quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Jeep Compass com motor 2.0 Tigershark Flex parte de R$ 100 mil


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O Jeep Compass o novo motor 2.0 Tigershark Flex. Trata-se de um propulsor internacional da FCA - Fiat Chrysler Automobiles modificado para se tornar flexível – configuração que estreia no Brasil – e que entrega excelente combinação de desempenho, suavidade de funcionamento e baixo consumo. Com até 166 cv de potência e 20,5 kgfm de torque, o novo propulsor traciona as rodas dianteiras por meio da eficiente transmissão automática Aisin de 6 marchas.

A gama do Jeep Compass com motor 2.0 Tigershark é composta pelas versões Sport, Longitude e Limited, com os respectivos valores sugeridos de R$ 99.990, R$ 106.990 e R$ 124.990. Há ainda a edição de lançamento Opening Edition, limitada a 500 unidades, que acrescenta importantes itens por R$ 109.490.

O Tigershark 2.0 16V Flex tem duplo comando de válvulas no cabeçote e duplo variador de fase, proporcionando elevados níveis de desempenho, refinamento e eficiência energética para o Jeep Compass. Com uma série de novos componentes concebidos para reduzir o atrito, o novo motor oferece excelente rendimento e operação silenciosa.

Produzido no México com bloco e cabeçote de alumínio, o Tigershark 2.0 é um propulsor de uso global que desenvolve 166 cv de potência a 6.200 rpm e 20,5 kgfm de torque a 4.000 rpm com etanol (159 cv e 19,9 kgfm com gasolina) e está conectado a uma caixa automática de 6 marchas com comandos sequenciais pela alavanca e aletas atrás do volante – a partir da versão Longitude. Com ampla faixa de torque distribuído desde baixas rotações, o Tigershark oferece 86% de sua força total já a partir dos 2.000 giros, dando mais agilidade ao modelo e prazer ao dirigir.

Para poder rodar com 100% de etanol, o motor recebeu 20 importantes mudanças, entre novos componentes e materiais. A taxa de compressão, que era de 10,2:1, foi aumentada para 11,8:1, aproveitando ao máximo as características do derivado da cana de açúcar e melhorando a performance com gasolina. Outra característica que explica o ótimo desempenho do Tigershark é o duplo variador de fase independente, com 60° de curso de atuação. Para se ter uma ideia, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 10,6 segundos com etanol.

O duplo variador de fase também atua positivamente no consumo de combustível, pois reduz as perdas de bombeamento em cargas parciais de aceleração. Isso ocorre devido a três fatores: 

  •     expansão total proporcionada pela abertura atrasada das válvulas de escape (comportamento do ciclo Atkinson);
        recirculação interna dos gases do motor (EGR) pelo fechamento atrasado das válvulas de escape;
        fechamento atrasado das válvulas de aspiração (característica do ciclo Miller). 

Com isso, o consumo com gasolina chega a 8,1 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada.

Fonte: Fiat Press
 

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