segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Hyundai ix35 ganha novos motores


A Hyundai anunciou que introduziu dois novos motores para o SUV ix35, um diesel e outro a gasolina. Com isso conseguiu reduzir a média de emissões de CO2 deste modelo. Os novos motores fazem parte do novo programa da marca sul-coreana, o “Blue Drive”, com o sistema stop&start, gestão do alternador indicador de passagem de caixa e pneus de baixo atrito. A versão movida a diesel está equipada com um motor 1.7 de 115 cv e 260 Nm de torque, associado a uma caixa de câmbio manual de seis velocidades, com emissões de CO2 de 135g/km. Enquanto que o motor movido a gasolina é um 1.6 de 135 cv e 164 Nm de torque, sempre associado a uma caixa de seis velocidades e emissões de CO2 de 149g/km.

RECALL: BMW chama donos do modelo X5 3.0si


O BMW Group está convocando em uma Campanha de Recall os proprietários dos veículos BMW X5 3.0si, fabricados entre novembro de 2007 e agosto de 2008, para comparecer a uma concessionária autorizada da marca de sua preferência para a substituição gratuita da bomba elétrica de combustível. A troca se dá pela razão da possibilidade de desgaste prematuro do comutador da bomba de combustível, o que pode ocasionar a não alimentação de combustível até o motor e, conseqüentemente, a perda de potência e parada completa do veículo. Segundo o fabricante, a “campanha visa garantir segurança, conforto e confiabilidade dos clientes BMW, sendo que, até o presente momento, nenhum acidente foi registrado no Brasil e/ou em qualquer outro país”. O serviço da troca da bomba por uma nova demora em média 2 horas e aqui no Brasil estão sendo chamados 97 unidades desta versão. Para quem quiser saber mais sobre o recall basta acessar o site oficial da marca (www.bmw.com.br), ou ligar para 707 3578*, a BMW do Brasil também convocará seus clientes por meio de cartas.

Ford acelera a expansão de negócios na China


Por www.fordparatodos.com.br

Para atender a crescente demanda do mercado chinês, a Ford Motor Company acaba de abrir 66 concessionárias na China e espera terminar 2010 com um total de 100 novas revendas, implantadas neste ano, elevando o total de pontos de atendimento em vendas e assistência de produtos da marca para 340 postos em todo o País. O plano de expansão da Ford busca o mercado de cidades do oeste da China, onde se prevê o maior crescimento no futuro. Entre elas, destaque para Liyang, Shijiazhuang, Harbin, Wanzhou, Chongqing e Anyang, todas com população bem superior a um milhão de habitantes. Na China, a Ford, que mantém uma “joint-venture” com a Changan Ford Mazda Automotive Ltd (CFMA), esta acelerando sua participação naquele mercado. Para tanto, começou a construção de duas novas unidades industriais em Chongqing, uma para montar veículos e outra para produzir motores. Ainda na China, na cidade de Nanchang, a Ford, em parceria com a Jiangling Motors Corp. (JMC), esta construindo outra fábrica, com investimento de 300 milhões de dólares, cuja capacidade de produção será de 300 mil veículos comerciais leves por ano, incluindo a Van Ford Transit, E, para disputar o segmento de SUVs, top de linha, a Ford lança o Edge no mercado chinês, no próximo mês de dezembro. A estratégia de crescimento da Ford na região Ásia-Pacífico e África, onde investe 4 bilhões de dólares, desde 2006, gerando 25.000 empregos diretos esta em curso, dentro do programa de plataformas globais – One Ford. Austrália, China, Índia, Tailândia e África do Sul, compõem a região, onde a empresa vendeu cerca de 16 milhões de veículos em 2009 e calcula comercializar perto de 50 milhões de unidades até 2020. Na Índia, a Ford investiu 500 milhões de dólares, neste ano, com o objetivo de dobrar a capacidade de produção naquele País, onde lançou o Ford Figo e onde pretende aumentar sua capacidade de produção de motores para 250.000 unidades. Também na Tailândia, a Ford está expandindo seus negócios com a construção, em andamento, de uma nova fábrica, resultado de um investimento de 450 milhões de dólares com conclusão prevista para 2012. Por outro lado, a Ford e a Mazda Motor Corporation anunciaram, recentemente, um investimento de 350 milhões de dólares na “joint venture” Auto Alliance Tailândia (ATT) para apoiar a produção de picapes da próxima geração. A completamente nova Ranger fez sua primeira apresentação mundial, em outubro, durante o Australian International Motor Show.

Motores diesel não serão oferecidos para o novo Saab 9-4X


A Saab informou que o primeiro crossover da marca sueca estará apenas disponível com potentes motores a gasolina de seis cilindros, dispensando o propulsor à diesel com câmbio automático. O 9-4x, dificilmente irá contar com uma motorização diesel na sua oferta mecânica, que poderá limitar as aspirações do modelo no mercado europeu. O modelo foi apresentado pela primeira vez durante o Salão do Automóvel de Los Angeles e será lançado no mercado norte-americano em maio. O modelo será equipado com dois motores de seis cilindros a gasolina, sendo um 2.8T de 265 cv e 3.0 litros com 300 cv. “O ciclo de vida de um veículo são cinco ou seis anos e antes de instalarmos um motor diesel no 9-4x, temos de o comprar, testar, adaptar ao modelo e validá-lo, processo que leva dois a três anos, ou seja, já perto do final do ciclo de vida do modelo. Não vale a pena!”, justificou Jan Ake Andersson, presidente executivo da Saab. A realidade é que a Saab não tem dinheiro para comprar um motor diesel.

sábado, 27 de novembro de 2010

Rápidas do final de semana



Obs.: Os textos dessa coluna foram enviados e escritos pelas assessorias de imprensa das empresas, sendo de responsabilidade delas as informações aqui contidas.



FULL MOTOR - Neste domingo (28/11), na TV Bandeirantes RJ, às 10 horas, o programa Full Motor vai continuar mostrando a cobertura do 26º Salão Internacional do Automóvel, em São Paulo, nesta edição as novidades da Ford e Peugeot. Mostramos também uma nova tecnologia que está sendo utilizada na produção de baterias para automóveis e a 13ª Etapa do Carioca de Turismo 2010, no Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. O programa Full Motor tem direção e apresentação de João Mendes e patrocínio da Full Pneus (www.fullpneus.com.br).Para maiores informações, basta acessar o site www.fullmotor.com.br e ver uma avaliação de um carro por semana.


MINI AUTOSTAR - Os paulistanos que circularem pelas ruas Amaury e Oscar Freire nesse sábado, 27 de novembro, no período da tarde, serão surpreendidos por belíssimas modelos passeando com simpáticos bulldogs, raça mascote do MINI. A ação, batizada de Bulldog Fashion Walk, faz parte do plano de ações de marketing da Autostar, iniciado em agosto deste ano, quando a concessionária inaugurou o seu showroom da marca inglesa MINI, em São Paulo. “Sim, este cachorrinho tem telefone”. Assim as modelos estarão se apresentando e chamando a atenção para a marca, com irreverência e simpatia, o mesmo estilo MINI de ser, e convidando a todos a conhecer o showroom Autostar que promove um ‘brand experience’. Além de conhecer o MINI e fazer um test-drive, os visitantes tem acesso a loja de lifestyle e acessórios, cyber café, espaço pet, uma mesa de dj para os clientes “brincarem” com o som, jogos pinball, entre outros. A Autostar é referência no mercado de veículos importados. Agora, os clientes MINI também podem contar com o expertise de mais de 18 anos de existência da Autostar, tanto para adquirir o seu veículo como para os serviços no centro técnico mais completo do país.


A8 CHEGOU - A concessionária Audi Eurobike acaba de receber em sua loja de Ribeirão Preto o novo Audi A8. O modelo que custa cerca de meio milhão de reais tem como principal característica a tecnologia. Quem olha o importado por fora não imagina que é por dentro que está toda a sua diferença. O modelo conta com painel de visão noturna que alerta a aproximação repentina de pedestres, computador de bordo que permite ajustar itens como sensibilidade do pedal de acelerador e nível de firmeza da direção, home theater com memória para até três mil músicas, poltronas com massageador e ajuste de temperatura, entre outras funções. Para que o motorista se familiarize com todos os equipamentos oferecidos a Audi disponibiliza um curso de aproximadamente quatro horas que explica todas as funções disponíveis no veículo. A Audi Eurobike de Ribeirão Preto tem previsão de receber mais uma desta raridade em janeiro de 2011.


SEGURANÇA NAS RUAS - A coleção Security Motowear da Riffel apresenta aos amantes das motocicletas acessórios de segurança que conferem estilo e conforto na estrada, aliando design, alta qualidade e resistência dos materiais. Com o seu design esportivo e casual, a nova Jaqueta Pro Street da marca oferece segurança e conforto para um público exigente e que busca praticidade no uso diário de sua motocicleta. Um objetivo alcançado na união da segurança de protetores homologados pela Comunidade Européia nos ombros, cotovelos e costas, com o conforto do Polyéster, da película Reissa impermeável e respirável, do forro térmico e dos diversos mecanismos de ajustes ao corpo. Com a melhor relação custo x benefício do mercado, no comparativo entre os aspectos de segurança e qualidade buscados pelo consumidor consciente, a Jaqueta Pro Street se coloca como a opção ideal para o dia-a-dia do motociclista. Mais informações no site: www.riffel.com.br


TALENTO DESIGN 2010 - A Volkswagen do Brasil revelou os vencedores da 12ª edição do Talento Volkswagen Design em cerimônia na noite de quarta-feira (24/11) no Pavilhão Vera Cruz, em São Bernardo do Campo. Dos 13 estudantes finalistas, quatro foram premiados com estágio remunerado de um ano no Estúdio de Design da Volkswagen do Brasil. Os projetos vencedores se destacam pela criatividade e ideias inovadoras. Neste ano, os jovens designers buscaram inspiração no tema “Customize”. O desafio era propor o design do novo Volkswagen, flexível para individualização. Os mais de 200 inscritos deveriam levar em consideração necessidades dos usuários e viabilidades técnicas, além de tendências de moda, design, consumo e lifestyle. Na categoria Shape Design (design externo e interno de veículos), o campeão foi Milton Tanabe, de 25 anos, aluno do quarto ano de Design da Unesp, em Bauru, que apresentou o projeto VW Naked. “É um carro altamente customizável, tanto na parte gráfica quanto na forma física. A customização está sendo cada vez mais solicitada pelo mercado”, disse Tanabe, que elogiou o processo seletivo de estágio: “É muito válido porque incentiva a evolução do design no mercado brasileiro. Espero ganhar muita experiência e evoluir o máximo que puder”.


PORTAL PROGRAMETE - Mais uma vez a Nissan do Brasil inova na sua forma de se comunicar com o consumidor brasileiro. Seu portal abrigará uma série de programetes sobre a etapa brasileira do campeonato mundial FIA GT1, que acontece pela primeira vez no Brasil neste domingo (29) no Autódromo de Interlagos. Os vídeos vêm sendo postados no portal www.nissan.com.br e serão atualizados diariamente até o dia da competição. Além da cobertura completa dos preparativos e etapa do campeonato mundial em Interlagos, os vídeos apresentam os bastidores, curiosidades, desempenho das equipes Nissan e os diferenciais do modelo GT-R. Dos 24 carros em disputa, três modelos da montadora brigam pela vitória na competição, considerada a Fórmula 1 da categoria Gran Turismo. A coordenação e produção de conteúdo dos vídeos é assinada pela XPress Comunicação. Já a realização é de responsabilidade da Auto Mais Entretenimento. A exibição na web reforça a posição da Nissan na vanguarda do uso de mídias sociais. O nissan.com.br é o primeiro portal automotivo brasileiro a ter todo seu conteúdo hospedado nas principais redes sociais, para as quais a marca promove atividades e conteúdos exclusivos. Um dos exemplos recentes é promoção 100% web na qual dois modelos Nissan – Tiida Hatch e Tiida Sedan - poderão ser “pagos” com recursos do Twitter (tweets) e do Facebook (posts).


SISTEMA RADIONAV - O Grupo Magneti Marelli, seguindo sua tradição no desenvolvimento de inovações tecnológicas para o setor automotivo, apresenta, através de sua unidade Sistemas Eletrônicos, o moderno Radionav. O produto é uma das grandes inovações do novo Fiat Bravo e foi desenvolvido considerando as exigências do mercado que busca cada vez mais a integração entre o motorista e o automóvel. O Radionav é um sistema de navegação via GPS, informação e entretenimento integrado ao painel do veículo com display LCD colorido de 6,5 polegadas. Assim como todos os aparelhos de navegação GPS, cria rotas e guia o motorista através de comandos visuais e sonoros até o local de destino. No quesito entretenimento, possui rádio AM/FM, com CD/MP3 player. O Radionav conta também com a tecnologia desenvolvida pela Magneti Marelli Blue & Me que permite através do conceito ‘handsdfree’ (Bluetooth) a utilização do celular por comando de voz, proporcionando mais segurança ao motorista, oferece entrada USB para conexão de Pen Drive com MP3 e iPOD, além do TTS – Text to Speech –, para leitura em voz de mensagens SMS.


III NOITE RENAULT - No próximo dia 30 de novembro, o Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, vai ser palco de um desfile diferente. O samba vai dar passagem à nostalgia, para felicidade dos amantes do universo das quatro rodas, na terceira edição do "Noite Renault", no Auto Show Collection. O público terá a oportunidade de assistir a um desfile de mais de 40 automóveis da Renault que marcaram época, entre eles, Gordini, Alpine, Dauphine, Interlagos, R4, R8, R10, R16, além de raridades como o Voiturette 1898 e o NN Torpedo 1924.




PRESENTE IDEAL - Chegou a época mais aguardada do ano: o Natal. No entanto, nesse período todos ficam apressados para as compras dos presentes. E para ajudar com os compromissos de final de ano, a TomTom – líder mundial no fornecimento de soluções de navegação e localização – mostra o caminho para adquirir os presentes perfeitos para essa data comemorativa. Fáceis de usar e totalmente intuitivos, os sistemas de navegação TomTom podem ser usados assim que retirados da caixa e, com poucos toques, já é possível sair navegando. Além disso, com a tecnologia exclusiva do TomTom Map ShareTM, toda família poderá incluir seus próprios pontos de interesse e encontrar, com um simples toque, o endereço dos principais shoppings, endereços comerciais e pontos turísticos para aproveitar este Natal. Confira as características de cinco modelos de navegadores da TomTom: Em 2009, a TomTom relatou €1.5 bilhões de receita e €340 milhões de fluxo de caixa líquido das suas operações. Mais informações sobre a TomTom estão disponíveis em www.TomTom.com.


CINE FASHION DAY - A terceira edição do Cine Fashion Day acontece no dia 29 de novembro nas salas premier do Cinemark do Shopping Cidade Jardim. O evento idealizado por Ana Cury integra moda, comportamento e arte dentro de salas de cinema. MINI participa com a exposição de obras de artes geradas no MINI Art Nights, evento em que artistas convidados - Gustavo Rosa, Eduardo Kobra, Grazi Pinto e Maurício Eça - receberam convidados nos seus ateliês para uma happy hour cultural com muita interatividade. Um MINI adesivado com as icônicas bolas da obra da artista Grazi Pinto completam o espaço. As grifes 284 e Zapälla desfilam para os 600 convidados. Cada uma traz 20 modelos de suas coleções de verão 2010/2011, apresentados por 10 convidados especiais. Mais: Stylesight, principal fornecedor mundial de conteúdo para profissionais das indústrias da moda e estilo, exibe um filme sobre tendências, comportamento e consumo. Além do convite, o convidado deve doar um brinquedo novo, que será encaminhado para entidades assistenciais no Natal. O Cine Fashion Day conta com patrocínio de Rickplast, MINI, Sony e Cinemark Shopping Cidade Jardim.


MAIS UM PRÊMIO - A pick-up Amarok acaba de conquistar o Prêmio AutoData 2010 na categoria Veículo Comercial Leve. A cerimônia de premiação foi promovida ontem pela Editora AutoData e contou com mais de 700 representantes do setor automotivo no auditório da Universidade Senac, em São Paulo. Lançada mundialmente em 2010, a Amarok tornou-se referência no segmento por estabelecer novos parâmetros de tecnologia e segurança. O Prêmio AutoData é dividido em duas fases. Na primeira, os editores e repórteres da publicação selecionam os quatro indicados para cada categoria. Os escolhidos passam a disputar o voto popular dos leitores da revista, boletim e site da editora. Neste ano, as empresas e veículos concorrentes disputaram o voto de mais de 1.300 participantes – recorde para o prêmio. Todo o processo de votação foi auditado pela Prada Consultoria. Este é o segundo prêmio conquistado pela Amarok em novembro – a pick-up também foi eleita “Picape do Ano 2011”, uma das principais categorias da premiação “Carro do Ano”, promovida pela revista Autoesporte. Além da escolha do juri, a pick-up também foi a escolhida pelo público na votação do site da revista Autoesporte, com 62% dos votos.


PRIMEIRO CAVALO-MECÂNICO - A Agrale lança o seu primeiro cavalo-mecânico, o caminhão Agrale 8500 TR, o menor caminhão com quinta roda produzido no Brasil. Atenta às necessidades e oportunidades do mercado, a montadora desenvolveu um veículo para atender, principalmente, a demanda dos CFCs (Centro de Formação de Condutores) e das Auto-escolas para treinamento e habilitação na categoria E (motoristas de cavalo-mecânico com capacidade de carga superior a 30 mil kg). O novo Agrale 8500 TR tem como principais vantagens baixos custos de operação e aquisição. O modelo proporciona redução de aproximadamente 30%, em relação aos de veículos com cinco anos de uso e com características semelhantes, utilizados atualmente pelos CFCs e Auto-escolas para formação e habilitação de condutores. Desenvolvido a partir do caminhão Agrale 8500 convencional, esse modelo possui quinta roda original de fábrica - exigência da legislação para a utilização pelos CFCs e Auto-escolas – e entre-eixos menor. Equipado com freio de acionamento totalmente a ar e capacidade de carga de 5.250 kg, o Agrale 8500 TR possui motor MWM 4.10 TCA Euro III (quatro cilindros), com potência de 115 cv a 2.400 rpm e torque de 392 Nm a 1.500 rpm, caixa de câmbio EATON de cinco marchas e direção hidráulica. Também é equipado com o eixo de tração Dana, caixa de câmbio Eaton e sistema de direção ZF Servocom. (Foto: arquivo Agrale)


COUNTRYMAN EM EVENTO - Com a pré-venda iniciada no final de outubro, o modelo que foi apresentado no Salão Internacional do Automóvel 2010 e já está movimentando o mercado. Durante os 30 dias de ação de pré-venda, somente nas concessionárias Caltabiano MINI, foram vendidas 23 unidades em São Paulo e 10, no Rio de Janeiro. Quarto membro da família MINI, o MINI Countryman é um verdadeiro crossover, e o primeiro quatro portas da história da marca inglesa a medir um pouco mais de 4 metros e ter a opção de tração 4x4 (MINI All4 all-wheel-drive). O evento de hoje na Caltabiano MINI Pinheiros, primeira concessionária MINI no Brasil, marca a chegada oficial dos modelos para comercialização. O MINI Countryman chega ao Brasil nas versões: Cooper, Cooper S e a All4 (com tração integral 4x4), motor 1.6 a gasolina com uma potencia de 122 cv e 184 cv na versão Cooper S. O preço inicial é a partir de R$ 108.700,00.



PRIMEIRA CONVENÇÃO - A Tietê Veículos, concessionária da VW-Man Latin America presente na Grande São Paulo e Região de Campinas com quatro unidades (zona oeste da cidade de São Paulo, Via Anchieta, Guarulhos e Campinas) e que está entre as líderes de mercado da marca, realizou, nos dias 5 e 6 de novembro a Primeira Convenção de Vendas, reunindo a equipe formada por 62 profissionais, além de dirigentes da empresa Diego Comolatti, Valdir Moreno, e do Grupo Comolatti do qual a empresa faz, o presidente Sergio Comolatti e os diretores Alberto Vieira e José Sardinha. Também participaram do evento o diretor de vendas da VW-Man Latin America, Antonio Cammarosano Filho, o gerente do Escritório Regional, Sérgio Pugliese, entre outros representantes da montadora. Durante o encontro, foi apresentada a evolução da concessionária que acaba de completar 18 anos de atuação e está no ranking das primeiras em participação da marca há 15 anos consecutivos, assim como os vendedores que se destacaram em 2010 foram premiados com troféus personalizados criados pela artista plástica Suzana Guedes.



TECNOLOGIA MUNDIAL - A Johnson Controls anuncia o lançamento da Heliar Free Série Especial, a primeira bateria automotiva do Brasil com a sua tecnologia patenteada PowerFrame para a fabricação das grades. As baterias Heliar Free Série Especial são produzidas na fábrica da empresa, em Sorocaba, Estado de São Paulo, a maior existente na América do Sul, e estão disponíveis em quatro diferentes modelos, de 48, 52, 65 e 75Ah. As baterias Heliar Free Série Especial são mais resistentes à corrosão e, portanto, mais duráveis. Cada grade PowerFrame é projetada para permitir o melhor rendimento elétrico por material empregado. Isso é possível porque as grades foram desenhadas por modernos softwares de modelamento, o que garante à bateria um estado de alta condutividade elétrica, impede a corrosão e curto-circuitos, aumenta a resistência à vibração e garante ciclos de carga e descarga mais eficientes. Outra vantagem importante da tecnologia PowerFrame é o uso de “tecnologia verde”. A produção das grades consome até 20% menos energia do que outros processos convencionais e também reduz as emissões de gases estufa em até 20%.


PARCERIA COM A FIFA - Apenas uma semana antes do anúncio dos países que serão sede das Copas do Mundo FIFA 2018 e 2022, a Kia Motors Corporation, em conjunto com a Hyundai Motor Company, estendeu seu contrato com o órgão regulador do futebol, a FIFA, para um compromisso de longo prazo para patrocinar a Copa do Mundo FIFA em 2018 e em 2022, como Parceira Automotiva Oficial. Após uma série de patrocínios bem-sucedidos ao longo das três últimas Copas do Mundo, o grupo Kia-Hyundai decidiu renovar o contrato de parceria quatro anos antes do mesmo expirar. A extensão até 2022 dará o direito às montadoras de patrocínio de todas as competições da FIFA, oportunidades exclusivas de marketing, exposição na mídia mundial e filiação a eventos especiais da FIFA. "Acreditamos que a extensão do acordo será de grande benefício para todos os envolvidos com o torneio", comentou Hyoung-Keun Lee, vice-presidente da Kia Motors Corporation. "Embora a prorrogação tenha sido feita sem conhecer os países sede das Copas de 2018 e 2022, estamos confiantes que essa renovação vai reforçar a nossa marca em conformidade com os valores e a visão do futebol em todo o mundo”.


GM ANUNCIA EXPANSÃO - A General Motors do Brasil anunciou oficialmente nesta quarta-feira (24/11/2010), uma nova expansão do Centro Distribuidor de Peças, localizado em Sorocaba (SP) – a 100 quilômetros da capital paulista -, que completou 14 anos de existência no último dia cinco de março. Os investimentos chegarão a R$ 15 milhões e as obras serão iniciadas já em janeiro de 2011, com término previsto para junho. Com o novo aporte de recursos, o ciclo total de investimentos desde a implantação da unidade, chegará a R$ 150 milhões. A ampliação inclui a construção de um novo prédio com 9,3 mil m² de área coberta, totalizando 88 mil m². Já no que diz à área descoberta, haverá um aumento de 19,3 mil m². Considerando as áreas coberta e descoberta juntas, estas atingirão 146 mil m². Marcos Munhoz, diretor geral de Comunicações, Relações Públicas e Governamentais, Luiz Moan, diretor de Assuntos Institucionais, Isela Costantini, diretora geral de Pós-Vendas, e outros diretores da empresa, fizeram o anúncio do novo cronograma de expansão ao prefeito de Sorocaba, Vitor Lippi, incluindo benefícios para a região, principalmente na área de geração de empregos.


GAIOLA FARA ESTRÉIA - Uma gaiola dará "o ar da graça" no 9º Rally Ecológico, que tem largada programada para o sábado, 27 de novembro, em Várzea Grande, MT. Serão dois dias de competição, com destino à Nobres, MT, e um total de 500 quilômetros percorridos. O evento já conta 100 participantes, divididos nas categorias 4x4 Máster, Expedition, Turismo (4x2), Motos Máster e Novatos e Quadriciclos. E será na 4x2, que um veículo especial, fabricado em Limeira, no interior de SP, estreará. Gustavo Nascimento pilotará uma gaiola com motor VW, pela equipe Toyomitsu. "Nobres é minha sétima prova, e correr com a Gaiola da Colella será bem diferente e emocionante", disse o piloto. Atualmente, um modelo fabricado em Limeira custa em média R$ 27 mil.


NGK PATROCINA - A NGK, maior fabricante e especialista em velas de ignição no mundo, está presente no Campeonato Paulista de Velocidade no Asfalto, categorias Força livre e Stock Paulista, por meio do fornecimento de velas e cabos de ignição e sensores de oxigênio (sonda lambda) ao piloto Enio Figueiredo. A próxima etapa do evento ocorrerá nos dias 2, 3 e 4 de dezembro, correspondente a 10ª e última etapa, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. As velas de ignição da NGK garantem um aumento no desempenho do motor, pois foram desenhadas para possibilitar um funcionamento pleno do motor do carro. Além disso, proporcionam economia de combustível e maior controle na emissão de poluentes. A vela de ignição tem como função conduzir a corrente elétrica sob alta tensão para o interior da câmara de combustão, convertendo-a em centelha para inflamar a mistura ar/combustível.


PARA LINHA PESADA - A Monroe, líder mundial no desenvolvimento e fabricação de amortecedores, acaba de trazer ao mercado de reposição o Monro-Magnum 65, amortecedor para linha pesada. O lançamento está disponível para caminhões e ônibus das principais montadoras em atividade no País, como Ford, Scania, Volvo, Volkswagen, GM e Mercedes-Benz, além dos principais fabricantes de implementos rodoviários, como Guerra, Randon e Facchini. O Magnum 65 é produzido no Brasil e seu desenvolvimento levou 18 meses. O projeto conta com tecnologia da Tenneco Mundial e todas as condições a que os veículos pesados são submetidos no País, como as de conservação de estradas e ruas, foram levadas em consideração na concepção da peça. “O Magnum 65 conta com uma série de diferenciais, como haste de 18 milímetros, tubo reservatório de 60,3 milímetros, tubo de proteção de 69,5 milímetros, nova embalagem e preço competitivo”, afirma Ecaterina Grigulevitch, gerente nacional de Marketing e Administração de Vendas da Monroe.


NOVO CAMINHÃO - A Volvo está lançando no Brasil o seu mais novo caminhão, o FMX. O novo veículo, que figura na classe dos pesados, está sendo oferecido ao mercado com motor de 13 litros e potências que vão de 400cv a 480cv. Destinado ao transporte de cargas na faixa de 32 a 50 toneladas de PBT (Peso Bruto Total), o FMX foi especialmente desenvolvido para o transporte pesado em condições severas, desde aplicações na construção e mineração, até na agricultura. A Volvo também está apresentando o novo FMX 11 litros, veículo dirigido para aplicações com condições operacionais intermediárias entre o FMX com motor 13 litros e o VM 6x4. “O FMX é um novo caminhão, com vários atributos que o tornam ainda mais vocacionado para aplicações em construção e mineração”, afirma Roger Alm, presidente da Volvo do Brasil. “Mas temos o orgulho de dizer que mantivemos nele tudo o que já está consagrado como o que há de melhor no segmento”, complementa Bernardo Fedalto Jr., gerente de caminhões da linha F, referindo-se ao robusto trem de força, e à avançada cabine ergonomicamente projetada para longas jornadas de trabalho.


CHITÃOZINHO & XORORÓ - A Ford Caminhões inicia nesta semana uma grande campanha de comunicação, estrelada por Chitãozinho & Xororó para divulgar seu novo slogan "A gente tem estrada". A associação da marca à dupla sertaneja mais famosa do Brasil, que comemora 40 anos de carreira, reforça a tradição e a confiança da Ford Caminhões, presente há mais de 50 anos no dia a dia dos brasileiros. A campanha inclui filmes na TV, anúncios em rádio, revistas e um hotsite presente no portal da Ford Caminhões, (www.fordcaminhoes.com.br), com filmes exclusivos e documentários com a dupla. O primeiro filme da campanha, bem como fotos documentais feitas pelo fotógrafo Andreas Heiniger durante viagem de cerca de mil quilômetros estão disponíveis no hotsite. O filme tem início em Marechal Cândido Rondon, no Paraná, cidade natal de Chitãozinho & Xororó. De lá, os irmãos seguem para Maringá, onde retiram um caminhão Cargo 2428e no distribuidor Ford e vão para a estrada. Os ídolos dirigem o caminhão Ford Cargo até Campinas, em São Paulo, contando casos pessoais ou histórias de pessoas que são abordadas durante a viagem.


GANHADOR DO 1º MARCH - Em sorteio realizado nesta terça-feira (23), em São Paulo, Márcio André Cardoso da Silva, residente na capital paulista, tornou-se o proprietário do primeiro Nissan March do Brasil. Ele foi o contemplado entre todos os inscritos da promoção “O primeiro Nissan March do Brasil pode ser seu”, lançada pela Nissan do Brasil durante a 26ª edição do Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro. Foram onze dias em que os visitantes do evento puderam participar da promoção respondendo à pergunta: Qual é a montadora que vai lançar o primeiro japonês popular no Brasil? Para Carlos Murilo Moreno, diretor de Marketing da Nissan, a promoção superou as expectativas de divulgar ainda mais a marca e seus produtos. “A vinda do Nissan March será muito importante para os planos de expansão da Nissan no mercado brasileiro. Por isso, inovamos mais uma vez, para torná-lo conhecido antes mesmo da sua vinda ao país”.


A REGIÃO CENTRO-OESTE - Expedição AIRCROSS segue com destino a região Centro-Oeste do Brasil. Saindo de Santa Catarina, o ponto mais ao sul por onde a Expedição AIRCROSS passou, nosso comboio cruzou o Estado do Paraná em direção à região central do Brasil. A primeira parada, em São Luiz do Purunã (PR), distrito de Balsa Nova, foi estrategicamente selecionada para que os expedicionários possam recarregar as energias para enfrentar os 6,5 mil quilômetros que restam nessa fantástica viagem. Chegando ao aconchegante Hotel Fazenda Cainã, cada expedicionário escolheu o que gostaria de fazer para relaxar – jogar futebol, correr, andar de bicicleta, caminhar, jogar tênis de mesa, ou simplesmente ficar apreciando o belo visual.


MÁXIMO DE PRATICIDADE - A Multilaser lança no país o Mirage Power, uma novidade que leva para o interior dos automóveis o máximo de praticidade e o melhor do entretenimento. Com tela 4,3” touchscreen, o lançamento é um eficiente GPS que também pode ser utilizado como DVD Player e rádio com memória para até 30 estações. Destaca-se ainda por ser de grande ajuda na hora de estacionar, já que possui entrada para a conexão de câmera de ré (acessório não acompanha o produto). O aparelho tem painel com rebaixamento motorizado, saídas de som com alta potência, de 40 W(4x), subwoofer, e proteção anti-shock. Vem ainda com controle remoto e conta com entradas AV, USB e para cartão de memória SD. A novidade utiliza software Sygic e oferece completo mapa Tele Atlas, lista de radares e receptor de alta sensibilidade. Além disso, outros destaques são as respostas rápidas e o preço extremamente competitivo. O preço médio do lançamento sugerido para o consumidor final é de R$ 899,00 (valor válido até o final de dezembro de 2010). Blog de Lançamentos: www.multilaser.com.br/lancamentos


sexta-feira, 26 de novembro de 2010

DAYCO inaugura fábrica para atender mercado OEM


Por Assessoria de Imprensa Dayco Brasil (Paula Skoretzky - Mtb 28.707)
Foto: Alexandre Takashi

A Dayco Power Transmission, presente em mais de 16 países no mundo inaugurou mais uma de suas fábricas ontem, na cidade de Contagem, Minas Gerais. Essa nova planta irá atender os clientes OEM da empresa, as grandes montadoras nacionais e pretende também conquistar novos clientes. O evento contou com a presença de vários colaboradores do grupo Mark IV, entre eles os Srs. Bernd Winterhagen, Vice Presidente de Vendas e Marketing e Desenvolvimento de Negócios/Dayco Global, Gianfranco Lorenzini, Diretor de Vendas e Marketing – OEM/Dayco Europa e o sr. Tommaso Di Giacomo, Diretor R&D/Dayco Global, que ficaram muito satisfeitos com o investimento feito aqui. A cerimônia iniciou-se com o discurso do Sr. Mario Botto-Micca, CEO da Dayco PT Global que declarou: “Vemos o Brasil como um país emergente e uma excelente oportunidade de expansão para os negócios do nosso grupo. Também estamos investindo na India e na China, mas no momento, nossa prioridade é o Brasil.”


A marca investiu cerca de R$ 6 milhões em equipamentos e na instalação da unidade, que possui 5 mil metros quadrados de área total e 3.300 metros de área industrial, com capacidade de produção mensal de 80 mil dumpers, atendendo 8 linhas de produtos, 40 mil tensionadores/acessório para 4 linhas de produtos e 20 mil de tensionadores de distribuição para 3 linhas de produtos. A nova planta se destaca pelas certificações ISO TS16946 e ISO 14000, em conformidade com as normas de gestão ambiental para empresas, utilizando o método GEOMET de fabricação de componentes, já utilizado mundialmente pela Dayco há três anos e exigência das próprias montadoras. O sistema Geomet é um processo totalmente isento de cromo e de outros metais nocivos, como níquel, cádmio, chumbo e mercúrio. A aplicação é realizada por imersão ou spray e posterior cura. Este método apresenta uma resistência à corrosão entre três e quatro vezes superior às aplicações com processos tradicionais de zincagem a fogo ou eletrodeposição. "Essa tecnologia é única e a Dayco já está em conformidade com os padrões de produção sustentável.” diz Ronaldo Teffeha – Diretor Superintendente da Dayco. No encerramento, o sr. Bernd Winterhagen fez um breve discurso agradecendo e elogiando a organização, a hospitalidade e todos os colaboradores que fizeram da inauguração da Dayco Power Transmission Brasil, um grande evento, comparável com os melhores eventos realizados pela empresa na Europa. Estavam também presentes representantes das empresas Fiat, Ford e VW e autoridades da região.. E os investimentos não param por aí. Já está programado para o inicio do próximo ano a inauguração de uma outra fábrica da Dayco, para atendimento do mercado de aftermarket em São Paulo.

Fiat Bravo chega a partir de R$ 55.200


Após seu lançamento oficial no mercado europeu, em março de 2008, a Fiat finalmente lançou no Brasil o hatch médio Bravo. O modelo foi apresentado no Rio de Janeiro e para os jornalistas que participaram do evento tiveram a chance de testar o Bravo T-Jet nas curvas do Autódromo de Jacarepaguá. O Bravo foi totalmente desenvolvido pelo Centro de Estilo da Fiat em Turim e seu design remete a modelos da marca, como o Grande Punto e o hatch de grande porte Croma. O modelo tem a mesma distância entre-eixos do Stilo e do sedan Linea, ou seja, 2,60 metros. Seu comprimento é de 4,34 metros, a largura, de 1,79 metro e sua altura, de 1,49 metro. Suas linhas curvilíneas ostentam faróis trapezoidais, em conjunto com um pára-choque mais "bojudo" e grandes entradas de ar no centro, ladeadas pelos faróis de milha. Nas laterais as linhas se elevam até o porta-malas, dando um ar esportivo ao hatch. Na traseira, chamam a atenção as lanternas "ovaladas" --que lembram a do modelo anterior--, o discreto aerofólio em conjunto com o vidro em forma de "U" e o pára-choque em forma de arco na parte inferior. A capacidade do porta-malas, segundo a montadora, é de 400 litros --20 litros a mais que o Stilo.



Em uma primeira fase, o modelo foi apresentado no Salão do Automóvel, no mês passado e agora a montador divulga as informações que faltavam, como versões e preços. O novo hatch médio da Fiat chega para aposentar de vez o Stilo, que estava com seus dias contados e será oferecido com duas motorizações — a nacional 1.8 16V E.torQ com câmbio mecânico ou Dualogic, e a importada 1.4 T-Jet com câmbio de 6 marchas. Sendo ainda oferecidas três versões de acabamento: Essence, Absolute e T-Jet. Ainda estarão disponíveis uma extensa lista de itens de série, além de vários opcionais, tudo para driblar a concorrência, como os modelos modernos Hyundai i30, Ford Focus e Citroën C4. Entre os principais itens opcionais estão sete airbags (dois frontais, dois laterais dianteiros, dois para a proteção das cabeças dos ocupantes, além de um para a proteção dos joelhos do motorista), Rádio NAV™, faróis de Xenon, direção elétrica Dual Drive®, faróis de neblina com sistema cornering, espelhos retrovisores externos rebatíveis, sensor de estacionamento dianteiro e um novo teto solar Skydome.



Confira as versões e os preços do Novo Fiat Bravo:

- Bravo Essence 1.8 16V Flex com câmbio mecânico - R$ 55.200
- Bravo Essence 1.8 16V Flex com câmbio Dualogic - R$ 57.800
- Bravo Absolute 1.8 16V Flex com câmbio mecânico - R$ 62.250
- Bravo Absolute 1.8 16V Flex com câmbio Dualogic - R$ 65.200
- Bravo T-Jet 1.4 16V Turbo com câmbio mecânico de 6 marchas - R$ 67.700

Luca di Montezemolo testa novo Lancia Stratos


O presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo resolveu experimentar o novo Lancia Stratos, o modelo teve até agora uma única unidade produzida, desenvolvido em conjunto com a Pininfarina a pedido do empresário alemão, Michael Stoschek. O modelo único está equipado com um motor motor V8 da Ferrari F430 Scuderia e foi avaliado por Montezemolo no circuito particular da Ferrari, em Fiorano, o presidente da marca italiana teve como co-piloto o piloto português Tiago Monteiro. Após o teste, que pode ser visto no vídeo abaixo, elogiou bastante o esportivo, não só o modelo, mas o mentor do projeto: “Parabéns. Está bem feito do ponto de vista técnico e gosto bastante dos detalhes, é belíssimo”. Estão reservados para o final deste mês a divulgação de mais detalhes do esportivo, durante a apresentação oficial do New Stratos, no circuito francês de Paul Ricard.

Confira o vídeo completo:


Mitsubishi confirma fabricação de 5.000 i-MiEV


A Mitsubishi anunciou que já foram produzidos mais de 5.000 unidades do i-MiEV, na sua fábrica japonesa de Mizushima. O início da fabricação do modelos e deu no mês de junho de 2009 e um mês após foi colocado à venda no mercado japonês, sendo contabilizados 3.000 unidades a empresas e particulares, até outubro de 2010. O compacto elétrico nipônico será lançado na Europa no próximo mês, sendo oferecidos em 14 países selecionados para o início de comercialização. Seu preço vai partir de 29 685 euros, valor após incentivo do estado e sem despesas de preparação e legalização.

Mercedes-Benz lança divisão de usados na Europa



A Mercedes-Benz lançou uma nova marca de usados no mercado europeu, mas exatamente em Portugal. A montadora alemã vai chamar esse novo segmento de "Star Selection". Os modelos usados que oferecerem essa nomenclatura vão oferecer garantia de dois anos, desconto de manutenção programada caso ocorra até seis meses ou 7.500 km após a compra, verificação técnica de 100 pontos do carro, além de condições especiais de financiamento. Para saber mais sobre esse novo tipo de vendas de usados, basta acessar o site www.mercedes-benz.pt/starselection.

Nissan lança mais uma promoção no Brasil


Com o objetivo de divulgar ainda mais seus modelos no mercado nacional, a Nissan do Brasil lançou nesta semana a promoção “Test-Drive Premiado” que vai sortear cinco modelos do Nissan Livina 1.6 Flex em todo o país. Para concorrer é muito simples, basta ir a uma concessionária da marca e fazer um test-drive em qualquer modelo ou comprar um zero quilômetro da marca, após isso basta preencher os cupons para concorrer à minivan Livina. “Temos planos de crescimento consistente no mercado brasileiro e, para alcançar este objetivo, uma das estratégias é tornar nossos carros mais conhecidos no país. Ações como esta certamente geram tráfego nas concessionárias e propaganda boca-a-boca entre consumidores”, afirma Carlos Murilo Moreno, diretor de Marketing da Nissan. No cupom o cliente terá que responder à pergunta: “Qual a montadora que sorteia cinco carros?” e depositar na urna existente na concessionária. Mas corra, que a promoção vai até 21 de dezembro e será realizada em território nacional. Todos os cupons serão reunidos em uma única urna para apuração, que será realizada no dia 05 de janeiro de 2011. Para saber mais sobre essa promoção acesse o site www.nissan.com.br.

Linha Ford C-Max com nota máxima em segurança


Por www.fordparatodos.com.br

Os novos Ford C-MAX e Grand C-MAX receberam a nota máxima de 5 estrelas na classificação de segurança realizada pela organização Euro NCAP. Os dois veículos de 5 e 7 lugares, respectivamente, alcançaram a maior pontuação para os testes de segurança dos ocupantes adultos e crianças. O C-MAX e Grand C-MAX, vendidos com destaque no mercado europeu, são construídos sobre a plataforma Ford C-global, dentro de uma concepção de engenharia que proporciona elevada proteção em caso de colisão. Os dois modelos, que serão lançados no mercado americano no final de 2011, utilizam os recursos do Sistema de Proteção Inteligente (IPS) que emprega uma estrutura de alta resistência com 53% da carroceria, de cada veículo, construída com aços de alta resistência, um nível bem melhor em comparação com os 45% empregados na geração anterior desses veículos. A estrutura ultra-resistente de aço boro é usada nas colunas A e B, nos painéis basculantes das portas e outras vigas, resultou na construção de uma célula de sobrevivência muito forte, um habitáculo cuja deformação, no caso de acidente, protege os passageiros nos impactos frontais e laterais. Além disso, os dois veículos possuem um sub-chassi frontal projetado para dissociar, a partir da parte inferior, os efeitos de uma colisão frontal, reduzindo a deformação na zona dos pés dos ocupantes. Os carros da Ford são equipados, também, com airbags frontais e laterais de estágio único, para motorista e passageiro, além de airbags laterais tipo cortina para os ocupantes dos bancos da primeira e segunda linha. O sistema de segurança do Grand C-MAX avisa o motorista, através de um sistema de alerta com som e que também aparece no display do painel de instrumentos, caso algum dos passageiros nos assentos da segunda ou terceira fila não esteja com os cintos de segurança apertados corretamente, recurso muito útil no caso de crianças viajando no carro. A plataforma global da Ford para o segmento C servirá de base a 10 modelos e representará, em 2012, mais de dois milhões de veículos anuais, produzidos na Europa, Ásia e América do Norte.


quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Lançamento – Porsche Cayenne S 2011



Por Marcus Lauria (texto e fotos)

Recebi uma ligação de um número desconhecido de São Paulo, imaginei que fosse algum assessor de imprensa de alguma montadora me oferecendo mais um carro para avaliação, fato comum nestes quase dois anos de CarPoint News. Mas como era um número que não estava cadastrado na minha agenda, pensei que seria alguma das muitas montadoras que ainda estou em negociações para emprestar carros para testes. Ao atender o telefone veio a surpresa, realmente era um assessor de imprensa de uma das montadoras, porém da que menos esperava, a Porsche. Do outro lado da linha estava Luiz Alberto Pandini, um cara gente fina que me ligou oferecendo um convite irrecusável, como o próprio descreveu ao telefone, fazer um test-drive de aproximadamente duas horas em um Porsche Cayenne S 2011, convite que automaticamente aceitei, ainda mais vindo de uma das marcas mais desejadas dos admiradores de carros esportivos. O Cayenne 2011 foi apresentado em março deste ano pela Porsche AG para o mundo e as vendas tiveram início no Brasil em junho com as versões S e Turbo, com a versão V6 chegando no final do ano.


No caminho para a concessionária da marca, localizada na Barra da Tijuca, bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro, recebi outro telefonema, era o Pandini dizendo que iria atrasar um pouco , pois estava com outros jornalistas avaliando o carro. Até ai tudo bem, o que são mais 30 minutos para andar em um Cayenne S. Depois de ficar admirando os outros modelos da marca na loja, entre eles um dos cinco Porsche 911 GT2 RS, que já estava vendido pelo preço de R$ 1,5 milhões, ele chegou com o carro para eu fazer a avaliação, para alegria deste humilde jornalista.


Após algumas explicações, peguei a chave e entrei no Cayenne S, o modelo de teste era preto e bem bonito. Dei uma observada em suas linhas, que estão mais atraentes que a primeira geração, lançada em 2002. Chama a atenção, quando observado de lado a linha da cintura alta e as enormes rodas de 18 polegadas, visto de frente os faróis mais afilados e o para-choque com as luzes de LED nas extremidades são os destaques, de traseira a lanterna em forma de bumerangue deixa o modelo ainda mais moderno, mas as formas dividem opiniões em relação a geração anterior que é mais conservadora. A tampa do porta-malas é ornamentado por uma régua cromada em sua base que faz conjunto com o aerofólio traseiro. Já os para-lamas alargados deixam o Cayenne ainda mais robusto e "musculoso".


Após observar as suas linhas externas em detalhes é hora de entrar no SUV alemão e testar as suas aptidões esportivas, mas antes temos que conhecer os seus comandos e saber tudo que temos a nossa disposição em um modelo cheio de tecnologia. Já dentro do veículo me sinto em um verdadeiro esportivo, as características de um autêntico esportivo, o volante chama a atenção de tamanho ideal para uma boa dirigibilidade, que pôde ser comprovada durante todo o test-drive. O painel é típico dos Porsches, com o marcador de rotações ao centro e os instrumentos circulares em volta dele, tudo fácil de visualizar. O bancos elétricos são de fácil manejo, assim como a regulagem do volante, também elétrica deixam o motorista bem à vontade para achar a posição ideal de dirigir. É no console central que estão a maioria dos comandos do carro, que se estendem até a parte dianteira com o seletor de marchas na posição vertical, lá estão os comandos das travas elétricas, abertura do porta-malas elétrico, comando do ar-condicionado digital, controles de tração e suspensão. Além das três opções de modo de condução: normal, confort e sport.


Ainda na parte interna não falta espaço para os ocupantes na parte traseira, os banco revestidos em couro são bem aconchegantes. Com uma boa distância entreeixos, com 40 mm a mais que o modelo anterior, somando 48 mm de comprimento a mais. O banco traseiro pode ser movido 160 milímetros para frente e para trás, que pode ser utilizado para aumentar a sua capacidade de carga e o ângulo do encosto traseiro pode ser ajustado em três posições diferentes. Seu porta-malas suporta 670 litros e pode chegar a 1.780 litros com os bancos rebaixados. O modelo conta com sensor de estacionamento dianteiro e traseiro e com o auxílio de uma câmera no porta-malas que auxilia bastante nas manobras. Além do GPS que pode ser visto no painel de instrumentos pelo motorista e em uma tela no console central pelos passageiros. O Cayenne avaliado pelo CarPoint News estava equipado com um sistema de de iluminação com faróis de xenônio que acompanha o movimento do carro nas curvas (PDLS - Porsche Dynamic Light System) e o LCA (Lane Change Assistant), assistente de mudança de faixa, que monitora as faixas da estrada em ambos os lados do veículo em uma distância de até 70 metros e inclui os pontos cegos para o motorista, onde uma luz de advertência com LEDs se acende no espelho retrovisor externo correspondente, avisando que o outro veículo está a uma distância de 55 metros ou menos.



Agora vamos ao que interessa, como é dirigir esse esportivo “vestido” de SUV. Empurrado por um potente motor V8 de 4.8 litros, o propulsor desenvolve 400 cv de potência, ante os 385 cv do modelo anterior, sempre na faixa dos 6.500 rpm e com torque máximo: 500 Nm a 3.500 rpm. Ao apertar o pé direito no acelerador a potência vem logo ao primeiro toque do pedal, chegando facilmente aos 100 km/h, registrado pela Porsche em 5,9 segundos, em um teste rápido em uma reta atrás do Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, o modelo chegou a velocidade de 160 Km//h em pouquíssimo tempo, no local não foi possível passar dessa velocidade, devido ao tráfego de veículos naquela região. Segundo a montadora seu consumo é de 9,5 km/l e sua velocidade máxima é de 258 km/h. O motor trabalha em conjunto com um novo câmbio Tiptronic S de oito marchas, muito bem escalonado, onde quase não se nota trancos nas trocas das marchas que também possui a função Auto Start & Stop e ampla variedade de relações de marcha, gerenciamento térmico no motor, circuito de resfriamento da transmissão, corte variável do motor e construção inteligente de baixo peso.. Equipado com uma suspensão de aço, o Cayenne S gruda nas curvas e deixa o motorista bem à vontade para abusar um pouco da sorte, tudo com a ajuda das enormes rodas de 18 polegadas calçadas com pneus 255/55 R 18. Opcionalmente é oferecido o PASM (suspensão ativa), item que fazia parte do modelo avaliado. Além disso quem adquiri esse item pode receber o PDCC (controle dinâmico de chassis Porsche), que estabiliza o veículo mediante a distribuição dinâmica do balanço. Equipado de série com tração total ativa desenvolvida especialmente para o novo Cayenne 2011 o modelo possui ainda o PTV Plus (distribuidor de torque), que atua diretamente nos freios das rodas traseiras de maneira transversal, de acordo com as necessidades em cada curva. O Cayenne S 2011 parte de R$ 379.000.




FICHA TÉCNICA:


Motor: V8, com bloco e cabeçotes de alumínio; quatro comando de válvulas no cabeçote; quatro válvulas por cilindro; ajuste infinito e contínuo dos comandos de admissão e exaustão (VarioCam Plus); regulagem hidráulica das válvulas; alimentação por tubo de reverberação e coletor de admissão com dois níveis de ajuste; injeção direta de gasolina; lubrificação integrada com cárter seco; quantidade de óleo de motor: 10,55 litros; dois catalisadores trifásicos com duas sondas lambda cada um, para cada fileira de cilindros; sistema de ignição eletrônica com 8 bobinas individuais; gerenciamento térmico dos circuitos de refrigeração do motor e do câmbio; corte variável em desaceleração; função automática de partida e parada (Start & Stop).


Transmissão: Motor e câmbio acoplados, formando uma única unidade; tração ativa nas quatro rodas, com embreagem multidiscos mapeada eletronicamente; câmbio Tiptronic S com 8 marchas.

Suspensões/Rodas/Pneus: Eixo dianteiro: braços duplos transversais de alumínio; braços de suspensão com molas de aço e amortecedores hidráulicos montados internamente, com dois tubos de gás pressurizado. Eixo traseiro: eixo multibraço com braço transversal inferior, dois braços superiores individuais e barra de acoplamento; braços de suspensão com molas de aço e amortecedores hidráulicos montados internamente, com dois tubos de gás pressurizado. Dianteiros e traseiros: 8 J x 18, pneus 255/55 R 18


Freios: sistema de freios de duplo circuito com distribuição por eixo. Dianteiros: seis pinças monobloco de alumínio, discos ventilados com 360 mm de diâmetro e 36 mm de espessura. Traseiros: quatro pinças monobloco de alumínio, discos ventilados com 330 mm de diâmetro e 28 mm de espessura. PSM (Porsche Stability Management, gerenciamento de estabilidade Porsche); servofreno a vácuo; assistente de frenagem; freio de estacionamento elétrico.

Dimensões e pesos:
Peso: 2.065 kg (norma DIN)
Peso máximo autorizado: 2.840 kg
Carga máxima rebocável: 3.500 kg
Carga máxima sobre o teto: 100 kg

Comprimento: 4.846 mm
Largura: 1.939 mm
Altura: 1.705 mm
Distância entreeixos: 2.895 mm
Bitola dianteira: 1.655 mm
Bitola traseira: 1.669 mm

Capacidade do porta-malas: de 670 a 1.780 litros
Tanque de combustível: 85 litros

Desempenho, consumo e emissões
Velocidade máxima: 258 km/h
Aceleração
0 a 100 km/h: 5,9 s
0 a 160 km/h: 13,9 s
0 a 1.000 m: 25,5 s

Consumo (novo ciclo europeu)
Cidade: 6,8 km/l
Estrada: 12,1 km/l
Misto: 9,5 km/l

Preço: a partir de R$ 379.000.