VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
O Jeep Compass o novo motor 2.0 Tigershark Flex. Trata-se de
um propulsor internacional da FCA - Fiat Chrysler Automobiles modificado para
se tornar flexível – configuração que estreia no Brasil – e que entrega
excelente combinação de desempenho, suavidade de funcionamento e baixo consumo.
Com até 166 cv de potência e 20,5 kgfm de torque, o novo propulsor traciona as
rodas dianteiras por meio da eficiente transmissão automática Aisin de 6
marchas.
A gama do Jeep Compass com motor 2.0 Tigershark é composta
pelas versões Sport, Longitude e Limited, com os respectivos valores sugeridos
de R$ 99.990, R$ 106.990 e R$ 124.990. Há ainda a edição de lançamento Opening
Edition, limitada a 500 unidades, que acrescenta importantes itens por R$
109.490.
O Tigershark 2.0 16V Flex tem duplo comando de válvulas no
cabeçote e duplo variador de fase, proporcionando elevados níveis de
desempenho, refinamento e eficiência energética para o Jeep Compass. Com uma
série de novos componentes concebidos para reduzir o atrito, o novo motor
oferece excelente rendimento e operação silenciosa.
Produzido no México com bloco e cabeçote de alumínio, o
Tigershark 2.0 é um propulsor de uso global que desenvolve 166 cv de potência a
6.200 rpm e 20,5 kgfm de torque a 4.000 rpm com etanol (159 cv e 19,9 kgfm com
gasolina) e está conectado a uma caixa automática de 6 marchas com comandos
sequenciais pela alavanca e aletas atrás do volante – a partir da versão
Longitude. Com ampla faixa de torque distribuído desde baixas rotações, o
Tigershark oferece 86% de sua força total já a partir dos 2.000 giros, dando
mais agilidade ao modelo e prazer ao dirigir.
Para poder rodar com 100% de etanol, o motor recebeu 20
importantes mudanças, entre novos componentes e materiais. A taxa de
compressão, que era de 10,2:1, foi aumentada para 11,8:1, aproveitando ao
máximo as características do derivado da cana de açúcar e melhorando a
performance com gasolina. Outra característica que explica o ótimo desempenho
do Tigershark é o duplo variador de fase independente, com 60° de curso de
atuação. Para se ter uma ideia, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 10,6
segundos com etanol.
O duplo variador de fase também atua positivamente no
consumo de combustível, pois reduz as perdas de bombeamento em cargas parciais
de aceleração. Isso ocorre devido a três fatores:
- expansão total proporcionada pela abertura atrasada das válvulas de escape (comportamento do ciclo Atkinson);recirculação interna dos gases do motor (EGR) pelo fechamento atrasado das válvulas de escape;fechamento atrasado das válvulas de aspiração (característica do ciclo Miller).
Com isso, o consumo com gasolina chega a 8,1 km/l na cidade
e 10,5 km/l na estrada.
Fonte: Fiat Press
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.