segunda-feira, 23 de junho de 2025

Principais causas de discos de freio empenados

 

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Componente essencial no sistema de frenagem, o disco de freio, junto com as pastilhas, tem a função de reduzir a velocidade ou parar o giro das rodas após o acionamento do pedal de freio. “Ao pisar no pedal, as pastilhas pressionam os discos, ou seja, ocorre atrito. Essa fricção converte a energia em calor, resultando na desaceleração das rodas”, explica Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Fremax.

 

“É esse atrito entre pastilhas e discos que faz com que a velocidade seja reduzida até a parada do veículo”, reforça. No entanto, Leite faz um alerta: “O atrito eleva significativamente a temperatura, o que pode causar, em casos de sobrecarga do sistema, desgaste ou alterações na superfície dos discos, como o empenamento”

 

Segundo ele, nesses casos, ao pisar no freio, o motorista pode perceber vibrações no volante ou pulsação no pedal, acompanhadas de uma perda considerável na eficiência da frenagem. “Por mais sugestivo que seja, essa vibração nem sempre está relacionada ao disco. Pode estar no cubo de roda, cuja tolerância máxima de empeno é de 0,05 mm. Já no disco de freio, o empeno máximo é de 0,10 mm”, detalha Leite, destacando que a medição deve ser feita com um relógio comparador e base magnética.

 

A recomendação é levar o veículo a um mecânico de confiança não apenas quando houver vibração na frenagem, mas também para realizar manutenções preventivas periódicas do sistema. Durante essas revisões, é essencial avaliar o estado de todos os componentes do sistema de freio, como tambor, pastilha, pinça, sapata, cilindro mestre e de roda, cabo do freio de mão, tubulação, servo freio, fluido de freio e sistema ABS.

 

Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa

 

 

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