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As campanhas publicitárias da Citroën são marcadas por ousadia, alegria e abordagens fora do padrão da indústria. Esse conceito, mantido até hoje e presente em nossas campanhas e vídeos de divulgação, é quase tão antigo quanto a própria marca. Uma das fases mais marcantes dessas propagandas pra lá de criativas ocorreu entre os anos 1960 e 1980, quando a Citroën divulgava da forma mais exótica possível os atributos do icônico 2CV.
Valia tudo: compará-lo com um carro de luxo, exaltar sua simplicidade ou até deixá-lo lado a lado com um... camelo! Afinal, a ausência de alguns itens, se para outros carros era um problema, para o 2CV era um dos motivos da sua robustez que conquistou milhões de consumidores pelo planeta. Nem seu desempenho era um revés: afinal, como uma tartaruga, ele até poderia ser mais lento que um modelo mais caro, mas ele sempre chegava a seu destino e com uma acessibilidade única.
E para quem acha que o preço do combustível é um problema da atualidade, nos anos 1960, a Citroën destacava o fato de o modelo rodar mais com menos. “O 2CV pode fazer você sorrir porque é divertido de possuir, porque é diferente - e porque economiza dinheiro”.
No final dos anos 1980, quando os automóveis lançados vinham cada vez mais modernos, a Citroën, que já contava com diversos atributos tecnológicos em sua gama, preferiu destacar sua inovação no 2CV com as cores das carrocerias, em uma época em que os tons mais sóbrios sobressaíam: “Outros abrem fronteiras de tecnologia. Nós abrimos a pintura”, dizia o anúncio do 2CV 1986.
A ALMA DO NEGÓCIO – DESDE SEMPRE
A ousadia e o ineditismo na publicidade fazem parte da Citroën desde o início do século passado. Durante o Salão do Automóvel de Paris, em 1922, um avião escreveu o nome da marca no céu com fumaça, ao longo de cinco quilômetros.
Três anos depois, a Citroën inovou ao estampar o seu nome em um dos símbolos mais importantes do planeta, a Torre Eiffel. Composta por 250.000 lâmpadas, a obra de arte podia ser vista por quase toda a cidade.
Nos anos 1980, em um anúncio televisivo do Citroën Visa GTI, o veículo se lançou de um porta-aviões e, logo em seguida, surgiu em cima de um submarino. Já em outra propaganda, um Citroën AX marca presença na Grande Muralha da China.
Já em 1995, o Xantia, sedã icônico da Citroën que completou 30 anos neste mês de março, foi a estrela de uma campanha marcante com o atleta Carl Lewis e, em 1999, uma pirâmide formada por 10 unidades do modelo mostravam toda a estabilidade do veículo em curvas.
Toda essa inovação na propaganda continua até hoje: modelos como o Ami ou o conceito oli [äll-e] possuem uma publicidade especial, repleta do DNA disruptivo que faz parte da Citroën.
Fonte: Stellantis Communications
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