VISITE O SITE CARPOINT NEWS : www.carpointnews.com.br
Foto: Marcus Lauria
taforma nos doze meses de 2023, quais modelos apontaram os melhores negócios do ano, sob o ponto de vista financeiro, para veículos com até três anos de uso?
Em outras palavras: dos seminovos 2023, 2022 e 2021, quais mais valorizaram ou mais desvalorizaram de dezembro de 2022 até dezembro de 2023?
Autotech que é um dos três maiores marketplaces de carros usados do país, a Mobiauto apurou um total de 159 veículos, levantando suas cotações nos dois períodos. Na média geral, os seminovos vendidos no Brasil desvalorizaram 9,64%. O grande campeão da pesquisa foi o Fiat Pulse 2023, que valorizou 3,53%. Apenas mais três modelos ganharam cotações ao longo dos doze meses: VW Polo 2021, Hyundai Creta 2021 e Toyota SW4 2022. Todos os demais perderam valor.
Além desses quatro modelos mais bem colocados, os demais que compõem o Top Ten revelam algumas curiosidades. Há um equilíbrio absoluto entre algumas das principais marcas de automóveis do país. Fiat, Toyota, Hyundai e Renault colocaram dois modelos cada uma entre os dez mais bem ranqueados, com Ford e VW fechando a lista. Chama a atenção a ausência de algum modelo da Chevrolet, que aparece exatamente na 11ª posição. Veja a lista.
Para o economista Sant Clair Castro Jr., consultor automotivo e CEO da Mobiauto, responsável pela coordenação da pesquisa, o equilíbrio entre as principais montadoras do país mostra a maturidade do mercado de seminovos, que, após o período turbulento da pandemia, onde houve um sobe e desce incomum nas cotações, acomodou-se e revela um comportamento mais previsível.
“Repare que os dez modelos de melhor performance na pesquisa são sempre veículos muito bem vendidos como zero km, que lideram seus respectivos segmentos ou estão entre os primeiros colocados do ranking de vendas. Isso mostra que os bons resultados no mercado de seminovos só repetem o sucesso que eles já fazem como novos”, explica. O executivo destaca a “exceção que confirma a regra”, que é o ótimo posicionamento do Ford Ka. “Esse modelo havia caído rapidamente de preços quando houve a notícia de que seria descontinuado no Brasil. Mas essa queda não perdurou e ele conseguiu manter praticamente inalterada a cotação de um ano para cá”, destaca.
Na ponta oposta da pesquisa, a situação é preocupante para alguns modelos. De acordo com Sant Clair, a média ponderada de 9,64% mostra que a desvalorização de alguns modelos acima de 20% torna-se preocupante para os proprietários. “Notamos que há o predomínio de picapes cabine dupla entre os dez piores do levantamento. Recentemente fizemos uma pesquisa e identificamos que esses veículos, principalmente nas versões a diesel, não foram bons negócios em 2023. Agora, entre os dez, nada menos do que cinco veículos integraram a lista dos dez mais desvalorizados”, aponta Sant Clair.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.