VISITE O SITE CARPOINT NEWS : www.carpointnews.com.br
A ZF concluiu a localização da montagem de airbags de cortina, na unidade de Limeira, SP, onde são produzidos sistemas de segurança passiva, ativa e eletrônicos. O processo de nacionalização teve início a partir de 2021, com a localização de duas linhas de montagem de airbags laterais na unidade. Em janeiro deste ano, mais duas linhas foram adicionadas, em conjunto com a linha de airbags de cortina. Com isso, a ZF completa quatro linhas nacionais de montagem de airbags laterais e uma de cortina.
A produção atenderá o mercado nacional, que aumenta a cada dia a aplicação de componentes de segurança nos veículos. Segundo Gustavo Ducatti, Diretor de Operações e Negócios de Sistemas de Segurança Passiva e Eletrônicos na América do Sul, “a expansão deve suportar três novos produtos previstos para serem lançados até o final de 2023 no mercado brasileiro”.
Para o executivo, a expansão traz uma quebra de paradigma, pois inseriu fornecedores locais de máquinas, que foram desenvolvidos pela ZF no Brasil. “Com isso, conseguimos encurtar o lead time de desenvolvimento e atender as necessidades do mercado de maneira ainda mais rápida. Além disso, nossas linhas contam com qualquer tipo de suporte e manutenção que sejam necessárias muito mais rapidamente com nosso parceiro local”, comenta.
Para se chegar ao modelo de maquinário desenvolvido localmente, a engenharia de manufatura da ZF propôs melhorias e adequações em modelos de linhas já existentes em outras plantas da empresa fora do País. Equipamentos de dobra e de inspeção, por exemplo, antes disponíveis apenas no exterior, foram desenvolvidos pela engenharia de manufatura da ZF em conjunto com a empresa brasileira. No total foram instaladas 22 estações de trabalho para suportar, tanto a produção de airbags de cortina, como laterais.