, conforto e conveniência dos seus ocupantes. São muitas
novidades, como o ar-condicionado dual zone com comando S-Flow, capaz de
concentrar o fluxo de ar apenas nas áreas da cabine onde há ocupação. Pela
primeira vez equipando um modelo da Toyota no Brasil, o sistema reconhece
automaticamente se o banco traseiro está vazio e direciona o ar somente para a
zona frontal. As informações podem ser controladas pelos comandos que aparecem
no display digital do painel.
O modelo dispõe ainda de carregador
de celular sem fio (compatível para aparelhos que suportam essa tecnologia),
sistema de navegação integrado, head-up display colorido e TV digital.
A tecnologia marca forte presença
no Prius. O modelo chega com o Smart Entry System nas portas dianteiras,
permitindo o destravamento do veículo por proximidade da chave, e com o sistema
de ignição simplificada, por meio do Start Button.
Comercializado em versão única, o
híbrido da Toyota também oferece de série banco do motorista com regulagem de
altura e distância, além de regulagem lombar elétrica, revestimento em padrão
couro e material sintético nos assentos, aquecimento dos bancos dianteiros,
vidros elétricos nas quatro portas, com função “um toque” e sistema
antiesmagamento, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, travas
elétricas, descansa braços traseiro (16 mm mais largo em comparação com a
geração anterior) com porta-copos, retrovisores externos elétricos, retráteis e
com indicadores de direção, retrovisor interno eletrocrômico, volante em padrão
couro com comandos integrados do áudio e do computador de bo rdo, controle de
velocidade de cruzeiro, aviso sonoro de faróis ligados, entre outros.
Luzes de leitura individuais
dianteiras e no teto na parte traseira, além de tomada de energia, completam a
lista de conforto e conveniência.
O sistema multimídia que equipa o
Prius contempla rádio AM/FM, CD e MP3 player, conexões Bluetooth®, USB e AUX,
além de sistema de navegação em uma tela de 7” sensível ao toque, garantindo
fácil operação e uma excelente qualidade de imagem e som.
Já o computador de bordo possui um
monitor TFT com dois visores de 4.2 polegadas. Nele, o motorista pode
personalizar o conteúdo da tela principal com suas preferências, entre
exibições simples ou segmentada.
A opção simples traz a velocidade
do veículo, quantidade de combustível restante, indicador do modo de condução
(Power, ECO, Normal e EV), temperatura externa, distância percorrida após a
partida, economia média de combustível, entre outras informações. A visão
segmentada acrescenta informações como indicador simplificado do sistema
híbrido, medidor instantâneo de combustível e carga da bateria armazenada pelo
sistema híbrido.
A tela multifuncional possui sete
abas. Na primeira, a de informações de direção, é possível visualizar o
funcionamento do sistema híbrido, ter orientação de “acelerador ECO”, que
propõe diretrizes para uma condução mais amigável ao meio ambiente; e acessar a
função ECO Score e pontuar quão “amiga do meio ambiente” foi sua condução em
uma determinada distância percorrida.
Há ainda a função Eco Diary, que
fornece uma lista diária e mensal de distância percorrida e consumo médio de
combustível.
Pela função Eco Wallet calcula-se o
custo total com combustível e quanto o motorista economizou com gasolina em uma
única viagem ou em um mês. Esse dispositivo ainda registra o valor total
despendido com gasolina nos últimos cinco meses.
É possível também visualizar o
percentual do tempo que o Novo Prius operou exclusivamente no modo elétrico.
As demais abas apresentam funções
ligadas aos sistemas de navegação e de áudio, controle de temperatura,
informações de apoio ao condutor, mensagens de aviso e configurações.
O Novo Prius conta com o sistema
Hybrid Synergy Drive da Toyota em sua nova geração e combina um motor a
gasolina de 1.8 litro VVT-i de ciclo Atkinson, com 98 cv de potência a 5.200
giros e 14,2 kgfm de torque a 3.600 rpm, que foi redesenhado e teve redução de
tamanho e peso. Esse propulsor funciona em conjunto com outro elétrico de 72 cv
e 16,6 kgfm de torque, garantindo aceleração suave e excelente conforto ao
rodar em qualquer tipo de condução.
O Novo Prius entrega potência
combinada estimada de 123 cv, priorizando o baixo consumo de combustível, sem
comprometer o desempenho. Em testes realizados pela Toyota no Japão, ele
acelerou de 0 a 100 km/h em 11 segundos.
O eixo da transmissão e o motor
elétrico também foram redesenhados, reduzindo o peso combinado. O propulsor
elétrico, especificamente, está mais compacto e teve sua relação peso/potência
melhorada. Em comparação à geração atual, houve uma redução de 20% nas perdas
mecânicas por fricção.
O software do sistema híbrido
recebeu atualizações que melhoraram a percepção de aceleração, revelando
respostas mais suaves e diretas, mesmo em rotações mais baixas. Os componentes
fundamentais do sistema, como unidade de controle de potência e a bateria,
também foram redesenhados ou revistos, para reduzir peso e melhorar a
eficiência do veículo.
A bateria híbrida de níquel,
responsável por alimentar o motor elétrico do Prius, antes localizada no
porta-malas, foi transferida para a parte inferior direita do banco traseiro,
contribuindo para a redução do centro de gravidade e aprimorando a estabilidade
na condução do veículo, sem comprometer o espaço interno para os ocupantes. Uma
entrada de ar foi introduzida no banco do passageiro, otimizando o arrefecimento
da bateria híbrida e melhorando sua performance.
O Novo Prius é considerado uma
referência mundial em baixa emissão de poluentes. O modelo emite cerca de 40%
menos CO2, comparado a um veículo convencional.
Com relação ao consumo, o INMETRO
reconheceu a nova geração do Prius como o carro mais eficiente do País,
registrando 18,9 km/l em ciclo urbano e 17 km/l em rodovias. A economia de
combustível do Novo Prius, quando confrontado com um modelo de mesmo porte
movido a gasolina, é de até 52% na cidade e 42% na estrada.
O Prius possui sistema de freios
regenerativos, que acumula a energia cinética gerada pelas frenagens e a
transforma em energia elétrica, alimentando a bateria híbrida. Isso garante
maior autonomia ao modelo no modo elétrico, também contribuindo para economia
de combustível. A transmissão do Novo Prius continua ser do tipo CVT.
O Prius possui um plano de
manutenção fechado que prevê seis revisões ao longo de seis anos, além da
garantia de três anos oferecida pela Toyota. Os serviços podem ser realizados
nas 214 concessionárias da marca no País.
Para oferecer a melhor experiência
de compra e propriedade aos seus clientes, os preços estabelecidos pela Toyota
nas revisões dos 10 mil aos 50 mil km são próximos aos da tabela do Corolla,
sedã médio da marca com um dos mais competitivos pacotes de manutenção em seu
segmento.
O Novo Toyota Prius estará
disponível em toda rede de concessionárias da marca nas cores Branco Polar,
Branco Perolizado, Preto Atitude, Prata Galáctico, Cinza Granito, Azul Noturno
e a inédita Vermelho Emoção.
Fonte: Toyota do Brasil – Departamento de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.