terça-feira, 30 de agosto de 2022

Sistema de direção semiautônoma da Ford conquista novos usuários nos EUA

 

VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br    

 A Ford lançou o sistema de direção semiautônoma BlueCruise há um ano nos EUA e está vendo a sua popularidade crescer entre os motoristas. Mais de 60.000 clientes já contam com a tecnologia que permite dirigir sem as mãos no volante em trechos selecionados de rodovias da América do Norte. Classificada como assistência ao motorista de Nível 2 da SAE, ela acumula uma rodagem de mais de 17 milhões de quilômetros no período.

O BlueCruise já vem instalado de fábrica em versões novas da F-150 e do Mustang Mach-E nos EUA. Ele também pode ser adicionado em modelos anteriores, por meio de atualização de software, desde que o veículo tenha o pacote chamado Ford Co-Pilot 360 Active 2.0, com piloto automático adaptativo inteligente com stop&go, centralização de faixa e reconhecimento de sinais de velocidade. Além disso, o cliente precisa adquirir um plano de serviço, que inclui atualizações regulares de mapas.

O sistema de direção semiautônoma da Ford já pode ser usado em mais de 200.000 quilômetros de rodovias na América do Norte, identificados como “Hands-Free Blue Zones” no sistema de navegação da marca. Ele comanda o acelerador, os freios e a direção do veículo, mas exige que o motorista mantenha a atenção na pista e esteja pronto para assumir o comando em caso de necessidade.

Projeto que dispensa autorização para modificação de veículos é aprovado na Câmara

 

VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br  

 O Projeto de Lei 410/22, que autoriza a modificação de veículos sem a necessidade de prévia autorização dos departamentos de trânsito do o país, foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados na tarde desta terça-feira (30). A proposta, de autoria do Deputado Luis Miranda (Republicanos) é polêmica e traz um grande impacto para o setor automobilístico.

Em seu projeto, Miranda propõe que alterações nas características de fábrica dos veículos não dependerão de autorização prévia, mas deverão ser informadas aos órgãos competentes antes do eventual retorno à circulação em vias públicas.

A proposta modifica ainda a Lei nº 9.503, de 1997, do Código de Trânsito Brasileiro, que impede, sem prévia autorização da autoridade competente, fazer ou ordenar que sejam feitas em quaisquer veículos modificações das características de fábrica.

O parlamentar destacou que “carros esportivos, motocicletas, jipes, entre outros, despertam entusiasmo, bem-estar e satisfação de proprietários, motoristas e até de observadores e apreciadores. Têm, portanto, uma dimensão psicológica que, além de incitar emoções positivas, propiciam o desenvolvimento da cadeia produtiva associada à indústria automobilística”.

Lubrificantes X Graxas: qual é a diferença e como escolher?

 

VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br   

A lubrificação é essencial para o funcionamento de vários maquinários, em diversos setores, industrial, alimentício, agrícola, automobilístico entre outros. De acordo com a tribologia, estudo de interação entre superfícies em movimento, é a lubrificação que garante que as engrenagens, rolamentos, fusos e qualquer peça que tenha contato com outra funcionem sem atrito, preservando todas as peças do equipamento, aumentando a vida útil e a produtividade.

Existem diversos tipos de lubrificantes no mercado, que podem ser óleo ou graxa. Os dois produtos servem para o mesmo fim, com a diferença de aplicação, além da viscosidade, no caso dos óleos, e consistência, no caso das graxas. Os lubrificantes podem ser comercializados nos estados líquido, sólido, semissólido. Já a graxa, leva um espessante para torná-la menos fluída.

“Existe uma diversidade de lubrificantes no mercado. Cada um tem uma aplicação diferenciada. Há lubrificantes líquidos para maquinários com difícil acesso, outros são indicados para equipamentos que vão ter contato com a água e, no caso da graxa, é indicada para peças que ficam expostas, já que sua consistência permanece no local sem apresentar vazamentos”, explica Luiz Maldonado, CEO da Lubvap Lubrificantes Especiais.

Na prática, não há diferença entre performance, apenas na consistência dos produtos, já que os mesmos são indicados para evitar o desgaste das peças causado pelo atrito, o aumento de temperatura e sujeira.

Aplicativo gratuito, Auto Help oferece a maior plataforma de serviços automotivos do país

 

VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br   

Bateu o carro, precisou fazer alguma revisão inesperada ou morreu a bateria do auto bem na hora de sair para o trabalho. Situações adversas como estas acontecem a todo momento e a dúvida que sempre fica na cabeça do proprietário, principalmente daqueles não muito afeitos à mecânica é: quem irá me ajudar? A resposta pode estar na palma da sua mão, ou melhor, no seu smartphone. Consertar o veículo agora se tornou tão fácil como chamar um Uber para ir ao cinema ou pedir comida japonesa pelo iFood para o jantar.

O aplicativo Auto Help – disponível gratuitamente nas principais lojas de aplicativos – tem ajudado inúmeros usuários a encontrar o serviço que procuravam, de forma rápida, ágil e mais próxima possível. Com cobertura em todos os estados do país, o APP possui, atualmente, 509 mil parceiros cadastrados, que realizam mais de 50 diferentes serviços automotivos, incluindo, funilaria e pintura, oficina mecânica, autoelétrico, entre outros tantos.

Figura obrigatória na lista dos aplicativos essenciais de quem tem carro, o Auto Help é intuitivo e muito fácil de usar. Após instalar o APP e criar um login com senha, o usuário escolherá o serviço desejado e seu respectivo Estado. Por exemplo, caso esteja dirigindo na região central da capital paulista e perceba que furou um pneu, basta marcar as opções ‘Borracharia’ e ‘São Paulo’ para encontrar o serviço mais próximo da sua localização. Com dois ou três cliques surgirão diversas opções de borracheiro, com endereço, telefone e localização exata no mapa. Pronto! Só levar o carro ao local escolhido e realizar o serviço.

sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Jeep Commander comemora um ano de mercado e mais de 16 mil unidades vendidas no Brasil

 

VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br   

O Jeep Commander chegou com o propósito de reinventar o segmento de D-SUVs, o que de fato está cumprindo. O modelo, que se destaca por elevar o patamar de sofisticação da gama nacional da marca e por ser o primeiro Jeep projetado e desenvolvido no Brasil, acaba de completar um ano do seu lançamento no país e não faltam motivos para celebrar. 

Apresentado no dia 26 de agosto de 2021, o modelo fez sua estreia mundial com o início da pré-venda nesta data e em apenas seis horas, a Jeep comercializou 2.800 unidades do Commander. Na época, esses números superaram a expectativa já positiva da marca Jeep para o modelo! O lançamento do Commander, definitivamente, levou o segmento de D-SUVs para outro patamar. 

Dessa forma, a demanda pelo modelo no mercado brasileiro segue alta mês após mês, e o Commander já acumula mais de 16 mil emplacamentos no Brasil desde o seu lançamento, dos quais cerca de 3,7 mil em 2021 (setembro a dezembro), e no acumulado de 2022, segue na liderança da categoria com uma participação de mais de 32,7% entre os D-SUVs, com mais de 12,4 mil unidades vendidas no ano. 

A chegada do Commander, que foi desenvolvido e é produzido no Brasil, impulsionou o segmento D-SUV. Se considerarmos os volumes de vendas deste segmento nos sete primeiros meses de 2022 versus o mesmo período de 2021, o segmento teve um aumento de volume de vendas de cerca de 22%.

 

quinta-feira, 25 de agosto de 2022

Innospec participa de evento on-line sobre ESG

 

VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br   

Aconteceu no último dia 09 de agosto, das 09h até às 17h45 o evento “ESG na Cadeia de Valor do Agronegócio”, uma iniciativa do SB Sustainable Business e da Áster Máquinas-John Deere e contou com a participação do Vice-Presidente Fuel Specialties Americas.

Totalmente on-line e gratuito, o evento decorreu com seis painéis de debates e a Innospec marcou presença no terceiro, com o tema “Auditoria e verificação dos critérios ESG na sua cadeia de valor”.

Na oportunidade, Mario Barcelos falou sobre a importância das iniciativas ESG nas empresas e destacou as iniciativas da Innospec globalmente, empenhada em desenvolver soluções químicas que auxiliem na melhoria contínua dos combustíveis, para que eles se adequem as novas normas de emissões de poluentes e redução de carbono, tendências mundialmente exigidas pelos principais órgãos envolvidos com a preservação do meio ambiente.

“A Innospec é uma empresa centenária e a sustentabilidade tem sido um tema recorrente. Temos trabalhado para que os novos combustíveis, como os biocombustíveis e os combustíveis renováveis acompanhem a evolução da tecnologia dos motores, garantindo que eles sejam cada vez mais amigáveis ao meio ambiente, auxiliando os fabricantes de combustíveis tornarem seus produtos cada vez menos poluentes.”, explica Mario Barcelos, Vice-Presidente Fuel Specialties Americas da Innospec.

Em sua linha de produtos, a Innospec busca garantir que os combustíveis como eles existem hoje sejam cada vez mais “environmental friendly”, que consigam emitir menos emissões e sejam consumidos menos.

Com mais de 1300 km de caminhos rurais, Socorro oferece diversidade de aventura off road

 

VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br   

A Estância Hidromineral de Socorro - cidade turística referência em aventura e ecoturismo, do Circuito das Águas Paulista – com mais de 1300km de caminhos rurais é a cidade perfeita para quem gosta de aventura off road. 4x4, quadriciclo, moto e bike; as empresas reúnem opções para todos os gostos e idades, desde que curta terra, natureza e aventura. O passeio off road é uma experiência única, que envolve contemplação das belas paisagens da Serra da Mantiqueira e emoção.

Na PróximAventura, o veículo é único já que tem motorização 1.5, bancos individuais e cintos de segurança de 4 pontos. A capacidade é de até três adultos ou quatro participantes - neste caso criança de colo - e mais o guia, que assume o volante. Os roteiros variam de 1h30 (cachoeiras Duas Quedas, Pedra Bela Vista, Mirante do Futuro ou Pico da Cascavel) a 2h30 (cachoeiras Duas Quedas e Pico da Cascavel ou Pedra Bela Vista e Mirante do Futuro) e são com paradas.

Além de passeios em trilhas 4x4, o Camp Training Off Road oferece experiência na pista com 18 obstáculos técnicos dentro de um dos veículos próprios pilotado por instrutor e capacidade de até três pessoas. É possível incrementar, ao fazer a trilha da Mata, que termina em um visual maravilhoso na parte mais alta da propriedade. O local é um complexo de 18.000 m2 destinado também ao treinamento de proprietários, empresas e futuros proprietários de veículos SUV e Utilitários 4×4. É o lugar apropriado para fazer lançamentos, test drive e ensinar a utilização dos recursos off road disponíveis nos veículos e nos acessórios de maneira a utilizá-los de forma consciente e segura. Tudo isso mantendo a consciência ecológica de preservar.

quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Discovery Turbo e discovery+ estreiam Corridas Proibidas: Os Melhores da América

 

VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br   

O grande triunfo para os participantes de CORRIDAS PROIBIDAS: OS MELHORES DA AMÉRICA (Street Outlaws: America’s List) é o topo da famigerada lista com os 25 pilotos mais rápidos do circuito clandestino que movimenta as madrugadas em disputas de arrancada. O único jeito de chegar lá é vencer.

Agora, a lista será atualizada e os novos episódios de CORRIDAS PROIBIDAS: OS MELHORES DA AMÉRICA documentará os dramas e glórias pelos quais passam esses competidores na jornada de busca pelo primeiro lugar. Com estreia no domingo, 4 de setembro, às 18h, a série é spin-off de Corridas Proibidas e terá exibição semanal e simultânea no Discovery Turbo e no discovery+.

Tudo começou com Big Chief, um maluco por carros que decidiu desafiar a polícia e organizar campeonatos clandestinos de corrida de rua. Surgido em Oklahoma, o grupo dos dez melhores extrapolou barreiras geográficas e a lista passou a ser comentada em todo o país. As corridas ganharam fama e cresceram junto com os riscos; os campeonatos são ilegais e todos os participantes sabem que podem ter seus carros – tesouros sobre rodas ultra modificados – apreendidos a qualquer momento, basta o flagrante. Alguns já enfrentaram a prisão por isso e o elemento da clandestinidade parece adicionar adrenalina às competições. Hoje, muitos pilotos encaram a lista como uma questão de honra e farão de tudo para fincarem seus nomes nela.

Em CORRIDAS PROIBIDAS: OS MELHORES DA AMÉRICA, o telespectador conhece os integrantes desse grupo seleto e as manobras que fazem para subir no ranking. Além de destreza na direção, as modificações mecânicas são cruciais: nova transmissão, ignição, rodas e pneus fazem a diferença entre o prestígio e o fracasso nos desafios que, em geral são curtos e dependem muito da arrancada.

Laboratório de emissões da VW, pioneiro no Brasil, completa 45 anos

 

VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br  

O Laboratório de Emissões Veiculares da Volkswagen do Brasil foi o primeiro do gênero a ser inaugurado no País, em 1977. Ele foi desenvolvido com o objetivo de realizar pesquisas com emissões e consumo, além de pesquisas com combustíveis alternativos, e, posteriormente, com a criação do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores) para atender os requisitos das leis de emissões.

Hoje, o Laboratório de Emissões da Volkswagen do Brasil, localizado em uma área de 3.200 metros quadrados na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo/SP, realiza em média mais de 10 mil ensaios por ano em suas cinco células de medição. São cerca de 10 vezes mais quando, há 45 anos, a primeira célula com dinamômetro, na época tração 4X2 -- depois atualizada, em 2014, para 4X4 -- capaz de realizar ensaios em motores Otto (gasolina, etanol e GLP e diesel). A equipe é formada por cerca de 40 colaboradores que se revezam em dois turnos de operação para atender a demanda atual dos veículos da marca e Grupo VW.

“A capacidade de medição, a tecnologia aplicada e a qualidade assegurada do Laboratório de Emissões Veiculares da Volkswagen são o motivo de orgulho do papel que desempenhamos aqui. Toda nossa equipe está em constante treinamento e reciclagem diária. Atuamos para garantir que nossos equipamentos estejam calibrados e prontos para atender às normas regentes na legislação ambiental atual”, destaca Matthias Michniacki, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto, Baureihe e Estratégia da Volkswagen do Brasil e Região SAM.

O Laboratório de Emissões da Volkswagen é também certificado na NBR ISO 17025, outorgada pelo INMETRO, norma que atesta a qualidade e a confiabilidade dos ensaios e resultados obtidos. Isso permite que a empresa possa homologar os veículos para outros países da América do Sul.

Além dos ensaios recorrentes de desenvolvimento de motores, controle da produção e homologação do produto, a mais recente atuação do Laboratório de Emissões foi prover os ensaios necessários para que a Volkswagen atendesse à fase 7 do Proconve. Na ocasião, foram adquiridos quatro equipamentos para Real Drive Emission, uma espécie de laboratório móvel instalado na traseira do carro para coletar os gases e fazer a medição em tempo real rodando na rua.

A partir desse ano, o laboratório está preparado para realizar ensaios em veículos elétricos e híbridos e vem trabalhando em projetos futuros que devem cumprir às novas legislações vigentes no País.

Entenda como o Laboratório de Emissões Veiculares funciona

A equipe analisa diariamente os gases de escape de protótipos e de carros de produção em série. Em suas instalações, são reproduzidas com fidelidade as condições reais de uso do veículo na cidade e na estrada.

Hoje são cinco células de medição completas para testes, incluindo dinamômetros de chassi, analisadores de gases, cromatógrafos e computadores de última geração. Nas horas que antecedem a realização dos ensaios, os veículos ficam em repouso absoluto em uma área de condicionamento climatizada a uma temperatura entre 20°C a 30°C.

Completam as dependências do laboratório outras três câmaras SHED (Sealed Housing for Evaporative Determination), herméticas, para medir os vapores de combustível provenientes do sistema de combustível (tanque, mangueiras, filtros etc).

No ensaio de emissões, o veículo aciona um dinamômetro de chassi de uma das células do laboratório. Por aproximadamente 42 minutos, o teste simula um trecho de aproximadamente 18 km, que inclui acelerações, frenagens, desacelerações, além de paradas em marcha lenta(simulando paradas em semáforos ou congestionamentos).

O dinamômetro de chassi é um equipamento sofisticado que simula/reproduz as forças/resistência ao deslocamento do veículo em pista.

Com as rodas de tração sobre dois rolos metálicos do equipamento, o motorista conduz o veículo conforme as instruções de velocidade e de troca de marchas transmitidas por um vídeo comandado por computador. Cada veículo testado no dinamômetro passa por três fases distintas: 1-fase fria: motor frio; 2-fase transiente e 3-fase quente.

Durante o ensaio, é acoplado na tubulação de escape do veículo uma tubulação, que é ligada ao escapamento do automóvel para captar os gases provenientes da queima do combustível e, enviando amostras para três balões de plástico, uma para cada fase do teste.

Após a coleta dos gases os mesmos são analisados por analisadores que foram ajustados com gases padrões. O resultado, final é apresentado em miligramas por quilômetro rodado (mg/km).

Durante os ensaios são coletadas amostras que serão analisadas via cromatografia Liquida e gasosa para determinação da concentração de aldeídos e etanol não queimado. Para os veículos com injeção direta (TSI) também são coletados o material particulado exigência legal.

Cronologia

1977 -- Célula I -- dinamômetro 4X4, ensaios em motores Otto e diesel (atualizada em 2014, antes era 4X2)

1986 -- Inaugurações:

Célula II -- dinamômetro 4X2, ensaios em motores Otto e diesel;
Laboratório Químico (atualizado em 2014);
Câmara Evaporativas - SHED I (Câmara para ensaios de emissões evaporativas).

1987 -- Célula III e IV -- dinamômetro 4X2, ensaios em motores Otto e diesel (atualizada em 2012);

1990 -- Inaugurações:

Célula V -- dinamômetro 4X2, ensaios em motores Otto e diesel (atualizada em 2013)
Câmara Evaporativas - SHED II

1998 -- Acreditação na norma ISO 17025

2010 -- Câmara Evaporativas - SHED III

2016 -- Expansão da área de condicionamento de veículos

2020 e 2021 -- Implementação de novos equipamentos para atendimento ao PL7 do Proconve:

Aquisição de 4 Sistemas Portáteis de Medição de Emissões - RDE (Real Drive Emissions);
Atualização da célula II (de 4X2 para 4X4, medição híbrida e elétrica);
Células I, III, IV e V receberam novos equipamentos para medição de material particulado (MP);
Nova sala de medição de material particulado (MP);
Novas câmaras de emissões evaporativas com ORVR (Onbording Refueling Vapor Recovery);
Aquisição de equipamentos de filtro de carvão ativado (canister) e novos cromatógrafos para medição de aldeídos e etanol não queimado.

Fonte: Volkswagen do Brasil

 

terça-feira, 23 de agosto de 2022

BYD Brasil nomeia Grupo Simpar e projeta mais seis concessionárias com a parceria pelo país

 

VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br   

A BYD Brasil nomeou o Grupo SIMPAR como novo parceiro em seu fortalecimento da rede de concessionárias. A empresa será responsável pela gestão de seis unidades, sendo quatro no estado de São Paulo (Capital, Guarulhos, Barueri e São José dos Campos), uma no Maranhão (São Luís) e outra no Mato Grosso do Sul (Campo Grande).

Com mais de 60 anos de atividades, a Simpar é uma holding composta por seis empresas independentes: JSL, Movida, Grupo Vamos, CS Brasil, Original Concessionárias e BBC Leasing e Conta Digital, que concentram as principais operações em diversos segmentos, incluindo o automotivo.

"A parceria com a BYD, maior montadora de veículos elétricos do mundo, consolida a estratégia da Original Autos no varejo de veículos eletrificados, em linha com o nosso objetivo de tornar nossa companhia referência na comercialização e prestação de serviços de veículos leves no Brasil, oferecendo um amplo portifólio de produtos, peças, oficina e serviços voltados a mobilidade dos clientes", afirma Alessandro Soldi, CEO da Automob. 

As últimas tendências dos veículos elétricos

 

VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br   

 A cada dia que passa, fica mais evidente que os veículos elétricos são a solução para uma mobilidade mais eficaz e sustentável. E seja no Brasil, ou ao redor do mundo, empresas e governos têm investido no desenvolvimento deste tipo de veículo, o que tem deixado a população ainda mais ansiosa para um futuro elétrico e inteligente.

Para te deixar por dentro das últimas notícias sobre os veículos elétricos, a LeasePlan, que atua há mais de 50 anos no mercado e é líder mundial no setor de car as a service, separou algumas tendências vistas neste ano de 2022.

Carros elétricos são bem aceitos pelo público brasileiro

Realizada pela McKinsey & Company, uma pesquisa indica que os brasileiros manifestaram maior interesse por carros elétricos, micromobilidade e tecnologia em comparação a consumidores de outros países. Além disso, a pesquisa indica que há um grande interesse dos brasileiros por soluções como assinatura de veículos eletrificados e micromobilidade. Esse é um bom sinal para a eletromobilidade no Brasil, já que um dos fatores que influencia diretamente no crescimento de uma tendência é a aceitação por parte dos consumidores.

segunda-feira, 22 de agosto de 2022

VW ID.4 faz trajeto de São Paulo ao Rio de Janeiro com única carga

 

VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br    

 O Volkswagen ID.4 conquistou seu primeiro recorde de autonomia em terras brasileiras. O primeiro SUV elétrico da Volkswagen percorreu 456 km entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro com uma única carga.

O desafio foi provar que percorrer longas distâncias não é um problema para o ID.4 e que ele é ideal para lidar com qualquer situação de trânsito, seja em trajeto urbano ou em ciclo rodoviário. Para demonstrar a eficiência e a autonomia do modelo foi feito o trajeto de São Paulo ao Rio de Janeiro, passando pelo principal eixo de ligação entre as duas maiores regiões metropolitanas do Brasil.

Um ID.4 First Edition Max Azul, equipado com uma bateria com capacidade de 77 kWh e 204 cv de potência, saiu da fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP), dirigido por André Drigo, Gerente Executivo do Desenvolvimento do Produto, com destino final no Pier Mauá, no Porto Maravilha, centro do Rio de Janeiro. Na chegada, o painel de instrumentos digital de 5,3 polegadas marcava ainda 131 km de autonomia e 18% de carga, o que significa que ele ainda passaria da capacidade prevista, de 522 km (WLTC).

As condições de condução na viagem simularam um uso normal. Os sistemas de entretenimento, o DRL e o ar-condicionado estavam ativos durante o percurso, assim como os sistemas de assistência de condução, incluindo o controle adaptativo de cruzeiro (ACC), a frenagem automática de emergência com reconhecimento de pedestres e ciclistas, o sistema de manutenção de faixa, o detector de fadiga do motorista, o detector de ponto cego, além do Head up Display com realidade aumentada.

BMW M GmbH inicia testes para modelos totalmente elétricos de alto desempenho

 

VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br    

A BMW M GmbH está abrindo um novo capítulo em sua história, no mesmo ano em que completa 50 anos de tradição em veículos esportivos. A marca iniciou o desenvolvimento do seu primeiro veículo 100% elétrico de alto desempenho. O veículo usado como base é um BMW i4 M50i, versão mais rápida do sedã elétrico, que conta com 544cv (400kW) de potência, tração integral e autonomia estimada em até 510km (WLTP).

O modelo, porém, teve alterações na carroceria, como paralamas alargados, para o desenvolvimento de peças de chassi e suspensão para os eixos dianteiro e traseiro. O sistema de tração nas quatro rodas é composto por quatro motores elétricos e um sistema de controle de dinâmica de direção integrado, que juntos fornecem um nível de desempenho e experiência sem precedentes e tradicionais dos modelos M.

Fonte: BMW do Brasil

McLaren Automotive revelou o Solus GT carro-conceito vindo das telas das corridas virtuais

 

VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br  

 A McLaren Automotive revelou o McLaren Solus GT, a impressionante realização de um carro-conceito vindo das telas das corridas virtuais em uma expressão extrema de engajamento na pista que irá instigar o mundo real.

Feito especialmente para apenas 25 clientes (com todos os carros já vendidos), o carro de pista de cabine fechada e assento único foi apresentado durante a Monterey Car Week, na Califórnia, por Michael Leiters, CEO da McLaren Automotive.

Projetado para a realidade, aproveitando toda a experiência e conhecimento da McLaren nos mais altos níveis de automobilismo e desenvolvimento de supercarros e hipercarros, o Solus GT dá vida ao conceito futurista da McLaren que apareceu no videogame Gran Turismo SPORT.

Com menos de 1.000 kg de peso e com desempenho aerodinâmico incluindo carga aerodinâmica superior a 1.200 kg, o Solus GT – que é alimentado por um motor V10 de 5,2 litros naturalmente aspirado – é capaz de fazer os tempos de volta mais rápidos de qualquer McLaren (com exceção dos momopostos de corrida) e oferece uma experiência de condução próxima do envolvimento e da sensação de dirigir um carro de Fórmula 1.

“O McLaren Solus GT é a realização de um veículo conceito radical da McLaren originalmente criado para o mundo das corridas virtuais. Projetado sem restrições de regulamentos de estrada ou corrida, mas com todo o espectro da experiência da McLaren para trazê-lo à realidade, ele simboliza nosso espírito pioneiro.” Michael Leiters, CEO da McLaren Automotive

domingo, 21 de agosto de 2022

Primeiro baja movido a célula a combustível a hidrogênio a rodar no mundo é brasileiro

 


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br   

A engenharia automotiva brasileira venceu um novo desafio, ao rodar o primeiro baja movido a célula a combustível a hidrogênio do mundo. Essa conquista aconteceu durante o desafio estudantil SAE Brasil & Ballard Student H2 Challenge, que ocorreu entre os dias 11 a 14 de agosto, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba (SP).

“Quebramos um tabu e mostramos que o Brasil está capacitado para implantar essa tecnologia”, comemorou Monica Saraiva Panik, especialista em tecnologias de hidrogênio e células a combustível, durante o BW Talks Tudo sobre a Competição H2 Challenge, promovido no dia 18 de agosto. Ela reforçou que vitória é resultado do trabalho em conjunto entre universidades, empresas brasileiras e internacionais, entidades setoriais e organismos governamentais.

O SAE Brasil & Ballard Student H2 Challenge é a primeira competição estudantil de Baja e Fórmula SAE a célula a combustível do mundo, com doação de componentes e serviços e o apoio de 22 instituições: Ballard (8 sistemas de célula a combustível); Air Products (8 cilindros de hidrogênio); Clarios (8 baterias); Siemens Automotive (8 licenças de software de simulação); SEG Automotive (8 motores elétricos); WEG (8 inversores); Parker,Texiglass, Novapol, Polynt e Gatron (materiais compósitos); CNPq (importação dos sistemas de célula a combustível do Canadá). Adoção de equipes: Mercedes-Benz; Volkswagen; General Motors; Ford; AVL South America; Semcon; WEG. Parcerias: Sobratema (lançamento e divulgação em 2020); Anfavea (Programa Adote uma Universidade); Almaco e MCTI (apoio institucional).

Cobreq patrocina projeto para despoluição do Rio Tietê

 

VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br 

 A Cobreq, empresa com mais de 60 anos de existência, líder de mercado na fabricação de itens de sistema de fricção e pertencente ao grupo TMD Friction, reconhecido como líder global no segmento, patrocina a 2ª Conferência de Despoluição do Rio Tietê, do projeto “Todos pelo TIETÊ“, que será realizado no dia 20 de agosto, sábado, na Estância Turística de Salto, interior de São Paulo.

Em 2019, a Sociedade Civil Saltense se mobilizou e realizou a 1ª edição da Conferência, lançando o Projeto “Todos pelo TIETÊ”, contando com a presença de autoridades públicas, representantes de diversas instituições públicas e privadas, além da sociedade civil organizada.

O apoio ao projeto vem de encontro com as iniciativas de ESG (melhorias para o meio ambiente, social e governança) que vem sendo adotadas pela empresa.

Durante a manhã, haverá palestras e debates, com a presença das maiores autoridades em Meio Ambiente do Estado de São Paulo e a tarde, no Pavilhão das Artes (praça pública), haverá inúmeras atrações, como exposições de artes, oficinas de reciclagem, grupos de teatros e shows diversos, além de distribuição gratuita de pipocas, algodão doce e brinquedos para as crianças.

KTM lança nova 250 SX-F 2023 produzida no Brasil

 

VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br  

A KTM 250 SX-F 2023 torna-se a primeira motocicleta off-road da marca austríaca produzida no Brasil. O processo de nacionalização do line-up representa uma nova fase para a KTM Brasil, que expande as operações na unidade fabril em Manaus (AM) e incrementa tanto a linha das motos de enduro como agora também as de motocross. "Nosso objetivo é oferecer as melhores e mais desejadas motos desse mercado, alinhadas às novidades da marca no exterior", comemora Fábio Campos, diretor da KTM Brasil. "Iniciamos a produção de motos de motocross lançando primeiro a 250 SX-F, mas outros modelos virão na sequência", revela.

A marca escolheu o Arena Cross, tradicional competição do motociclismo, para realizar o lançamento da moto, hoje, 20 de agosto, em São Paulo. 

 

Tão nova quanto esperada!

 

Lançada há poucos meses na Europa, a 250 SX-F significa um grande salto nos padrões da competitiva classe 250 cc., com um pacote desenvolvido para oferecer a melhor performance e o fácil manuseio em qualquer nível, indiscutivelmente sem perder a tendência Ready To Race.

Com o design todo atualizado, a impressionante potência de 47cv, maior estabilidade em reta e o mais completo gerenciamento eletrônico da atualidade, a 250 SX-F 2023 chega para enfrentar a categoria e dominá-la.

 

Controle total

sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Land Rover Classic comemora 70 anos com edição especial limitada a 25 unidades

 

VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br        

 O Land Rover Defender é um grande símbolo da alma e histórico aventureiro da marca britânica, não só por sua robustez técnica, mas também design que transmite confiança e imponente presença. Para celebrar os 70 anos desbravando estradas ao redor do mundo, a Land Rover Classic, divisão especializada na manutenção e restauração de clássicos, anunciou o lançamento de uma edição especial, limitada a 25 unidades: o Classic Defender Works V8 Trophy II.

A edição será oferecida com carrocerias de 90 e 110 Station Wagon, assim como um 110 Double Cab Pick-Up pela primeira vez em um modelo Trophy.  E, entre as 25 unidades produzidas, serão apenas cinco Double Cab Pick-Ups, com os 20 veículos restantes divididos igualmente entre os estilos de carroceria 90 e 110 Station Wagon.

O exterior do veículo apresenta padrão exclusivo marcante em preto e branco. Desenvolvido especialmente pela equipe de design da Land Rover Special Vehicles, a estampa camuflada preenche grande parte da lataria e faz referência à herança all-terrain do veículo, com silhuetas do Defender e modelos Land Rover propositalmente escondidas para atiçar a curiosidade dos clientes. Também foram feitas pinturas específicas retratando 23 locais nos quais a Land Rover conquistou terrenos desafiadores durante décadas, incluindo as expedições em regiões da África do Sul, Peru e Laos.

Já carroceria principal é finalizada em Fuji White com telhado Narvik Black contrastante e elementos exteriores em Gloss Black, contando com detalhes minuciosos, que incluem rebites, parafusos e aberturas de ventilação. Rodas de liga leve de 18 polegadas em preto brilhante, uma escada traseira que dá acesso ao teto do carro, o emblema do Land Rover Trophy e logotipo branco nos para-lamas adicionam ao visual detalhes sutis, mas emblemáticos. 

quinta-feira, 18 de agosto de 2022

Coluna Fernando Calmon | Como a Suécia inverteu a mão de direção há 55 anos

 

VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br         

Em 19 de agosto de 1967 comecei no jornalismo especializado em automóveis atraído inicialmente pelas competições. Foi a data de estreia ao vivo do programa Grand Prix, na TV Tupi do Rio de Janeiro (RJ). No ano seguinte, iniciei uma coluna sobre indústria automobilística no Jornal do Commercio, também no Rio.

Desde 1976 em São Paulo (SP) e agora com 55 anos nesta estrada, escolhi um fato relevante no ano de 1967. Foi a mudança na Suécia em 3 de setembro de 1967 que inverteu a chamada mão esquerda de direção (ou inglesa) para a mão direita (também conhecida como francesa).

Historiadores relatam que desde os tempos do Império de Roma os cavaleiros escolhiam o lado esquerdo das trilhas para poderem manejar a espada com a mão direita, caso fossem atacados. O imperador da França Napoleão Bonaparte, no século XIX, inverteu o sentido. Uns dizem por ser canhoto, outros porque podia ver melhor os inimigos a distância ou apenas para contrariar os ingleses.

Os primeiros carros tinham volante de direção na direita e outros na esquerda. A mão direita acabou prevalecendo, mas a Suécia levou décadas para mudar. Havia muitos carros importados da Europa e outros países com direção no lado esquerdo até o Parlamento sueco decidir em 1963 trocar a mão de circulação. Um planejamento minucioso de quatro anos decorreu até o domingo marcado para a mudança, conforme a Wikipédia.