VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Vai viajar? Realizou a revisão no
carro? A checagem completa no veículo é de extrema importância para a segurança
do motorista e dos passageiros. Para a Bridgestone, maior fabricante de pneus
do mundo, um item obrigatório e essencial na checagem são os pneumáticos. Eles
são o principal elo entre o veículo e o solo e exercem influência direta em
todo o comportamento dinâmico de um carro.
“Existem variáveis que podem
determinar o momento certo para realizar a troca dos pneus”, comenta Renato
Baroli, diretor Comercial da Bridgestone. Pode variar de acordo com o tipo de
pneu (radial ou diagonal), com o volume de carga transportada, a maneira como o
motorista conduz o veículo, o tipo de piso, o clima e a manutenção correta
realizada ao longo da vida útil do pneu. Por isso, os motoristas devem sempre
ficar atentos ao TWI (Tread Wear Indicator). ”
O TWI são ressaltos de borracha
localizados nos sulcos dos pneus e possuem 1,6 mm de profundidade. Quando
chegam ao seu limite, significa que o pneu deve ser trocado, pois passou a ser
considerado ‘careca’ e interfere na segurança do veículo e se torna passível de
autuação pelas autoridades de trânsito. “A regra TWI só não é válida para pneus
com bolhas, rasgos ou perfurações, que nestes casos devem ser substituídos
imediatamente”, explica Baroli.
Caso seja constatada a necessidade
da substituição dos pneus, é importante observar a quantidade de pneus que
precisam ser trocados. O recomendado é trocar os quatro pneumáticos ao mesmo
tempo, caso tenham sido utilizados de forma uniforme. Isso possibilita que
estejam todos nas mesmas condições. Na impossibilidade da troca dos dois
conjuntos, o par de pneus novos deve ser colocado no eixo traseiro, que é o
maior responsável pela estabilidade do veículo.
Para responder esta pergunta, o
motorista precisa saber as medidas de largura, altura (ou série) e aro, além do
índice de carga e símbolo de velocidade dos pneus. Estas informações são
encontradas no manual do proprietário.
As informações também estão
disponíveis na lateral, onde estão localizados os dois números separados por
uma barra que indicam largura e altura. A letra mostra o tipo (radial ou
diagonal) e o número seguinte trata-se do aro da roda. Desta maneira, o pneu 175/70R13
82T, por exemplo, tem 175 mm de largura de seção, e altura igual a 70% da
largura de seção, é radial e é montado em rodas de aro 13 polegadas. Se não
houver letra é porque ele é diagonal.
O número 82 é o índice de carga e
indica que o pneu suporta uma carga de 475 kg. Já a letra T é o símbolo de
velocidade e indica que o pneu pode ser usado à velocidade de 190 km/h quando
submetido à carga máxima. Na lateral, também é possível identificar a
informação de data de fabricação - e não de validade – do pneu.
Fonte: Máquina Cohn & Wolfe
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.