quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

Motociclistas: confira 5 dicas para pilotar de forma segura

 

VISITE SITE CARPOINT NEWS : www.carpointnews.com.br      

O mês de fevereiro é marcado pelo Carnaval, chuvas intensas e mais pedestres nas ruas. Em meio às movimentações, as motos enfrentam desafios extras no dia a dia. Por isso, a segurança dos motociclistas é o foco da campanha do CONTRAM (Conselho Nacional de Trânsito) deste mês, e a Zapay, fintech especializada em facilitar a vida dos proprietários de veículos, se une ao tema e traz cinco dicas essenciais para pilotar com mais segurança.

Equipamentos de proteção

O capacete é um item obrigatório e essencial na proteção dos motociclistas, mas não é o único que deve ser levado em consideração. Além do capacete, jaquetas, calças, luvas e calçados fechados são indispensáveis para prevenir lesões em acidentes. O uso desses itens é obrigatório tanto para o piloto quanto para a garupa.

Viseira

A viseira do capacete ou óculos de proteção são essenciais para proteger os olhos de ventos, poeira, impactos e chuvas. Ela precisa estar abaixada sempre que a moto estiver em movimento, caso contrário o motociclista poderá levar uma multa.

Atenção nos pneus

Os pneus são o único ponto de contato dos veículos com o solo. Por isso, sua manutenção é essencial. Verificar regularmente a condição e a pressão dos pneus ajuda a manter a estabilidade da moto. Pneus “carecas” aumentam significativamente o risco de derrapagens, principalmente em estradas molhadas.

Cuidado com o ponto cego

O ponto cego é a área não coberta pelos espelhos retrovisores dos automóveis ou onde as colunas e outras partes do carro impedem a visão do motorista. Ao circular ao lado de veículos maiores, esteja atento ao ponto cego. Sempre sinalize suas ações e preste atenção para evitar surpresas e "fechadas".

Direção defensiva

Adote uma postura defensiva, mantendo distância segura dos outros veículos, respeitando semáforos, reduzindo velocidade próximo a cruzamentos e sinalizando devidamente suas ações.

vcrpbrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.