Os motores Diesel “BlueHDi” Euro6,
produzidos na fábrica de Trémery, têm dois tipos de cilindradas diferentes:
1.6l (100cv e 120cv) e 2.0l (150cv e 180cv). A tecnologia “BlueHDi”,
progressivamente adotada nos veículos do Grupo PSA desde setembro de 2013,
antes da entrada em vigor da norma Euro6 (setembro de 2014), equipa atualmente
todos os modelos Diesel Euro6 das marcas Peugeot, Citroën e DS.
A tecnologia “BlueHDi” permite
tratar de maneira contínua as emissões poluentes das motorizações a diesel. A
linha de escapamento está equipada com três dispositivos de despoluição: o
catalisador de oxidação, o filtro de partículas (FAP) aditivado que trata as
partículas em número e em massa, e a Selective Catalytic Reduction (SCR)
posicionada acima do FAP, que permite eliminar os óxidos de nitrogênio (NOx)
emitidos pelo motor.
A tecnologia “BlueHDi” já conta com
mais de uma centena de patentes registradas pelo Grupo PSA.
A fábrica de Trémery produz
atualmente 7 mil motores a diesel por dia, dos quais 5 mil 1.6l (815 mil
unidades produzidas desde o seu lançamento em 2014) e 2 mil 2.0l (185 mil
unidades desde setembro de 2013).
Na ocasião, Christian Chapelle,
Diretor de Sistemas de Tração e Chassis do Grupo PSA, declarou: “Depois de ter
sido o precursor do filtro de partículas lançado em 2000 e também a primeira
montadora a generalizar a SCR, este número alcançado de motores a diesel
“BlueHDi” equipados com a solução mais eficiente para tratar as emissões de
poluentes confirma o compromisso do Grupo PSA de oferecer aos seus clientes
soluções de mobilidade duradouras e limpas.”
Fonte: Grupo PSA - Comunicação e Imprensa
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