VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Quem mergulha no universo do antigomobilismo se depara,
essencialmente, com a história viva do transporte automotivo no Brasil e no mundo.
Protagonistas de uma época e encantando o público até hoje, serão a grande
atração do Brazil Classics Renault Show 2018 – XXIII Encontro Nacional de
Automóveis Antigos, a mais importante e uma das mais longevas exposições do
gênero país. A cidade mineira de Araxá, a 362 quilômetros de Belo Horizonte,
será palco do evento que acontece desde 1989. O evento, que tradicionalmente
ocorre no feriado de Corpus Christi, excepcionalmente esse ano ocorrerá de 05 a
09 de setembro, no feriado de 07 de setembro, no Tauá Grande Hotel Termas &
Convention Araxá. Promovido pelo Instituto Cultural Veteran Car (MG), o evento
tem o intuito de ressaltar a importância histórica dos carros, expondo e
contando a trajetória de cerca de 300 exemplares automotivos de várias décadas
e partes do mundo.
Raridades
Entre as atrações e curiosidades da exposição está o famoso
Stanley Steamer. Fabricado em 1902 pela americana Stanley Motor Carriage
Company, é o primeiro carro a vapor de que se tem notícia. Outra raridade é o
carro mais antigo emplacado no Brasil, o francês De Dion Bouton, registrado em
solo nacional também em 1902.
Dois raríssimos exemplares da Ferrari, a F40 e a F50,
fabricadas em comemoração aos 40 e 50 anos da marca, respectivamente, também
estarão em exposição. Outro automóvel que promete tirar o fôlego dos
apaixonados por carros é o Renault R8, veículo da primeira vitória do piloto
brasileiro Emerson Fittipaldi, em 1965. Àquela altura, Fititipaldi tinha 19
anos e dava os primeiros passos no automobilismo.
Outra vedete da exposição é o Fiat Zagato 1951, um coupe
duas portas Specialle. A raridade vem de um pequeno museu na cidade de Carmo da
Mata, Oeste de Minas. O veículo foi produzido a partir de customização e o
proprietário Rúbio Fernal explica que, nas décadas de 1940 e 1950, as pessoas
compravam o chassi e enviavam a um carrozzieri – profissional responsável por
customizar o veículo ao gosto do freguês.
“Trata-se de um veículo único, com desenho e projeto de
carroceria sobre chassis e motorização Fiat na característica Fiat Socialle.
Essa obra de arte é assinada pelo projetista italiano Zagato, daí o nome do
carro. Ele é de 1951, o que torna seu desenho mais fenomenal ainda, pois
antecipa tendências que vieram no futuro em outras marcas. O carro, sem dúvida,
se alinha entre os mais belos de todos os tempos e confirma a excelência do
desenho italiano em automóveis de passeio esportivos”, explica o apaixonado
proprietário que ainda levará ao evento outros cinco exemplares: o LincolnCoupe
Le Baron, 1936; o Auburn Sedan Conversível carroceria Murphy 8 cilindros
Lycoming, 1929; o Rolls Royce Sedan carroceria Hooper, 1953; o Cadillac
Eldorado Conversível, 1956; e o Mercury
Montclair Turnpike Cruiser Coupe, de 1958.
Outras atrações
Em paralelo ao Brazil Classics Renault Show 2018, acontece
uma mostra cultural diversificada, com exposição do artista plástico Sérgio
Dotta e suas pinturas hiper-realistas de carros antigos e hot-rods, shows com
as bandas Bêjazz On The Street, Derico Duo e Quinteto Nota Certa, além da
apresentação de duas importantes companhias de teatro brasileiras, a Uno e a
Lúmini.
Também junto à exposição, acontece a Feira de Peças e o Leilão
de Automóveis Antigos. Para participar das duas atividades é preciso se
inscrever previamente pelos e-mails: denisefelisoni@hotmail.com, para o feirão,
e leilao@talladegamotors.com, para o leilão
do Brazil Classics que é o único da categoria realizado no Brasil.
Começou na 15ª edição e é um dos grandes momentos do evento. Na última edição
do evento (2016) foram leiloados 88 automóveis.
Primórdios
Realizado há 34 anos, o Brazil Classics Show nasceu da
paixão de amigos colecionadores que resolveram criar uma data para celebrar o
encontro e a exposição de seus veículos. Passados todos esses anos, o evento
hoje reúne colecionadores de todo o Brasil. “Estamos contando a história dessa
máquina maravilhosa que é o carro. Queremos destacar a sua importância
histórica e congregar os antigomobilistas de todo o país para mostrar o
trabalho realizado nas restaurações e incentivar a preservação desse importante
segmento da história mundial. Temos certeza de que o público se surpreenderá
com essa exposição. É uma oportunidade única de se ver tanta história em um só
espaço”, destaca o presidente do Instituto Cultural Veteran Car – MG, Otávio
Pinto de Carvalho.
Renault
Produzindo no Brasil desde 1998, a Renault, parceira do
Brazil Classics Show 2018, passa pelo
melhor momento de sua história no país em participação de mercado. A marca, que
cresce em market share no Brasil desde 2010, atingiu, em 2017, seu recorde, com
7,7% de participação, além do recorde de exportações, com mais de 98 mil
unidades – um aumento de cerca de 40% sobre 2016. O crescimento da Renault do
Brasil está fortemente atrelado à renovação e à ampliação de sua gama. Hoje a
marca fabrica sete veículos no país: Kwid, Sandero, Logan, Duster, Duster
Oroch, Captur e o comercial leve Master. No total, já são cerca de 2,8 milhões
de veículos Renault produzidos em 20 anos de inovação no Brasil.
A Renault do Brasil possui quatro unidades industriais
instaladas no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR): a fábrica de
veículos de passeio (CVP), fábrica de veículos utilitário (CVU), fábrica de
motores (CMO) e a Curitiba Injeção de Alumínio (CIA), inaugurada neste ano.
Hoje o Complexo Ayrton Senna opera em três turnos e tem um total de 7.300
colaboradores – 1.300 deles contratados no último ano em virtude da demanda
interna e externa por Captur e Kwid. Para gerir suas ações socioambientais, a
Renault criou, em 2010, o Instituto Renault. Atuando em dois eixos – Mobilidade
Sustentável e Inclusão – o Instituto já alcançou cerca de 600 mil pessoas no
país.
Premiação
Além de serem as estrelas do show, os carros passam por
avaliação, participando de um concurso com vários critérios, como conservação e
originalidade. Além do troféu da Federação Brasileira de Veículos Antigos
(FBVA), há os troféus Og Pozzoli, para o carro mais conservado, o Troféu
Lalique, oferecido a uma personalidade que se destaca no trabalho de
crescimento e reconhecimento do antigomobilismo, e a mais importante honraria
do concurso, o Troféu Roberto Lee, pioneiro entre os colecionadores e que
premia o automóvel mais raro e valioso presente no evento, além de outros
automóveis nacionais e importados que são premiados em categoria especial.
“Na verdade, o Brazil Classics Renault Show 2018 é uma
grande festa para os amantes dos automóveis. E não sem razão, os protagonistas
desta história são tratados como artistas, pela sua importância para a
humanidade e pela beleza particular de cada um deles. Todo mundo quer tirar
foto do lado de um belo carro! Ficamos muito satisfeitos por levar essa
história ao grande público e por promover esse encontro entre colecionadores e
admiradores”, conclui Carvalho.
SERVIÇO
PROGRAMAÇÃO
DIA 05 DE SETEMBRO -
Quarta-feira
09:00 - Credenciamento e colocação dos automóveis no pátio
DIA 06 DE SETEMBRO -
Quinta-feira
08:00 - Credenciamento e colocação dos automóveis no pátio
16:30 - 'Derico Duo' - Espaço Classics
18:00 - Abertura oficial do evento com presença de
autoridades e convidados
21:00 - Espetáculo 'Lúmini Cia de Dança' - Passarela de
Premiação (aberto ao público)
DIA 07 DE SETEMBRO -
Sexta-feira
09:00 - Passeio pela Cidade de Araxá
15:00 - Assembleia da FBVA – Cine Tiradentes do Tauá Grande
Hotel
15:30 - Performance 'Lúmini Espaço Art' - Passarela de
Premiação (aberto ao público)
16:30 - Oficina de Pintura em Porcelana (evento feminino) -
Hall Salão Minas Gerais
19:00 - Leilão de automóveis antigos (haverá venda de
ingressos limitados)
DIA 08 DE SETEMBRO – Sábado
09:00 - Café da manhã servido na piscina do Tauá Grande
Hotel
Tarde Livre
19:30 - Festa de Premiação
22:00 - Festa de Encerramento - Pérgula da Piscina
DIA 09 DE SETEMBRO –
Domingo
Retirada dos
veículos.
* A programação poderá ser alterada a critério dos organizadores.
Fonte: Assessoria
de imprensa – Rede Comunicação de Resultado
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.