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Com o novo Assistente de Troca de Marchas Automatizada (ASA), a BMW Motorrad apresenta uma solução técnica inovadora que torna a pilotagem mais simples e confortável. Fiel ao lema "Simplifique sua Pilotagem", a experiência de pilotagem é ainda mais aprimorada pela automação da embreagem e das trocas de marchas, sem sacrificar a dinâmica de pilotagem proporcionada pelas trocas de marchas.
O
Assistente de Troca de Marchas Automatizada apresenta um design
funcional inteligente no qual dois atuadores eletromecânicos automatizam
a embreagem e a troca de marchas da transmissão de seis velocidades,
sendo essa a principal diferença em
relação a um assistente de troca de marchas convencional. Não há
necessidade de uma alavanca manual para operar a embreagem. Arrancar,
parar e manobrar são simplificados com o Assistente de Troca de Marchas
Automatizada.
Pilotar
com o Assistente de Troca de Marchas Automatizada também se torna mais
agradável graças às sequências de troca de marchas rápidas, adaptadas às
rotações e à carga do motor, resultando em trocas de marchas precisas. O
esforço do piloto
também é reduzido, o que torna a pilotagem ainda mais prazerosa. Além
disso, o Assistente de Troca de Marchas Automatizada cria uma conexão
ainda mais direta com o potente motor boxer, já que a atuação precisa da
embreagem torna ainda mais fácil
controlar a experiência de pilotagem através da manopla do acelerador e
do pedal de troca de marchas.
No modo de troca 'M', as mudanças de marcha ainda podem ser feitas através do pedal de marchas, permitindo que o piloto decida quando trocar as marchas.
No modo de troca 'D', o Assistente de Troca de Marchas Automatizada realmente se destaca. Os pontos de troca de marchas são automaticamente selecionados pela unidade de controle do motor. Em ambos os modos "M" e "D", o piloto se beneficia de trocas de marcha perfeitamente executadas. O resultado é uma aceleração eficiente da motocicleta e um aumento na estabilidade de pilotagem.
Ao
subir de marcha, por exemplo, o solavanco associado a uma transmissão
manual clássica com embreagem manual é em grande parte eliminado, assim
como o risco de contato do capacete entre piloto e passageiro.
As reduções de marcha também são projetadas para serem o mais suaves possível, minimizando os trancos. Características específicas da função de troca automatizada são atribuídas aos diferentes modos de pilotagem para garantir um comportamento de troca perfeito em cada situação de pilotagem. Em combinação com o Controle de Cruzeiro Ativo ou o aviso de colisão frontal, a interligação de funções também traz o futuro do motociclismo à vida.
Em
situações de pilotagem adversas, usar a embreagem e o acelerador requer
muita concentração. Se você estiver viajando com bagagem e talvez um
passageiro, usar a embreagem e a troca de marchas consome parte de sua
atenção. Com o Assistente de
Troca de Marchas Automatizada o piloto permanece no controle e tem mais
liberdade em cada situação de pilotagem. Pilotar se torna uma
experiência mais relaxada e prazerosa.
O
potente motor boxer permite uma arrancada quase sem esforço em subidas
íngremes, por exemplo, graças ao funcionamento automatizado da
embreagem, o que também se reflete em um melhor controle da motocicleta
fora de estrada ou em superfícies
difíceis.
O
prazer de pilotar assume um novo significado quando você escolhe o modo
“D” automatizado. As mudanças de marcha precisamente selecionadas criam
uma sensação de pilotagem com uma experiência de pilotagem mais
intensa. A marcha correta é
automaticamente selecionada de acordo com as necessidades individuais de
pilotagem do piloto, resultando em uma experiência de pilotagem
harmoniosa e extremamente suave.
O
Assistente de Troca de Marchas Automatizada é a evolução lógica e
técnica do Assistente de Troca de Marchas Pro da BMW Motorrad. Dois
atuadores eletromecânicos controlados eletronicamente operam a embreagem
e a troca de marchas, permitindo uma
partida fácil e trocas de marchas automatizadas. O pedido de troca de
marcha do piloto é transmitido à unidade de controle por meio de um
sensor de troca de marchas, que é acionado pelo pedal de marchas
convencional acionado pelo piloto. Sensores
adicionais determinam as rotações do eixo de entrada da transmissão e a
posição da embreagem. Esses valores são transmitidos à TCU (Unidade de
Controle de Transmissão), que está intimamente ligada à unidade de
controle do motor, para modelagem e
controle da embreagem, atuação da troca de marchas e status.
A
embreagem é acionada por um atuador eletromecânico combinado com um
sistema hidráulico com uma conexão hidráulica direta entre os cilindros
mestre e escravo da embreagem. O atuador regula o deslizamento da
embreagem necessário, engata a embreagem
ao trocar de marcha e a desengata ao parar.
No
modo de troca manual "M", o piloto pode mover o pedal de troca de
marchas na direção desejada da maneira usual. Se as rotações na marcha
desejada estiverem dentro da faixa de rotação máxima ou mínima, a troca é
feita diretamente. Se as
rotações do motor caírem abaixo de uma velocidade mínima dependente da
marcha, as reduções de marcha também são realizadas automaticamente no
modo manual. Isso evita que o motor desligue.
No
modo de troca "D", as marchas são trocadas automaticamente dependendo
do modo de pilotagem, rotações do motor, posição do acelerador e
parâmetros de inclinação. As marchas são trocadas de acordo com a
situação de pilotagem e requisitos
dinâmicos.
Os benefícios do Assistente de Troca de Marchas Automatizada (ASA) podem ser resumidos da seguinte forma:
- Elimina completamente a necessidade de o piloto operar a embreagem;
- Mudanças de marcha dinâmicas e confortáveis para mais prazer ao pilotar;
- Escolha de troca de marchas manual ou automática;
- Adapta automaticamente as trocas de marchas às preferências dinâmicas do piloto no modo D automatizado;
- Elimina a possibilidade de o motor apagar devido a trocas de marcha desfavoráveis.
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