VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
A Mercedes-Benz não deixa de inovar no mercado brasileiro e,
mais uma vez, introduz avançadas tecnologias para os chassis de ônibus da
marca. A partir de agosto, estará disponível no País o sistema de desligamento
automático do motor e, a partir do início de 2018, o inédito módulo de
recuperação de energia elétrica, que asseguram mais rentabilidade para as
empresas de ônibus.
“Além da redução do custo operacional para os clientes,
essas novas tecnologias diminuem o consumo de combustível e melhoram a
eficiência energética, trazendo ganhos para as empresas de transporte de
passageiros, para a qualidade do ar e a preservação do meio ambiente”, afirma
Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do
Brasil.
Esses dois lançamentos consolidam a linha de ônibus da
Mercedes-Benz como a mais tecnológica do Brasil, destacando-se, por exemplo,
por 18 avançados itens que garantem um elevado padrão de desempenho, economia,
conforto e segurança no transporte de passageiros.
“A oferta de equipamentos e sistemas como esses amplia o
leque de possibilidades para que os clientes configurem os seus ônibus de
acordo com suas demandas, tipo de operação e condições de topografia onde irão
atuar. Dessa forma, poderão desfrutar de muito mais benefícios em termos de
custo operacional, segurança ativa e passiva”, ressalta o executivo.
EIS – sistema de
desligamento automático do motor
Toda a linha de chassis de ônibus urbanos e rodoviários da
Mercedes-Benz será equipada, como item de série, com o EIS (Engine Idle
Shutdown), inovador sistema de desligamento automático do motor para o segmento
de ônibus.
Se o ônibus está parado, porém com motor ligado, câmbio no
ponto morto e freio de mão acionado, numa situação que perdure por um longo
período – por exemplo, 4 minutos – sem que o motorista acelere o veículo ou
acione o freio de serviço, o sistema entra em ação e automaticamente desliga o motor.
“Esta é uma situação bastante comum em garagens,
rodoviárias, terminais urbanos e pontos de parada”, explica Walter. “Nessas
circunstâncias, o EIS entra em ação, proporcionando economia no consumo de
combustível, além de reduzir as emissões de poluentes e de ruídos. Esta solução
acaba por contribuir para a conscientização do motorista quanto à necessidade
de se desligar o motor se o veículo ficar parado por um tempo prolongado”.
A introdução dessa tecnologia atende a uma demanda crescente
das empresas de transporte de passageiros pela redução dos custos operacionais.
“Estamos atentos às necessidades dos clientes, trazendo soluções eficientes e
robustas. O sistema EIS, por exemplo, é utilizado com amplo sucesso em ônibus
Mercedes-Benz na Europa”, informa Walter.
RKM – sistema de
recuperação de energia elétrica
Recurso também utilizado nos ônibus Mercedes-Benz na Europa,
o sistema de recuperação de energia elétrica RKM estará disponível no Brasil,
inicialmente, para os chassis de ônibus articulados e superarticulados da linha
O 500, bem como para os modelos O 500 U e M.
O gerenciamento inteligente do RKM aproveita a reserva de
capacidade de energia elétrica produzida pelos alternadores do veículo,
principalmente nos momentos de desaceleração, e a armazena em potentes super
capacitores, que atuam de modo autônomo. A energia elétrica armazenada é
utilizada como fonte adicional durante os momentos de aceleração do ônibus.
“Com os super capacitores carregados, o RKM disponibiliza
uma carga de energia elétrica que normalmente é fornecida pelos alternadores,
que são acionados pelo motor do veículo. Ao liberar os alternadores dessa
função, o sistema propicia uma economia no consumo de combustível”, diz Walter.
“Nos testes realizados pela Engenharia de Desenvolvimento da nossa Empresa,
foram registradas economias médias de cerca de 2%”.
Os super capacitores são extremamente eficientes e funcionam
com baixa tensão de 24 V. Uma grande vantagem na utilização dessa tecnologia é
a rápida recarga desses super capacitores. Com isso, a energia elétrica
armazenada pode ser aproveitada imediatamente por qualquer componente que
consuma energia, de acordo com a operação do veículo.
Entre as características mais importantes desta tecnologia
inovadora também se destaca um benefício para as baterias e os alternadores do
veículo, com o prolongamento da vida útil desses componentes. E além da redução
do consumo de combustível, o RKM assegura diminuição nas emissões de CO2
(Dióxido de Carbono).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.