VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Andar de motocicleta pode ser considerada uma atividade de
risco. Por isso, é essencial que o usuário esteja com todos os equipamentos em
ordem, especialmente os pneus, que são os únicos pontos de contato do veículo
com o solo. Pensando na segurança dos motociclistas, a legislação proíbe, desde
2004, o uso de pneus reformados em veículos de duas rodas.
“O papel do pneu em veículos de duas ou três rodas é
fundamental para a segurança do motociclista, porque, em caso de falha, pode
causar perda total de controle. Por isso, o uso dos pneus originais e em bom
estado é fundamental para garantir segurança, conforto ao rodar, aderência nas
acelerações e frenagens, equilíbrio e movimento de inclinação do veículo”,
explica Klaus Curt Müller, presidente da ANIP.
Um estudo realizado em 2013 pela Abraciclo, em parceria com
a FMUSP e HCFMUSP, aponta que 8% dos acidentes com motociclistas são causados
por problemas de manutenção, sendo que os piores itens de conservação
observados foram pneus (11%) e freios (7%).
Questões técnicas
O pneu de motocicleta não foi projetado para ter uma segunda
vida. Isso acontece porque a carcaça, que serve de estrutura do pneu, sofre um
grande desgaste ao fim de sua primeira vida, impactando o pneu como um todo. As
reduzidas espessuras dos materiais dificultam a raspagem e há grande chance da
formação de rugas, bolhas e má adesão quando há aplicação do material de
reforma.
Deste modo, as tensões e deformações da área de contato do
pneu com o solo interferem na sua geometria e assimetria, e favorecem o
possível descolamento da estrutura reconstruída. A má condição das ruas e
estradas também acelera a fadiga dos materiais, mediante sucessivos impactos
que podem causar uma avaria acidental.
A dirigibilidade e segurança dependem da geometria da suspensão
da motocicleta. Alguns ângulos são fundamentais para isto, entre eles o camber,
que é o ângulo criado quando a motocicleta se inclina durante uma curva, sendo
que traseiro é diferente do dianteiro. A dinâmica da realização de uma curva
sem escorregamento do motociclista depende da curvatura do pneu, que pode ser
prejudicada, em caso de reforma. Por esses motivos, o prolongamento do uso do
pneu duas rodas interfere diretamente na dirigibilidade.
Proibido por lei
A Resolução 158/2004 do Conselho Nacional de Trânsito
(Contran) e a Portaria 554/2015 do Inmetro proíbem, respectivamente, o uso e o
serviço de reforma de pneus em todo o território nacional. Portanto, a
recapagem de pneus duas rodas é considerada uma prática ilegal do mercado.
A fiscalização sobre utilização ou serviço de reforma é
feita pelo Inmetro, Instituto Estadual de Pesos e Medidas (IPEM), Polícia
Militar, Polícia Rodoviária e Departamento Estadual de Trânsito (Detran). “Se
os fiscais flagrarem um estabelecimento fazendo serviço de recauchutagem de
pneus de motocicletas, podem fechá-lo”, esclarece Curt.
Além das questões técnicas, o comportamento dos
motociclistas é fundamental para aumentar a vida útil de um pneu e, assim,
oferecer mais segurança. Por isso, a ANIP recomenda que todo motociclistas
realize a manutenção adequada de seu veículo para garantir as melhores
condições de segurança, bem como realize a troca de um pneu desgastado por um
novo, quando necessário.
Fonte: PUBLICIS
CONSULTANTS
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.