VISITE O SITE CARPOINT NEWS : www.carpointnews.com.br
A Volkswagen é a marca de automóveis que mais cresce, mais
investe e mais confia no Brasil. Prova disso é que a Volkswagen mais que
dobra o valor de seus investimentos para R$ 16 bilhões.
Ao atual aporte de investimentos de R$ 7 bilhões na América Latina, de
2022 a 2026, somam-se agora mais R$ 9 bilhões, de 2026 a 2028. Com o
aporte adicional, a Volkswagen se torna a montadora com o maior
investimento no Brasil no período
pós-pandemia. A Volkswagen do Brasil lançará 16 novos veículos até 2028,
incluindo modelos híbridos, 100% elétricos e Total Flex. No primeiro
momento, o novo aporte contempla o desenvolvimento e a produção de
projetos inovadores e com foco em
descarbonização para as 4 fábricas da Volkswagen do Brasil: são 4 novos
veículos, sendo uma pick-up, 1 novo motor ainda mais inovador e
eficiente para veículos híbridos e 1 nova plataforma inovadora,
tecnológica, flexível e
sustentável.
“A Volkswagen do Brasil tem consolidado uma
trajetória de 70 anos de sucesso no País, sendo a marca que mais
cresceu em volume de vendas em 2023 e líder nos segmentos mais
importantes, de SUVs e carros de passeio, no
Brasil no ano passado. A preferência dos consumidores é resultado dos
nossos investimentos e da força da nossa ofensiva de produtos,
oferecendo o portfólio mais completo do mercado. Agora, a Volkswagen
reafirma sua confiança no Brasil e mais que
dobra seus investimentos para R$ 16 bilhões. Vamos lançar 16 novos
veículos até 2028, incluindo modelos híbridos, 100% elétricos e Total
Flex. No primeiro momento, o novo aporte já contempla o desenvolvimento e
a produção de projetos inovadores
e com foco em descarbonização para as 4 fábricas da Volkswagen do
Brasil. Assim, reforçamos o nosso compromisso com o País, com nossos
clientes, concessionários, fornecedores e colaboradores”, afirma Ciro
Possobom, CEO da Volkswagen do
Brasil.
Nova Ofensiva de Produtos VW inclui veículos híbridos e um novo motor
Os novos investimentos anunciados pela Volkswagen do Brasil,
totalizando R$ 16 bilhões, impulsionam o desenvolvimento de novas
tecnologias ainda mais inovadoras e sustentáveis para a marca no País.
No total, a Volkswagen do Brasil lançará 16 novos veículos até 2028, incluindo modelos híbridos, 100% elétricos e Total Flex.
No primeiro momento, o novo aporte já contempla o desenvolvimento e a produção de projetos inovadores e com foco em descarbonização para as 4 fábricas da Volkswagen do Brasil: são 4 novos veículos, sendo uma pick-up, 1 novo motor ainda mais eficiente para veículos híbridos e 1 nova plataforma inovadora, tecnológica, flexível e sustentável.
Inéditos no portfólio da Volkswagen do Brasil, os novos modelos serão fundamentais para impulsionar ainda mais a estratégia de descarbonização da marca na Região América do Sul, alinhada à estratégia global Way to Zero, que prevê a neutralidade de carbono em todas as unidades da Volkswagen no mundo, considerando produtos e processos.
Os novos projetos também marcam a chegada de uma nova plataforma no
Brasil: o projeto MQB Hybrid. Inovadora, tecnológica, flexível e
sustentável, a nova plataforma comporta uma combinação dos mais
avançados sistemas de combustão e
eletrificação, utilizando sistema de alta voltagem.
O novo projeto MQB Hybrid da Volkswagen conta com uma nova
arquitetura eletrônica que permite mais conectividade e oferece ainda
mais segurança por meio da tecnologia de ADAS (Advanced Driver
Assistance System). Além disso, oferece ainda mais
conforto e aumento do espaço interno.
Desenvolvida com a participação da Engenharia da Volkswagen do Brasil especialmente para a Região SAM (South America – América do Sul), a nova plataforma está sendo desenvolvida utilizando os mais avançados recursos de tecnologia de simulação da virtualidade. Os investimentos no projeto envolvem a ampliação da capacitação de equipes e uma produção altamente tecnológica e moderna.
Para impulsionar ainda mais a estratégia de eletrificação da marca no
Brasil, os novos modelos eletrificados que chegarão nos próximos anos
se somarão aos recém-lançados veículos 100% elétricos ID.4 e ID܂Buzz
(Kombi elétrica) já oferecidos
no País pelo programa VW Sign & Drive desde o ano passado.
A nova ofensiva de produtos inclui 2 veículos inéditos a serem produzidos na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP).
Na fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais (PR) será produzida uma pick-up inédita. A Volkswagen confirma que a pick-up Amarok continuará sendo produzida na fábrica de Pacheco, na Argentina.
A unidade da marca em Taubaté (SP) fabricará um automóvel inédito, 100% desenvolvido no Brasil.
A fábrica de motores da Volkswagen do Brasil, em São Carlos (SP), vai produzir um novo motor ainda mais inovador e eficiente para veículos híbridos.
Em 2023, a Volkswagen do Brasil concluiu a extensão do prazo até 2028
dos Acordos Coletivos vigentes com os Sindicatos de suas 4 fábricas no
País com aprovação da maioria dos colaboradores em todas as plantas. A
conclusão dessa negociação foi
fundamental para esses novos investimentos, veículos e sistemas de
propulsão que serão desenvolvidos e produzidos pela marca no Brasil.
VW é a marca que mais cresce no Brasil
A Volkswagen do Brasil foi a marca que mais cresceu em volume de
vendas (29,5%) no País em 2023. No ano em que completou 70 anos no País,
a marca emplacou 345.039 unidades de janeiro e dezembro. Na comparação
com 2022, são quase 80 mil
emplacamentos adicionais. O resultado positivo de vendas significa 15,8%
de participação no mercado em 2023, com a vice-liderança consolidada, e
aumento de 2,1 pontos percentuais em market share no acumulado do ano.
Polo é líder entre os carros de passeio
Preferido dos brasileiros, o Volkswagen Polo se consolidou em 2023
como o veículo de passeio mais vendido do País: foram 111.247 unidades
emplacadas no ano passado. O Novo Polo é um sucesso desde o seu
lançamento, quando foram comercializadas 7.000
unidades em menos de 2 horas.
O Polo Track, novo hatch de entrada que cumpriu com sucesso a missão
de substituir o Gol, trouxe modernidade a um dos segmentos mais
importantes do País e também caiu no gosto dos brasileiros.
Volkswagen também lidera entre os SUVs
A Volkswagen do Brasil também foi líder entre os SUVs no País em
2023, um segmento que representa mais de 45% do mercado nacional. A VW
também oferece a linha mais completa de SUVs do Brasil, com T-Cross,
Nivus, Taos e Tiguan, que somaram 141.331
unidades comercializadas no ano passado.
Sucesso absoluto para o T-Cross, que foi o SUV mais vendido do Brasil em 2023, com 72.445 unidades emplacadas no ano.
Em 2023, a Volkswagen também lançou 9 novos modelos, quase um por
mês, reforçando ainda mais o seu portfólio reconhecido pela alta
qualidade, tecnologia, segurança, inovação e design. No ano passado,
foram lançados o Polo GTS, Novo Virtus,
Polo 1st Edition, Novo Polo Track, T-Cross The Town, Saveiro 2024,
Tiguan Allspace R-Line e os 100% elétricos ID.4 e ID. Buzz.
Inteligência artificial, impressoras 3D, drones, realidade virtual e aumentada garantem a inovação do processo produtivo VW
A Volkswagen do Brasil conta com um processo produtivo altamente
tecnológico, inovador, ágil, eficiente e sustentável que garante a
qualidade de seu portfólio de produtos.
O uso de inteligência artificial nos robôs de inspeção das
carrocerias na Pintura garante a alta qualidade da superfície. A
tecnologia conta com aprendizagem continuada, evoluindo sempre.
Impressoras 3D são utilizadas na produção de peças para protótipos,
ferramentas e dispositivos que auxiliam os colaboradores na produção. A
impressão 3D reduz o tempo de desenvolvimento de novos produtos, garante
a eficiência e a
sustentabilidade, com processos otimizados sem descartes de moldes.
O uso de drones para fazer o controle de peças em estoque é uma ação
disruptiva que trouxe criatividade e inovação ao processo logístico.
Além da agilidade na leitura das peças, as informações são enviadas
on-line para os sistemas que
verificam os estoques em um processo 100% digital.
A Volkswagen do Brasil também conta com Laboratórios de Realidade
Virtual e Aumentada para apoio, de forma inovadora e totalmente digital,
no desenvolvimento de novos veículos, criação de protótipos virtuais,
avaliações funcionais e visuais
combinando elementos físicos e virtuais e de postos de trabalho
ergonômicos para o processo produtivo.
Nos laboratórios são feitas simulações em ambiente digital, otimizando processos, reduzindo custos e alcançando a excelência. Dessa forma, quando são construídos fisicamente os veículos de desenvolvimento ou postos de trabalho já foram validados anteriormente no ambiente digital, garantindo assertividade. O SUVW Nivus, por exemplo, foi o primeiro veículo totalmente desenvolvido com protótipos virtuais nas primeiras etapas.
Volkswagen acelera em sua pauta ESG
A Volkswagen tem um propósito: a caminho da mobilidade neutra em
carbono para todos. É nessa estrada que a empresa segue acelerando com
projetos robustos de descarbonização. Em nível global, a Volkswagen
conta com a estratégia Way to Zero, com a
meta de ser neutra em carbono em todas as suas unidades no mundo até
2050, em produtos e processos. A Volkswagen também foi a primeira
fabricante de automóveis do mundo a assinar o Acordo de Paris.
No Brasil, a pauta ESG também segue em evolução constante. A
Volkswagen do Brasil foi a 1ª fabricante de veículos do País a
conquistar o Certificado Lixo Zero multisites, em 2023. Com suas cinco
unidades do Brasil certificadas, a Volkswagen
obteve nota média de 94%, acima da exigida pelo Instituto Lixo Zero
Brasil. Destaque para o Centro de Peças e Acessórios (PAC) da
Volkswagen, em Vinhedo (SP), que conquistou nota 99,9%, a mais alta já
concedida pelo instituto, além de ser o primeiro
centro de distribuição de peças a conquistar a certificação no País.
A Volkswagen do Brasil também conquistou em 2023 o Selo Ouro em seu
inventário de emissões atmosféricas GHG Protocol, a metodologia que
calcula emissões para descarbonização, logo em sua primeira publicação
do documento (dados de 2021 e 2022).
O Selo Ouro corresponde ao nível mais alto de certificação do programa,
sendo concedido às empresas que demonstram o atendimento de todos os
critérios de transparência na publicação.
No ano passado, a Volkswagen recebeu o Certificado Internacional de
Energia Renovável (I-REC), atestando que todas as unidades da empresa
utilizam energia elétrica 100% proveniente de fontes renováveis.
A Volkswagen do Brasil também assinou contrato inédito com a Finep
para captação de recursos a serem investidos em um Plano Estratégico de
Inovação & Sustentabilidade visando a continuidade do
desenvolvimento de pesquisas e projetos em
descarbonização, Indústria 4.0 para sustentabilidade, transformação
digital e eletrônica embarcada em seus veículos.
Em 2023, a Volkswagen também comemorou 20 anos da tecnologia Total
Flex. A marca alemã lançou em 2003 a tecnologia que permite o uso de
etanol, gasolina ou os dois combustíveis em qualquer proporção. O feito
marcou uma mudança de paradigma na
indústria, enquanto o Gol foi o primeiro carro a receber o motor Total
Flex, que está presente hoje em toda a linha nacional da Volkswagen,
além do SUVW argentino Taos. Mais de 8 milhões de veículos flexíveis
Volkswagen já foram vendidos desde
março 2003.
Diversidade & Inclusão
Em 2023, a Volkswagen se tornou signatária de cinco fóruns que abrangem os pilares trabalhados pela empresa: o Movimento Mulher 360, a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, a REIS (Rede Empresarial de Inclusão Social para inclusão de PcDs) e o Fórum Gerações e Futuro do Trabalho. A adesão aos fóruns integra novos compromissos à estratégia de Diversidade & Inclusão da empresa. Desde 2020, a Volkswagen já é signatária dos Princípios de Empoderamento Feminino da ONU.
A Volkswagen conta com um forte trabalho de governança corporativa,
desde 2022, com um Comitê de Diversidade formado por todo o Comitê
Executivo da empresa com foco em diversidade, equidade e inclusão.
A Volkswagen também preza pela Diversidade & Inclusão em seus
processos seletivos, incluindo programas de estágio, trainees, além de
vagas afirmativas para públicos diversos, entre os quais profissionais
negros, mulheres, pessoas LGBTI+, por
exemplo.
Empregadora de excelência
A Volkswagen do Brasil está sempre conectada às últimas tendências globais em gestão de pessoas e já começou o ano de 2024 com uma ótima notícia: conquistou a certificação Top Employer pelo 6º ano consecutivo, sendo referência em gestão de pessoas, com foco no aprimoramento e desenvolvimento do ambiente de trabalho. Na certificação Top Employer 2024, a Volkswagen do Brasil alcançou a excelente nota de 90,2% no atingimento das melhores práticas de RH avaliadas pela pesquisa, uma nota bem acima da média considerada benchmark.
Em 2023, a empresa também conquistou a certificação Great Place to
Work pelo 2º ano consecutivo, se mantendo entre as melhores companhias
para trabalhar; garantiu presença entre as Top 10 da pesquisa “Marca
Empregadora 2023”, da consultoria
Randstad; conquistou a Premiação Excelência em Gestão de Pessoas, do
Grupo Gestão RH e FGV In Company, entre outros reconhecimentos.
A Volkswagen também celebrou 50 anos do Centro de Formação
Profissional SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial)
Volkswagen em 2023. Localizada na fábrica Anchieta da Volkswagen do
Brasil, em São Bernardo do Campo (SP), a escola já
ofereceu formação profissional de excelência a mais de 7 mil alunos. Os
aprovados no curso têm a chance de serem contratados pela empresa.
Fundação Grupo Volkswagen: mais de 3 milhões de beneficiados
Desde 1979, a Fundação Grupo Volkswagen já beneficiou mais de 3
milhões de pessoas com ações de educação e desenvolvimento de
comunidades. Atualmente, a Fundação abraça duas causas prioritárias:
mobilidade urbana e comunidades
sustentáveis, e mobilidade social e inclusão, com iniciativas que
incluem qualificação profissional, apoio a negócios de impacto, formação
de educadores e gestores públicos, voluntariado e incentivo ao
empreendedorismo.
Entre os projetos está o ‘Costurando o Futuro’, que capacita
profissionais de costura. Por meio da técnica do upcycling, tecidos
automotivos doados pelas marcas do Grupo VW e fornecedores são
transformados em itens como mochilas, estojos,
nécessaires, entre outros, contribuindo com a sustentabilidade do
planeta.
São 70 anos de sucesso da Volkswagen do Brasil, que segue com forte presença nos corações e nas garagens dos brasileiros. Os resultados são surpreendentes e muito mais está por vir. Seguimos acelerando!
Fonte: Volkswagen do Brasil / Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.